Página Principal Revista EBS

7 dicas para melhorar suas habilidades de comunicação

Dicas rápidas para melhorar comunicação em todos os âmbitos

Uma boa comunicação é essencial para que obtenha sucesso em sua produtividade, além de ser uma ótima ferramenta para fortalecer suas relações de trabalho em todos os níveis da organização. Aqui você irá encontrar sete dicas rápidas para melhorar comunicação.

1. Conheça seu interlocutor

Uma das primeiras etapas em que você deve trabalhar quando procura melhorar suas habilidades de comunicação é decifrar com quem você está falando quando está se comunicando.
Isso inclui tudo, desde de sua origem, qual é a sua personalidade, até seu temperamento emocional. Isso afeta como você se comunica com alguém desde a linguagem que você usa até os tipos de histórias que você conta para passar seu ponto de vista, de modo que qualquer coisa que você possa reunir antes e durante uma conversa pode ajudar muito.

2. A linguagem corporal é tão importante quanto as palavras que você fala

A linguagem corporal é, na maioria das vezes, automática e transmite como nos sentimos emocionalmente em qualquer momento. No entanto, a sua linguagem corporal também comunica aos outros como você está se sentindo, às vezes comunicando emoções que não queremos mostrar – como uma falta de confiança.
Porém você pode influenciar sua própria linguagem corporal, como sentar-se em linha reta em vez de se curvar, ampliar seus ombros em vez de se curvar ou adotar uma “pose de poder” semelhante ao seu super-herói favorito atrás de portas fechadas, em uma reunião importante, por exemplo. E, ao fazer isso, você não apenas melhorará sua capacidade de se comunicar, mas também ajudará a si mesmo encontrando mais confiança na adoção de uma posição física mais poderosa.
Outras regras básicas para uma boa linguagem corporal durante a comunicação incluem sempre manter contato visual, bem como manter uma postura aberta (não cruzar os braços e encarar de peito aberto a pessoa com quem você está falando).

A importância da atenção

3. Reler antes de apertar enviar

A comunicação digital também requer alguns cuidados.
Ao se comunicar em um ambiente profissional, os erros de digitação podem causar uma impressão muito ruim. No entanto, percebemos que algumas pessoas tem um bloqueio mental interessante e acreditam que elas sempre escrevem perfeitamente. Mas é relevante atestar o fato de que os erros de digitação não escapam a ninguém – nem mesmo escritores profissionais .
Então, faça um favor a si mesmo e prove a sua redação , seja um simples e-mail, um relatório ou até mesmo seu currículo.

Ouça mais, ouça de verdade

4. Fale o suficiente

Pessoas com habilidades de comunicação refinadas falam menos e ouvem mais. No entanto, quando falam, parecem sempre comunicar sua mensagem com mais clareza do que o comunicador com menos habilidade que se arrasta indefinidamente.
Como fazer isso? Antes de falar, pense em por que você está respondendo a alguém, ou o que você está tentando comunicar, e qual é a essência ou ponto de sua resposta. É uma habilidade difícil de dominar, mas isso pode guia-lo para a direção certa.

Relax!

5. Relaxe! As pessoas realmente não se importam

Quando nos comunicamos com os outros, pensamos que eles estão nos julgando sobre todas as outras coisas que fazemos e dizemos. Isso pode afetar nossa comunicação, quer percebamos ou não.
Nossos próprios julgamentos afetam o que acontece externamente, então, se você puder se lembrar disso quando estiver se comunicando, isso lhe dará uma sensação de alívio que lhe permitirá relaxar e se comunicar com mais clareza e confiança.

Fala demais???

6. Falar demais

Semelhante ao ponto acima, muitas vezes sentimos nos comunicamos com clareza, quando, na realidade, não estamos sendo claros o suficiente.
Em um estudo da Universidade de Stanford , metade dos participantes foram convidados a tocar o ritmo ou a melodia de cento e vinte músicas famosas. A segunda metade dos participantes foi convidada a adivinhar qual música famosa os “tappers” estavam tocando.
A média do primeiro grupo, os seringueiros, estimou que metade (cinquenta por cento) das músicas que eles tocaram seria adivinhada corretamente. Surpreendentemente, menos de três por cento das cento e vinte músicas foram adivinhadas corretamente.
Este estudo mostrou uma lição importante: algo que achamos que comunicamos com clareza muitas vezes não era claro o suficiente. Mas como fazemos isso? É aí que entra a mágica da narrativa , dos gestos das mãos e de outros mecanismos visuais.

7. Ouça o seu interlocutor

Ouvir é um dos aspectos mais importantes da comunicação, se não o mais importante. A comunicação é o processo de interagir e transmitir mensagens com os outros, você só pode ser tão bom se tudo o que você trabalha é ser um bom falador.
Até certo ponto, escutar é uma qualidade que surge naturalmente quando alguém aprende a refinar a si mesmo e a sua habilidade de se comunicar, porque rapidamente se torna aparente que, para se comunicar efetivamente, você precisa saber o que a outra pessoa está dizendo e sentindo. Entretanto, ainda faz-se necessário um esforço intencional.
Ao comunicar-se com o outro, ouça atentamente não apenas as palavras que ele fala, mas também a linguagem corporal e as emoções que estão exibindo. Ao se comunicar, existem todos os tipos de sinais não-verbais que você pode captar, que lhe dirão como a outra pessoa está sentindo e respondendo às suas palavras.

Habilidades de comunicação são extremamente importantes. Utilize estas dicas rápidas para elevar suas habilidades de comunicação a outro nível e colher benefícios, tanto na sua vida pessoal como profissional, certamente você será um comunicador mais eficaz .

Relacionados

A gestão na 4ª Revolução Industrial

entrevista

Características procuradas em um candidato em potencial

rh colaborador saudável e produtivo

Colaborador saudável e produtivo

escape games escape time

Jogos de gente grande

Centro de Convenções Royal Palm Hall

Royal Palm Hall abre vagas em diversas áreas

tecnologia e produtividade

Excesso de tecnologia pode prejudicar produtividade

gestão de rh

Comunicação empática moderniza a gestão de RH e aumenta a confiança

Robôs serão os novos decisores - Foto: Pixabay

Os robôs chegaram para assumir os cargos dos tomadores de decisões?