Página Principal Revista EBS

A empatia como chave para uma experiência positiva em eventos

empatia para uma experiência positiva em eventos
Pressfoto/Freepik.com
Além de analisar dados, é essencial se colocar no lugar de seus visitantes

Cada micro momento é importante na construção de uma experiência, que, por sua vez, pode ser traduzida pela compra de um produto, ou até mesmo por uma conversa. Para conseguir alcançar os objetivos e conectar os presentes em uma conferência, por exemplo, a empatia proporciona o contexto necessário para oferecer uma conexão e também uma experiência positiva em eventos.

Muitas empresas já estão preocupadas em trabalhar com os dados certos para personalizar a experiência de seu público-alvo. Porém, é necessário levar em conta as situações em que cada pessoa está vivenciando, o que inclui momentos específicos.

Ao mensurar a experiência, devemos ir além do ROI. Mais que adquirir ou converter participantes, é preciso nos preocuparmos sobre a satisfação e impacto no dia a dia deles. Se, de alguma maneira, o evento conseguir provocar algo de uma forma positiva nas pessoas, isso irá mantê-las interessados em eventos futuros.

E nada como a empatia, uma forma simbólica de se colocar no lugar do outro (nesse caso, do participante do seu evento). Essa é uma tática que oferece resultados positivos, pois possibilita enxergar situações através dos olhos de outra pessoa. A empatia permite identificar os desejos e necessidades que o outro precisa para ter uma experiência positiva em eventos, com impacto direto sobre o índice de engajamento.

Para que isso aconteça, é necessário desenvolver uma flexibilidade que permita o gerenciamento de mudanças de modelos enquanto é feito um trabalho de evolução contínua sobre a experiência dos participantes e consumidores. Novas medidas e métricas devem ser utilizadas, para que seja possível mensurar o resultado dos eventos e oferecer experiências que os clientes desejam. Nesse caso, a empatia é utilizada como catalisadora para mudanças e o desenvolvimento de estratégias que oferecem experiências cada vez mais positivas.

Relacionados
networking entre profissionais

Networking entre profissionais do mercado MICE é essencial para novos negócios

marketing para eventos

Regras essenciais de marketing para eventos

Wish Foz do Iguaçu e Belmond Hotel das Cataratas

Wish Foz do Iguaçu e Belmond Hotel das Cataratas se unem em evento inédito

WTM Latin America

WTM Latin America 2018 chega ao fim com saldo de 12 mil reuniões

WTM Latin America 2018

WTM Latin America começa em São Paulo

relação entre eventos e redes sociais

A relação entre eventos e redes sociais

EXC no Jockey Club

Jockey Club ganha espaço de 2 mil m² para eventos

Política Nacional de Qualificação no Turismo é implantada no Brasil

Política Nacional de Qualificação no Turismo é lançada no Brasil