Inhotim: história, natureza, arte, gastronomia e eventos

Inhotim
Foto: Pedro Motta
Um lugar singular: diversidade cultural, belezas naturais e experiências inesquecíveis esperam por você em Inhotim

Situado no município de Brumadinho, a 60km de Belo Horizonte, o Inhotim foi idealizado pelo empresário mineiro Bernardo Paz e aberto ao público em 2006, com forte compromisso com o desenvolvimento da comunidade na qual está inserido.

Além de romper com a arquitetura e o modo de exposição e visitação associados aos museus convencionais, o Instituto oferece aos visitantes a oportunidade da fruição, aproximando obras de arte e circuitos ambientais. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram esse lugar singular, um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil.

Jardim Botânico

O Instituto Inhotim se preocupa com o meio ambiente e está inserido em uma relevante porção florestal remanescente de Mata Atlântica e Cerrado – dois dos biomas mais ricos em biodiversidade e, ao mesmo tempo, ameaçados do planeta, considerados hotspots mundiais.

Dos 140 hectares da área composta de florestas estacionais semi-deciduais secundárias, 42 são de jardins. Soma-se a essa porção extensa uma área de 254 ha protegida na forma de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) que, desde maio de 2010, está determinada a colaborar de forma vitalícia para a conservação da biodiversidade conectando o Inhotim ao sul da Cadeia do Espinhaço, considerada um dos mais importantes centros de diversidade e plantas do mundo.

Em meados da década de 1980, iniciaram-se as obras paisagísticas dos exuberantes jardins que futuramente viriam formar o Instituto Inhotim. Ao longo do tempo foram sendo adquiridas diversas espécies de palmeiras e árvores nativas brasileiras e exóticas de várias regiões do mundo, que se adaptaram muito bem na região. Os jardins valorizaram a exuberância da flora integrando-a de forma espontânea e harmônica com as paisagens e lagos por meio de caminhos, escadas e pátios construídos a partir de formações rochosas de quartzito natural – inovações que se popularizaram no paisagismo brasileiro.

Em 2010, a expressiva coleção do Instituto permitiu o reconhecimento deste como Jardim Botânico com uma coleção botânica. Composta por aproximadamente cinco mil espécies, duas famílias se destacam: a de palmeiras, com cerca de mil espécies e variedades, e a dos imbés, antúrios e copo-de-leite, com mais de 400 espécies e formas – consideradas uma das maiores do mundo.

Jardins

Jardins – Foto: Rossana Magri

Arte Contemporânea

Pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de mais de 100 renomados artistas brasileiros e estrangeiros, de 30 diferentes países, formam a belíssima coleção do Instituto Inhotim. De um acervo com cerca de 1.300 obras, 700 trabalhos encontram-se em exposição atualmente. Produzidos nacional e internacionalmente desde os anos 1960 até os dias atuais, estão dispostos ao ar livre no Jardim Botânico do Inhotim ou exibidos em galerias.

Helio Oiticica Magic Square

Helio Oiticica Magic Square – Foto: Rossana Magri

Das 23 galerias, quatro são dedicadas a exposições temporárias: Lago, Fonte, Praça e Mata. Com aproximadamente 1.000 m² cada, contam com grandes vãos que permitem aproveitamento versátil dos espaços para apresentação de obras de vídeo, instalação, pintura ou escultura. Bienalmente, esses espaços apresentam uma nova mostra para apresentar aquisições do Instituto e criar reinterpretações da coleção.

As galerias permanentes apresentam obras de Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d’Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Doug Aitken, Marilá Dardot, Lygia Pape, Carlos Garaicoa, Carroll Dunham, Cristina Iglesias, William Kentridge e Claudia Andujar.

Galeria Adriana Varejão

Galeria Adriana Varejão – Foto: Eduardo Eckenfels

Ações Educativas

Cerca de 1.500 alunos das redes particular e pública de ensino de Brumadinho e da Grande Belo Horizonte visitam o Inhotim toda semana. Os projetos educativos promovem uma série de ações para aproximar a sociedade dos valores da arte, do meio ambiente, da cidadania e da diversidade cultural.

Com a proposta de auxiliar o desenvolvimento crítico dos estudantes que visitam o Inhotim e alertar sobre a situação atual do meio ambiente, seu status de conservação ou em como a arte permeia nossas vidas, o Instituto atua em duas frentes: Arte e Educação e Educação Ambiental.

Além das parcerias com as escolas, Prefeituras e secretarias municipais e estaduais de Educação, também são oferecidas gratuitamente visitas mediadas educativas para o público em geral.

Espaços para Eventos

Em parceria com o Instituto Inhotim, a Oturí – operadora oficial de turismo e eventos do Instituto Inhotim oferece espaços diferenciados para os profissionais organizadores de eventos corporativos e sociais que buscam unir diversidade cultural, belezas naturais e experiências inesquecíveis. Confira a seguir alguns espaços que podem receber seus eventos:

Espaço Tamboril

Com capacidade para 30 a 40 pessoas, a sala Tamboril é um espaço multifuncional, originalmente montado para 30 pessoas, mas com flexibilidade para acomodar confortavelmente grupos maiores. O espaço conta com notebook, TV LED 55’, flip chart, internet e ar condicionado.

Teatro Inhotim

O moderno Teatro Inhotim está localizado no Centro de Educação e Cultura Burle Marx. O espaço tem capacidade para receber 214 pessoas sentadas, sendo quatro lugares para cadeirantes. As paredes laterais e o teto são revestidos com painéis difusores e absorvedores que adaptam o teatro a qualquer tipo evento como palestras, espetáculos teatrais, musicais, projeção de filmes, dentre outros.

Teatro Inhotim

Teatro Inhotim – Divulgação: oturi.com.br

Espaço Igrejinha

A estrutura, com capacidade para até 50 pessoas em formato auditório conta com equipamentos de áudio e vídeo. É ideal para reuniões, palestras, exibição de documentário, vídeos e também para eventos particulares e sociais. O espaço possui também uma área externa com capacidade para até 200 pessoas.

Espaço Igrejinha

Espaço Igrejinha – Divulgação: oturi.com.br

Gastronomia

No Inhotim os visitantes contam com várias opções de alimentação, que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados. O Restaurante Tamboril possui um ambiente agradável e integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea da instituição. O cardápio é composto por um excelente e variado bufê de saladas e pratos quentes, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos.

Idealizado pelo designer Paulo Henrique Bicalho, o Bar do Ganso é atualmente uma extensão do Restaurante Tamboril. É uma verdadeira galeria de arte com peças assinadas por renomados designers brasileiros, iluminação especial e ambientação que remete aos anos 1950 e 1970.

Restaurante Oiticica

Restaurante Oiticica – Foto: Ricardo Mallaco

Localizada no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, o Café do Teatro é o ambiente ideal para saborear um delicioso café, especialidade da casa. Também possui diversas opções de bebidas quentes e geladas, sanduíches, salgados e doces.

Tags: Arte Destinos Gastronomia

Relacionados
Experience Lounge

Interação, Gastronomia e Experiência

Divulgação: Fogo de Chão

Eventos em restaurantes: sabores e estruturas diversificados

Las Vegas na rota do segmento MICE

Las Vegas: Atrativo para o segmento MICE