Página Principal Revista EBS

4 erros comuns ao fazer um anúncio no Facebook

erros comuns em anúncio no Facebook
TheDigitalArtist/Pixabay
Campanhas podem apresentar bons resultados, mas devem ser bem planejadas

O Facebook é uma das principais redes sociais e serve como excelente estratégia para os negócios, especialmente para o mercado de eventos. Isso porque os dois dividem do mesmo objetivo: reunir pessoas em um ambiente físico ou digital, como abordamos em uma matéria anterior. Nesse contexto, a plataforma de anúncio no Facebook se tornou uma das mais poderosas do mundo, capaz de alcançar a sociedade de uma forma abrangente.

Com o Facebook Ads é possível realizar a promoção de páginas de diferentes negócios, incluindo eventos. Porém, para alcançar os resultados esperados dessa plataforma tão poderosa, é necessário um planejamento prévio. E é nessa etapa que devemos evitar alguns erros comuns, como os listados abaixo.

1 – Mostrar o mesmo anúncio para as mesmas pessoas

Aqui, o erro pode causar duas consequências. A primeira, obviamente, é que seu evento não será visto por mais pessoas. Um anúncio deve sempre atingir novos olhares e, assim, aumentar seu alcance. Além disso, quando a mesma mensagem é transmitida para um grupo de forma contínua, as chances de que as pessoas (antes impactadas positivamente) se cansem e deixem de seguir sua página aumentam significativamente.

2 – Mudar tudo muito rápido

A mesma mensagem é um erro, mas isso não quer dizer que o seu anúncio no Facebook precise ser modificado com muita frequência. Ajustes constantes podem interferir na análise do resultado final. O ideal é esperar de 24 a 48 horas para que o Facebook possa otimizar um anúncio após uma edição. Mesmo com uma boa intenção (de adequar a campanha para otimizar resultados), as alterações contínuas podem atrapalhar sua estratégia.

3 – Esquecer de monitorar

Apesar das ferramentas de automação do Facebook, não podemos deixar que a campanha funcione sozinha. Isso porque o monitoramento do anúncio é fundamental para garantir o seu sucesso. É como um trabalho de manutenção, que deve ser feito todos os dias, para que seja possível reverter possíveis perdas de investimento – como no caso de poucas impressões, apesar de um alto investimento, por exemplo.

4 – Não manter registros documentados

Para que seja possível realizar uma análise final, com dados consistentes e que possam contribuir para próximas ações, é necessário manter documentado o monitoramento de cada campanha. Além disso, a revisão constante dos processos é essencial para definir o que realmente funcionou – ou não.

Assim como em qualquer estratégia de mídia, a publicidade no Facebook exige planejamento e conhecimento sobre possíveis armadilhas que impactam diretamente no resultado de suas ações. Ao evitar os erros acima, é possível maximizar o resultado obtido com o investimento e tornar as próximas campanhas cada vez melhores.

Relacionados
estratégia de mídias sociais efetiva para eventos

Elementos essenciais para uma estratégia de mídias sociais efetiva

relação entre eventos e redes sociais

A relação entre eventos e redes sociais

redes sociais na promoção de eventos

Dicas essenciais para a promoção de eventos nas redes sociais

como maximizar o ROI digital

A importância de maximizar o ROI digital

livro nocaute de Garry Vaynerchuk

Livro “Nocaute: Como Contar Sua História No Disputado Ringue Das Redes Sociais”, de Garry Vaynerchuk

estratégias de mídia social no facebook

Saiba como os grupos no Facebook podem ajudar na estratégia de eventos

transmissão de evento por vídeo

Melhore o alcance das transmissões de eventos por vídeos

parede com postagens das redes sociais

Social Media Wall: um jeito diferente de engajar pessoas