Página Principal Revista EBS

Tomorrowland Brasil: um novo conceito de festival de música

Tomorrowland
Divulgação: Assessoria
Consagrado como um dos maiores festivais do mundo, o Tomorrowland tem a proposta de levar além da música uma imersão em um mundo de conto de fadas e magia

Criado pelos irmãos belgas Manu e Michiel Beers, o Tomorrowland teve sua primeira edição em 2005, numa pequena cidade de cerca de 17.000 habitantes na Bélgica, cujo nome não poderia ser mais adequado: Boom. Hoje o evento conta com alguns dos maiores nomes da música eletrônica da atualidade e recebe cerca de 180 mil pessoas anualmente. Sua proposta vai muito além da música, oferecendo uma imersão em um mundo de conto de fadas e magia. Para criar esse mundo, o festival conta com um trabalho de cenografia minucioso e detalhista, onde atores e dançarinos profissionais encarnam criaturas místicas e fazem sonhos ganharem vida. Tudo isso para proporcionar uma experiência inesquecível aos fãs do festival.

Em setembro de 2013 a ID&T, empresa responsável pela organização do Tomorrowland, realizou a 1a edição americana do festival, batizada de TomorrowWorld. O evento, que contou com 140.000 participantes, estreou em Atlanta e recebeu a indicação do International Dance Music Award para Melhor Evento Musical – prêmio que é do Tomorrowland belga há 3 anos consecutivos. Em 2014, foi o ano do 10o aniversário do Tomorrowland, marcado por uma edição especial comemorativa que durou dois finais de semana.

Boatos começaram a correr de que o Brasil seria a nova sede para o festival, mesmo antes do anúncio oficial do evento. O país tem a maior comunidade de fãs do evento Tomorrowland em todo o mundo, e os fãs da edição brasileira nas redes sociais já somam mais de 1,6 milhão de pessoas.

O festival foi realizado ao longo de três dias. Os 180.000 ingressos que foram disponibilizados para compra no site se esgotaram em menos de três horas, o que mostra o amor pela marca no país.

O local escolhido para acolher o Tomorrowland Brasil foi o Parque Maeda, localizado em Itu, São Paulo. O espaço possui uma posição estratégica, com fácil acesso a partir das duas maiores cidades do estado, São Paulo e Campinas, e para quem vem de mais longe há a opção de chegar pelos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Congonhas.

Tomorrowland Camping

Área de Camping – Divulgação: Assessoria

Em sua primeira edição, o festival Tomorrowland Brasil recebeu mais de 150 artistas nacionais e internacionais, que se apresentaram em sete palcos de diferentes dimensões, o que proporcionou ao público desde uma experiência mais intimista até o show audiovisual impressionante do palco principal, com direito a todos os detalhes e efeitos que o público espera do festival.

Conhecido por atrair os maiores nomes da música eletrônica mundial, durante seus 10 anos, o festival já recebeu DJs como Nicky Romero, Hardwell, Carl Cox, Dave Clarke, David Guetta, Steve Aoki, Richie Hawtin, Afrojack, Armin Van Buuren e Fatboy Slim, dentre outros.

Destaque para a cenografia

O festival é reconhecido em todo o mundo pelo seu trabalho de cenografia extremamente detalhado, que se propõe a criar um mundo de fantasia em que os participantes possam mergulhar durante o festival.

Este trabalho se vê presente não apenas nos impressionantes e elaborados palcos, mas em todo o festival, seja nos restaurantes, acampamento ou mesmo nos espaços de circulação do público.

Tomorrowland Cenografia

Divulgação: Assessoria

Para dar vida a esse mundo mágico, o festival contou com uma equipe de atores e dançarinos que interpretam as criaturas mitológicas que habitam Tomorrowland. Os efeitos especiais também foram um grande destaque, apresentando um dos maiores shows pirotécnicos e de laser do mundo. O tema escolhido para o Tomorrowland Brasil foi o “The Book of Wisdom” (“O Livro da Sabedoria”), o mesmo da edição de 2012 na Bélgica. Segundo Mauricio Soares, VP de marketing e parcerias da ID&T no Brasil, o “The Book of Wisdom” foi o tema que sedimentou definitivamente o festival como uma “experiência de desejo” para pessoas de todo o mundo.

Tomorrowland Cenografia

Divulgação: Assessoria

Sustentabilidade

O Tomorrowland busca adotar uma abordagem holística ao tema da sustentabilidade, envolvendo desde iniciativas voltadas para educação e orientação do público até a coleta seletiva de resíduos sólidos e a busca contínua pela diminuição e/ou compensação dos impactos ambientais do festival. Cada sede tem suas características particulares, e o plano para a edição brasileira contemplou características e necessidades locais, dando especial atenção ao uso inteligente da água e a colaboração com organizações locais para a reciclagem do lixo.

A pequena cidade Dreamville

Para uma experiência ainda mais completa, o Tomorrowland Brasil ofereceu opções de acomodação praticamente dentro do festival. É então que surge a Dreamville, uma verdadeira cidade onde fãs do mundo inteiro vivem e curtem juntos por 5 dias. A cidadezinha oferece padarias, lojas, salões de beleza e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Os fãs podem acampar ou ficar hospedados nos bangalôs e chalés.

Em outras edições a Dreamville ofereceu ainda atividades em grupo como sessões de Yoga e “Bass Bodies” um tipo de malhação que combina exercícios com música eletrônica. Além de tudo isso, há ainda o “The Gathering” (“O Encontro”), uma festa especial para os habitantes da Dreamville, que aconteceu no dia anterior ao primeiro dia do festival.

Curiosidades

Em 2014, celebrando seus 10 anos de existência, o Tomorrowland belga reuniu pessoas de mais de 200 nacionalidades diferentes. Uma verdadeira celebração global.

Aqui no Brasil, em sua primeira edição, não foi diferente. Quase 30% dos ingressos vendidos foram para fãs do exterior, que vieram de mais de 50 países diferentes, tais como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Bélgica, França, Turquia e Portugal, apenas para citar alguns exemplos. Estes resultados se devem não apenas à força do Tomorrowland nas mídias sociais, onde as fotos e vídeos do festival rompem fronteiras e alcançam pessoas do mundo inteiro, mas também aos pacotes de viagem Global Journey, que oferecem praticidade e conveniência com a chancela oficial do Tomorrowland para quem vem de longe.

Relacionados

Evento feito por todos, para todos

Marcelo Flores

Mudanças na educação, no universo dos eventos e no entretenimento

Cases inspiraram o público no último dia do 3º Congresso MICE Brasil

cannes lions 2018

Cannes Lions anuncia os números do prêmio em 2018

Daniel Strickland Burning Man

Representante brasileiro do Burning Man se apresenta no 3° Congresso MICE Brasil

CES 2018 espaço Intel

CES 2018: as maiores novidades tecnológicas apresentadas na feira

Palco do Lollapalooza Brasil

Lollapalooza dá exemplo de ações de live marketing

WTM Latin America

WTM Latin America 2018 chega ao fim com saldo de 12 mil reuniões