Página Principal Revista EBS

A moda é sair do lugar comum

Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento - Divulgação: Suprema Produções - Foto: Acácia Catalani
E se você pudesse sair do "lugar comum", na escolha do espaço que irá receber seu evento?

Já pensou em fazer um evento corporativo num espaço totalmente inusitado? Quem nunca sonhou em poder realizar um evento corporativo em um lugar bonito, charmoso, com grandes histórias e com uma infraestrutura completa?

Fazer isso associando a imagem da empresa à cultura pode ser uma boa alternativa. Pensando nisso, diversos museus da capital paulista e patrimônios históricos abriram suas portas para eventos privados que encantam os participantes – afinal, quem não gostaria de ter a oportunidade de fazer um tour exclusivo em alguns dos museus mais visitados do país?

Essas instituições são, em sua maioria, patrimônios históricos e arquitetônicos do Estado, que recebem e oferecem atrações e atividades culturais das mais variadas, para crianças, jovens e adultos.

Segundo Renata Motta, coordenadora dos Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, os museus são espaços culturais qualificados, com acervos artísticos e históricos de diferentes épocas e estilos, que conferem um diferencial para os eventos privados que são realizados nesses espaços. Além disso, vários museus estão abrigados em edifícios históricos que são referência para as cidades, com arquitetura que remete a diferentes usos e períodos, conferindo atratividade, estilo e sofisticação ao evento. Cabe também destacar, que os recursos captados por meio de eventos são revertidos para os próprios museus, ajudando a financiar sua programação cultural.

Saindo dos locais comuns para realização de eventos, os museus apresentam seus espaços voltados para a realização de eventos corporativos. Confira.

Mosteiro de São Bento

Cantos gregorianos, visitas às áreas internas do Mosteiro de São Bento e o estilo neorromânico da construção da década de 20 não são mais atrativos restritos aos visitantes das missas. Uma das construções mais imponentes de São Paulo está de portas abertas para receber eventos empresariais, em parceria com a Suprema Produções, agência especializada na produção de eventos corporativos e sociais.”Temos em média de seis a sete eventos sociais e corporativos, além dos eventos dos monges, do colégio e da faculdade do Mosteiro de São Bento. Temos também um evento mensal realizado para o grande público e que já faz parte do circuito de turismo da cidade – o Brunch do Mosteiro, que recebe cerca de 250 pessoas por mês para desfrutar de uma experiência muito especial”, conta Gabriel Velloso, sócio-diretor da Suprema Produções e Grupo Múltipla Eventos.

Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento – Divulgação: Suprema Produções – Foto: Acácia Catalani

Para Gabriel, o maior diferencial de eventos realizados em patrimônios históricos é o contato que os convidados podem ter com os aspectos históricos, culturais e arquitetônicos de cada local.”Os eventos deixam de ser triviais ou contar apenas com os elementos mais convencionais de cada produção, como a gastronomia, a decoração e as atrações, tudo começa com o deslumbre de um espaço, verdadeiramente, único e memorável”, acrescenta.

Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento – Divulgação: Suprema Produções – Foto: Acácia Catalani

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo, conhecido por trazer à tona toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil, por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado, também oferece espaço exclusivo para confraternizações corporativas. O museu possui área aberta e fechada como cafeteria para cerca de 30 a 50 pessoas, jardim, para 600 pessoas, em espaço a céu aberto, auditório com projeção para 96 lugares.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Divulgação: Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, referência nacional e internacional na arquitetura e no design destaca-se por possuir espaços exclusivos destinados à realização de eventos corporativos em diversos formatos. O terraço e a área externa do restaurante são excelentes opções para coquetéis, confraternizações, palestras, jantares, recepções e lançamentos de produtos. Em 2015, o Museu da Casa Brasileira recebeu mais de 50 eventos.

Museu da Casa Brasileira

Divulgação: Museu da Casa Brasileira

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil dispõe de um diferenciado espaço para receber eventos corporativos e está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera ‑ O Teatro Ruth de Souza com capacidade para 150 lugares, com camarins e palco. O espaço possui também um auditório com hall lateral, que comporta até 80 pessoas, que pode ser utilizado para recepções e coffee-breaks.

Museu Afro Brasil

Divulgação: Museu Afro Brasil

Museu do Futebol

Instalado em um dos mais imponentes patrimônios arquitetônicos da Cidade de São Paulo, o Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é um excelente local para realizar confraternizações, coletivas de imprensa, palestras, lançamentos, treinamentos, premiações e seminários.

Totalmente adaptado, o Museu possui infraestrutura interativa e acessibilidade em todos os espaços. Um deles é o auditório Armando Nogueira, que possui capacidade para 178 lugares. Há também o Foyer Paulo Machado de Carvalho, espaço aberto que destaca a fachada do Estádio, com 250 m² de área livre e a Grande Área, localizada no hall de entrada do Museu, com 270 m².

Museu do Futebol

Divulgação: Museu do Futebol

Museu Catavento

Museu Catavento é a opção inovadora e criativa para a realização de eventos corporativos. Localizado no histórico Palácio das Indústrias, no centro da capital paulista, o Museu conta com uma área aproximada de 333 m², que é composta pelo auditório Catavento, que possui 180 poltronas em formato plateia e pode chegar à capacidade de até 230 lugares. Lá, é possível realizar palestras, conferências, treinamentos, comemorações, seminários, congressos e entre outros formatos.

Museu Catavento

Divulgação: Museu Catavento – Foto: Carolina Rocha

Sala São Paulo

A Sala São Paulo, considerada a melhor sala de concertos da América Latina, foi inaugurada em 1999, na antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana, patrimônio histórico de São Paulo. A antiga estação de trens, ainda em funcionamento, guarda a memória dos tempos áureos da política cafeeira e das transformações que a cidade sofreu desde o princípio do século passado. Um edifício monumental, mas parcialmente inacabado devido a crises financeiras mundiais, foi escolhido para se transformar na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O projeto de restauro foi concebido para adequar o espaço ao novo uso e preservar a arquitetura original. Onde antes havia um antigo jardim interno, com colunas em estilo grego, medidas e proporções ideais, foi encontrado um espaço de grande potencial acústico, devidamente convertido em sala de concertos. Para a realização de eventos, os espaços são: Sala de Concertos, Hall Principal, Foyer, Estação das Artes, Salão dos Arcos, Sala Carlos Gomes, Sala Camargo Guarnieri e o Salão Nobre.

Sala São Paulo

Divulgação: Sala São Paulo – Foto: Stefan Schmeling

Museu da Imagem e do Som – MIS

O MIS também possui diversos espaços e estrutura para a realização de eventos corporativos. Um dos espaços é o Auditório MIS, que possui capacidade para receber 172 pessoas. O foyer do Auditório MIS possui capacidade para 172 pessoas. Outros espaços são o Auditório e o Foyer LABMIS, que possuem capacidade para receber 66 pessoas.

Museu da Imagem e do Som - MIS

Divulgação: Museu da Imagem e do Som – MIS

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca oferece espaços diferenciados para a realização de eventos nos seus dois prédios, a Pinacoteca Luz e Estação Pinacoteca, ao lado da Sala São Paulo. A Pinacoteca Luz, disponibiliza o Pátio, com seus 221 m², que comporta de 120 e 300 pessoas, de acordo com o evento. E, o auditório, que tem capacidade para 130 pessoas. Já na Estação Pinacoteca, conta com um auditório, com capacidade para 160 pessoas, além de um foyer de apoio e uma sala anexa. Há ainda a cafeteria da Estação Pinacoteca, que comporta de 100 a 250 pessoas.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo – Divulgação

MASP

Inaugurado em 1968, com 11 mil m² divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 m², o MASP oferece um cenário perfeito para concertos, espetáculos e eventos corporativos, pois, além de estar em uma ótima localização, também possui um dos mais importantes acervos de arte do Brasil e do Hemisfério Sul.

Em 1982 foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e em 2003 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

MASP

Divulgação: MASP – Foto: Eduardo Ortega

Para a realização de eventos, o MASP conta com um auditório pequeno, com capacidade para 80 pessoas, e o Auditório MASP Unilever, para 374 pessoas, ambos possuem poltronas fixas. Para realização de coquetéis, o local conta com os espaços do MASP Restaurante e do Mezanino, uma área nobre, com vista para o jardim e para a Avenida 9 de julho. “A área de eventos é uma importante fonte de receita para o museu. No último ano reforçamos a equipe e, para este ano e o próximo, também estão previstos investimentos estruturais nos locais. Apesar de algumas limitações de dias, horários e infraestrutura, em função do horário de funcionamento do museu, pretendemos incrementar o fluxo de eventos, sempre priorizando o ótimo atendimento e a flexibilidade”, destaca Suyanne Keidel, coordenadora de eventos e serviços do MASP.

Tags: Espaços alternativos Museus Patrimônios históricos

Relacionados
Experience Lounge

Interação, Gastronomia e Experiência