Página Principal Revista EBS

O Rio de Janeiro e sua infraestrutura de espaços para eventos corporativos

Centro de Convenções Sulamérica
Foto: Assessoria / Centro de Convenções Sulamérica
Mundialmente conhecida por sua beleza, a cidade apresenta ainda excelente infraestrutura para eventos

A cidade reúne os mais diversos espaços para a realização de eventos entre eles centros de convenções, arenas e espaços multiuso, casas de espetáculos, espaços alternativos e rede hoteleira. Confira nesta matéria os principais e suas respectivas infraestruturas.

Espaços multiuso, alternativos e centro de convenções

Referência em espaço multiuso de padrão internacional, o HSBC Arena se projeta nos moldes como uma das maiores e mais modernas arenas do mundo. Inaugurado em 2007 para abrigar competições de ginástica durante os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro; e desde então, se consolidou como um dos espaços mais importantes da cidade para todo tipo de evento – de competições esportivas a grandes shows internacionais.

Totalmente climatizado, o espaço oferece a possibilidade de ajustar a configuração interna ao tamanho do evento, devido à sua estrutura modular. Com isso, também realiza eventos corporativos, religiosos e shows de variados tamanhos. Com arquibancadas retráteis, oferece dezenas de configurações para realização de eventos com público entre 300 e 18 mil pessoas. Além de eventos esportivos e musicais, a HSBC Arena também recebe eventos que vão de cerimônias de colação de grau e formatura a festas de empresas, lançamentos de produtos e até gravações de seriados para TV.

“A HSBC Arena recebe de 30 a 40 eventos corporativos por ano. Esperamos um crescimento após os Jogos Olímpicos. As empresas, universidades e escolas terão a facilidade de ter um acesso melhor, tanto de carro quanto de BRT, com o fim das obras. Além disso, a região também está mais provida de hotéis e acomodações para os usuários da arena. Estamos localizados em uma região que cresce muito e é muito mais acessível do que anos atrás”, afirmou Marcelo Demetrius, diretor geral da HSBC Arena.

Foto: Divulgação/ HSBC Arena

Alternativas não faltam para quem procura espaços para eventos no Rio de Janeiro. Com vista para a Lagoa da Barra da Tijuca e uma área livre de 1.560 m², o VillageHall, se destaca como um espaço preparado para receber grandes eventos. Seus 1.560 m² de área total de eventos acomodam até 560 pessoas, além de possuir como diferenciais: entrada exclusiva e independente do acesso ao Shopping, estacionamento com serviço de valet parking, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, climatização especial, moderna cozinha e um ambiente multifuncional.

Os espaços alternativos também ganham destaque quando o assunto é eventos, principalmente depois que todos os holofotes foram voltados para a cidade durante a Copa do Mundo e a em breve, com as Olimpíadas.

O Rio Scenarium, trata-se de um espaço privilegiado do samba, da MPB, do choro, do forró e da gafieira na noite carioca; o local reforça o processo de revitalização cultural do Centro Histórico do Rio Antigo, sendo um misto de antiquário e casa de shows. O ”Pavilhão da Cultura”, como é denominado, recebe só nos finais de semana, cerca de duas mil pessoas nos três andares e no salão anexo. O espaço também é utilizado para festas, exposições, lançamentos, seminários e congressos.

Com olhos voltados ao mercado de eventos, o Maracanã vem se firmando como opção para sediar os mais variados tipos de eventos. Moderno e confortável, o estádio adota conceito de espaço multiuso e disponibiliza amplas instalações para receber festas, congressos, dentre outros.

Maracanã

Maracanã  – Foto: Divulgação/Assessoria

O espaço conta com 28 instalações disponíveis para utilização, numa área total de 4.600 m² que recebe até 2,5 mil pessoas. Quando se fala em eventos sociais, o espaço possui o Espaço Bossa Nova, Vip Lounge Oeste (Maracanã Mais), Tribuna de honra e Vip Lounge Leste. Já o auditório, por exemplo, utilizado para as coletivas de imprensa nos dias de jogo, tem capacidade para 468 pessoas e pode receber congressos e palestras.

“A busca do Maracanã é sempre inovar, a fim de trazer novas oportunidades, tornando o negócio sustentável. Hoje, o estádio não se limita apenas aos jogos de futebol, mas está aberto para ser utilizado de diversas maneiras, com ampla estrutura, conforto e modernidade. O maior mercado é corporativo, porém os eventos sociais também estão ganhando volume”, afirma Viviane Campano, diretora de eventos do Maracanã.

Quando o assunto é casa de espetáculos, o Citibank Hall se destaca como a mais importante casa de espetáculos do Rio de Janeiro. Localizado dentro do Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, o Citibank Hall é conhecido pela sua infraestrutura grandiosa e pela realização dos mais diferentes tipos de espetáculos.

CitiBank Hall Rio de Janeiro

CitiBank Hall RJ – Foto: Divulgação/ Assessoria

Com 14 mil metros quadrados, a casa conta com uma configuração interna que permite total flexibilização. Sua área é dividida em setores, sendo que a pista oferece diferentes opções de acomodação em função do evento ou tipo de espetáculo apresentado. A capacidade, que varia de acordo com a configuração de cada espetáculo, pode receber até 8432 pessoas em pé. Em shows de configuração mista, a capacidade de público é de até 6076 lugares. E em configuração de mesas até 3368 lugares.

Entre as exclusividades estão 14 suítes corporativas em tamanhos diferentes. Os camarotes, disponibilizados em apenas um nível, proporcionam perfeita visibilidade do palco. O Citibank Hall conta ainda com um lobby, área dedicada à realização de eventos e coquetéis. Instalações adequadas para deficientes físicos, telões laterais e 15 camarins com capacidade total para 120 pessoas.

A rede hoteleira e os eventos

De olho no crescimento dos próximos anos, a cidade maravilhosa vislumbra por sua impressionante diversidade de hotéis, com excelentes infraestruturas de espaços para a realização de eventos corporativos de todos os portes.

388 quartos com varandas, 66 quartos com serviços Club Millesime e uma cozinha excecional, o Sofitel Rio de Janeiro é referência quando se fala em espaços para abrigar eventos corporativos. Focado no conceito InspiredMeetings, onde cada reunião tem seu próprio Inspired Meeting Planner, que oferece atenção personalizada, desde a concepção até a conclusão do evento. Os dez salões de eventos do Centro de Convenções e mais 11 salas do business center podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente e possuem capacidade para atender eventos para receber até 2000 pessoas.

Ainda com foco nos hotéis e suas infraestruturas para a realização de grandes eventos, o primoroso e inigualável Pestana Rio Atlântica também merece destaque. Com um Centro de Convenções que dispõe de 19 salas, sendo que cinco delas possuem vista ao mar, com capacidade para receber até 230 pessoas. Além de toda sua infraestrutura, o hotel possui o Solarium, espaço que também pode ser reservado para eventos com capacidade para até 80 pessoas, com vista privilegiada para a praia de Copacabana.

Não deixando de lado a sofisticação e a capacidade para realizar grandes eventos, o JW Marriott entra no cenário dos grandes hotéis para lançar a pioneira plataforma Meetings Imagined, que dispõe de um conjunto de serviços que possibilitam entender melhor os objetivos do cliente e oferecer experiências criativas e inspiradoras. O serviço disponibiliza uma biblioteca virtual com galerias de inspirações, dicas e tendências em eventos e a metodologia desenvolvida pela rede Marroitt, que auxilia os planejadores a focar no que é fundamental para o sucesso de uma reunião.

Além disso, o hotel possui o JW Concierge APP, um aplicativo que permite solicitações em tempo real. Dessa forma, o cliente pode fazer diversas solicitações como: reposição de café, mudanças de temperatura na sala de reunião e necessidades de tecnologia.

Sólida reputação em banquetes e com aproximadamente 1.112 m² de espaço para eventos, que incluem dois salões com uma maravilhosa vista para o jardim, área exclusiva para reuniões de negócios, convenções, eventos sociais e festas especiais com acesso direto ao estacionamento, o Sheraton, além de ser referência em hotéis para a realização de eventos dispõe de salas de reuniões que oferecem um ambiente elegante e moderno com uma agradável atmosfera e toda a infraestrutura necessária para diferentes tipos de eventos com capacidade para até 400 pessoas.

Espaços funcionais adicionais também estão disponíveis para pequenas apresentações. Equipamentos modernos estão disponíveis para apresentação audiovisual, teleconferência, e acesso 24 horas à Internet. Com vista para a praia, o deck é ideal para coquetéis, eventos sociais e festas temáticas.

Hotel Sheraton Barra

Sheraton Barra – Foto: Divulgação/Assessoria

Aliado ao conceito cinco estrelas, o Royal Tulip Rio de Janeiro, hotel da rede Brazil Hospitality Group (BHG) pega carona no que há de melhor no quesito de espaços para eventos e se destaca como um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. O hotel possui 416 apartamentos, com varanda e vista para o mar.

Ao todo, o Royal Tulip Rio de Janeiro conta com 19 salas de convenção e é o hotel com uma das melhores estruturas para a realização dos mais diversos tipos de eventos. Sua grande vantagem está em seu Centro de Convenções – um ambiente exclusivo com uma entrada particular destinada a participantes e visitantes, sem necessidade de passar pela recepção do hotel. Nesse ambiente, com arquitetura sofisticada assim como em todas as outras dependências do hotel, está uma estrutura de banheiros e coffee-break. Há ainda acessos e banheiros exclusivos para portadores de necessidades especiais. Pelos fundos das salas, há uma entrada para fornecedores, que permite o rápido descarregamento de móveis e equipamentos, agilizando assim, a logística de montagem e desmontagem dos eventos.

Sua ampla estrutura para a realização de eventos dispõe de salas com carpetes, ar condicionado central, estrutura para projetor e tela de projeção, cadeiras e mesas, que são mobiliadas de acordo com os requisitos do evento. Outro quesito que vale a pena ressaltar é referente à alimentação. O serviço de coffee-break é preparado pelo restaurante Aquarela, que oferece cardápio sofisticado próprio para eventos de negócios ou sociais, como casamentos, mediante solicitação. Há opções de menu coquetel ou empratado, que pode ser servido no próprio restaurante em área reservada ou, ainda, nas salas de evento.

Hotel Royal Tulip Rio de Janeiro

Royal Tulip Rio de Janeiro – Divulgação: Assessoria

Passando pelo luxo e sendo considerado, como o melhor hotel do país, o Belmond Copacabana Palace é conhecido por ser um dos mais concorridos para a realização de festas e eventos sociais na cidade. O hotel possui um centro de convenções com 13 diferentes salas de diversos tamanhos e formatos, dependendo da necessidade do cliente. A capacidade total é de mil pessoas.

E vem novidades por aí.
A Barra da Tijuca foi escolhida pela rede Windsor para abrigar mais três empreendimentos hoteleiros, que serão inaugurados até as Olimpíadas de 2016. O primeiro projeto do grupo tem perfil corporativo, funcionará como uma extensão do Windsor Barra e se chamará Windsor Oceânico, de categoria quatro estrelas, previsto para o segundo semestre de 2015. São 444 apartamentos equipados para receber executivos que vem para o Rio de Janeiro a trabalho. Neste prédio em anexo estará abrigado o maior Centro de Convenções do Rio de Janeiro, com uma área de eventos de 10.000 m². O Complexo Barra que será formado pelos hotéis Windsor Barra, Windsor Oceânico e Windsor Tower totalizará numa área de 20.000 m² de salas de eventos e 1.136 unidades habitacionais.

O segundo lançamento se chamará Windsor Marapendi e atenderá tanto ao segmento de lazer, com 486 acomodações, SPA, piscinas, sala de fitness e programação infantil, quanto ao corporativo, com centros de convenções e business center. O hotel tem previsão para ser inaugurado no segundo semestre de 2015.

Já o último lançamento se chamará Windsor Tower, localizado na Rua Martinho de Mesquita, de categoria três estrelas, com 354 apartamentos e seis salas de convenções, com previsão de inauguração para 2016. A construção de novos empreendimentos vem para valorizar ainda mais a Barra da Tijuca, uma região que promete ser destino certo para grandes eventos daqui para frente. Oferecer estrutura completa para receber turistas e executivos, além de incentivar o desenvolvimento local, é um dos principais objetivos da rede Windsor.

Complexo Barra - Rede Windsor

Complexo Barra – Foto: Divulgação/Assessoria

Ainda falando sobre a rede, não há como não mencionar o Windsor Atlantica Hotel, conhecido como um dos hotéis mais completos do Rio de Janeiro. São 25 salões e 13 breakout rooms, cujas capacidades variam entre dez e 450 pessoas, além de salas de apoio, secretaria e uma sala especial para vídeo conferências, que permitem receber eventos com capacidade de até 1000 pessoas circulando. Mesmo em tempos de crise, a cidade do Rio de Janeiro aposta cada vez mais na melhoria de sua infraestrutura para receber grandes eventos.

 

Relacionados

3º Congresso MICE Brasil apresentou os números do mercado

Cases inspiraram o público no último dia do 3º Congresso MICE Brasil

Segundo dia Arenas Experience na Feira EBS

Causa, diversidade, sustentabilidade e segurança abordados na Feira EBS 2018

prefeitura municipal de campinas na feira ebs

Campinas destaca atrativos turísticos e para negócios durante a Feira EBS

Mato Grosso do Sul, Campo Grande - Casa Brasil, Paulino Menezes

Mato Grosso do Sul participa da 16ª Feira EBS

Resort Dom Pedro Laguna

Resort Dom Pedro Laguna se destaca entre espaços para eventos

países que mais recebem eventos

Brasil está entre os 20 países que mais recebem eventos internacionais

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas divulga infraestrutura para eventos e turismo durante a Feira EBS