Página Principal Revista EBS

África do Sul: uma experiência surpreendente!

Divulgação
Divulgação
A Revista EBS, a convite do South Africa Tourism, participou do programa mídia convidada do Meetings Africa 2017

A África do Sul consolidou-se como principal destino para o segmento MICE no continente africano. Tivemos o prazer de participar de uma experiência surpreendente, conhecendo de perto o que esse país tem a oferecer, algo que vai muito além dos safáris e savanas.

Especificamente para o mercado corporativo, a África do Sul, apresenta espaços intimistas que vão desde hotéis e resorts para pequenas conferências, como centros de convenções e pavilhões com padrões internacionais para receber grandes eventos. O país se difere ainda por uma série de características únicas, como suas cidades vibrantes, infraestrutura adequada, meio ambiente selvagem e seus famosos e tradicionais safaris. Também não podemos esquecer das várias praias e a variedade de culturas amigáveis, esta última considerada um dos maiores patrimônios nacionais.

Acompanhe nossa experiência que começou em Cape Town, e depois seguiu para Joanesburgo!

Em Cape Town

A segunda maior cidade do país, é famosa pelo seu porto e a estonteante Table Mountain. Recebe importantes eventos internacionais durante todo o ano. Confira a seguir alguns dos espaços que conhecemos:

Century Convention Center – Localizado no coração de Century City, um espaço muito versátil, com uma infraestrutura de acústica ímpar; apresenta 20 espaços diferentes, com capacidade de atender até 1.900 pessoas.

Podendo receber exposições, conferências, lançamentos, cocktails, ou até mesmos, uma simples reunião. O espaço ainda está no ranking do Green Building Council da África do Sul, o qual garante que os princípios do design verde são implementados no local.

The Silo Hotel – Um espaço capaz de proporcionar uma experiência única, com vista para a área portuária de V&A Waterfront. Tivemos o privilégio de sermos os primeiros a visitar o local oficialmente antes de sua inauguração. O elegante edifício foi construído na parte do elevador de grãos do complexo de armazéns, de 1924. São 28 suítes muito bem equipadas e luxuosas, além de uma penthouse de 2.012m². Projetado e decorado pessoalmente por Liz Biden, o espaço ainda conta com um suntuoso spa e uma piscina no último piso com vista para o Oceano Atlântico e a Table Mountain. As portas foram abertas em 01 de março de 2017, e já tem eventos agendados para julho e setembro desse ano.

The Ritz Cape Town – Após passar por uma intensa reforma, o icônico hotel reabre suas portas também em março. São 212 luxuosas acomodações, que atendem com qualidade e conforto, tanto a lazer quanto a negócios. Para os eventos de negócios, o espaço está equipado com cinco salas de conferências, todas estrategicamente posicionadas para aproveitar melhor a luz natural.

Shimmy Beach Club – Situado no V & A Waterfront, o complexo abriga um restaurante para até 220 lugares, duas salas de reuniões e uma praia privada, é o local perfeito para refeições em família, conferências ou grandes eventos corporativos.

The CTICC – O Cape Town International Convention Center foi todo pensado para atender os princípios da sustentabilidade. Atualmente está passando por um impressionante projeto de expansão, que tem como principal objetivo atender um número ainda maior de eventos nacionais e internacionais. O espaço está localizado a apenas 20 minutos do Aeroporto Internacional de Cape Town, com 11.399m² disponíveis para exposições. Após a expansão serão disponibilizados mais 10.000m² de área de exposição e 3.000m² de salas para reuniões. Certamente um espaço que pode estar entre os top 10 centros de convenções no mundo.

CTICC

CTICC – Divulgação

Em Stellenbosh

A rota de vinhos não poderia ficar de fora em uma viagem a África do Sul. Fomos até Stellenbosch, região localizada à 40 km de Cape Town, onde o vinho é a principal atração. São mais de 100 vinícolas, a maioria delas aberta ao público.

Spiers Hotel and Wine Farm – Uma das mais antigas fazendas de vinho da África do Sul, nascida em 1692, é dona de uma estória fascinante. Capaz de receber reuniões, conferências e eventos de incentivos, sempre cercados da natureza, e claro, do mundo dos vinhos. A linda área verde desse lugar proporciona uma experiência inesquecível.

Em Joanesburgo

É a maior cidade da África do Sul, principal núcleo urbano, indústria, comercial e cultural do país, com 4 milhões de habitantes. Essa metróple oferece diversas opções de espaços para realização de um evento.

Sandton Convention Centre – O SCC é o principal espaço para eventos no país, com 22.000m² dedicados a receber exposições, eventos corporativos e conferências na África do Sul. Entre os vários facilitadores para os visitantes, o local detém as mais avançadas tecnologias para conferências e exposições, sua localização também merece destaque, já que está convenientemente localizado no distrito financeiro de Sandton, ao norte de Joanesburgo, com fácil acesso à província e ao Aeroporto Internacional O.R. Tambo.

Sandton Convention Centre

Sandton Convention Centre – Divulgação

Mercado crescente

De acordo com as informações oficiais, em 2015, a África do Sul recebeu 140 encontros e conferências internacionais, as quais atraíram cerca de 80.000 participantes para o país. Estes eventos geraram 542 dias de conferências e geraram cerca de 1 bilhões de Rands (moeda local), aproximadamente R$ 4 milhões, em impacto para o país.

Estes números são provenientes de uma importante estratégia de eventos de negócios realizada pela África do Sul, que é focada em atrair os seis setores da economia, identificados pelo governo, como prioridades para o desenvolvimento. Os setores da economia, em ordem de importância são: mineração e minerais, manufatura, terceirização de processos, indústrias criativas, ciências da vida e tecnologia da informação e da comunicação.

O governo sul-africano estabeleceu um fundo de licitação no valor de 90 milhões de Rands (R$ 24 milhões aproximadamente) a serem gerenciados por quatro anos, esse investimento tem o objetivo de expandir o mercado de eventos de negócios e foi anunciado pelo Ministro do Turismo da África do Sul, Sr. Derek Hanekom, durante a cerimônia de abertura do Meetings Africa 2017. “Daremos forças ao Convention Bureau National para atrair eventos nacionais e internacionais. Expandiremos nossas chances de captar eventos de negócios”, disse o Ministro.

Sr. Derek Hanekom, Ministro do Turismo

Sr. Derek Hanekom, Ministro do Turismo – Divulgação

Iniciativas no mercado MICE e Meetings Africa 2017

É inegável a importância da indústria dos eventos corporativos para o país e que o seu crescimento permanente contribui diretamente para setores econômicos e sociais de extrema importância. Os destinos MICE estão intimamente ligados ao desenvolvimento local, à geração de renda, empregos e investimentos.

A expectativa para 2017, e para os próximos anos, é continuar crescendo, sob o lema “Avançar a África Juntos” (Advancing Africa Together). E esse foi o tema do Meetings Africa 2017, que aconteceu em Joanesburgo entre os dias 27 de fevereiro a 01 de Março, no Sandton Convention Center. O objetivo do evento foi promover o continente africano e toda a sua infraestrutura para o segmento MICE; além da área de exposição, o evento ainda trouxe painéis de discussão e atraiu compradores de 37 países.

A indústria local de eventos MICE acredita que a sustentabilidade seja um assunto realmente importante e que iniciar as discussões é essencial para que em um breve futuro os eventos realizados na África do Sul alcancem um nível de excelência em relação à sustentabilidade ainda maior.

Fonte: South African Airways

Fonte: South African Airways

Tags: Destino Internacional Espaços Infraestrutura

Relacionados
Las Vegas na rota do segmento MICE

Las Vegas: Atrativo para o segmento MICE

Vista do alto de Mônaco

Mônaco: o destino que nasceu para o MICE

Noruega

Noruega: o destino perfeito