Ferramentas de incentivo: conheça alguns cases de sucesso

Incentivo em Dubai
Divulgação/Departamento de Turismo, Comércio e Marketing de Dubai (DTCM)
Por definição, o marketing de incentivo é uma atividade do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto a seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização.

De acordo com estudo recente realizado pelo comitê de Marketing de Incentivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), o incentivo movimenta cerca de RS 4,5 bilhões por ano; isso se consideradas apenas as ações realizadas através de agências de marketing de incentivo. Quando as ações de incentivo realizadas pelas empresas internamente, o marketing de incentivo movimenta cerca de R$ 8,3 bilhões, e gera aproximadamente 500 mil empregos diretos. E a tendência é de crescimento substancial de campanhas até o final de 2016.

Campanhas de Incentivo

As campanhas de incentivo são excelentes ferramentas para que os colaboradores saiam da zona de conforto e se empenhem mais pelo resultado. “Nas campanhas de incentivo temos o resultado concreto em performance: as vendas, as taxas de conversão e todos os indicadores numéricos que ilustram o avanço dos negócios. O incentivo motiva, engaja e estimula ao mesmo tempo em que premia. É a solução para a equação resultado x motivação. Consequentemente, as empresas se sobressaem em relação aos concorrentes, alcançam um melhor desempenho e ganham mercado. É uma forma eficiente de engajar os colaboradores e públicos de interesse para alcançar seus objetivos comerciais”, acrescenta Silvana Torres, presidente da Mark Up, pioneira no mercado de incentivo.

Um exemplo de campanha de incentivo bem-sucedida é a Super Clube Colgate, promovida há 11 anos pela Colgate e há dois a Mark Up está à frente desse projeto. Participam do programa os representantes comerciais, supervisores, distribuidores/atacadistas e técnicos.

O mecanismo é de acumulo de pontos em função de vendas e de positivação para que possam ser trocados por produtos e serviços. Com isso, o objetivo principal é melhorar a performance individual de forma alinhada à meta coletiva e também dar melhor desempenho para os produtos prioritários dentro da estratégia de vendas.

Em sua edição completa mais recente, que aconteceu em 2015, o Super Clube Colgate obteve aproximadamente 23 mil participantes cadastrados, o que representou um crescimento de 55,5% no comparativo com 2014. A porcentagem de resgate de prêmios foi de 94,7%, com mais de 110 mil prêmios resgatados. Esse reflexo vai direto para o resultado de vendas, uma vez que impactou mais de 100 clientes da marca.

Para a comunicação, foram enviados e-mail marketing e SMS aos participantes, além de um website que fornecia acesso a partir de login e senha e disponibilizava regulamento, novidades, regras, extrato de pontuação, resgate e suporte.

Oportunidades não faltam nesse mercado. “As empresas precisam desafiar cada vez mais seus colaboradores e distribuidores para alcançarem suas metas pré-estipuladas. Com isso, elas procuram investir mais em programas de relacionamento, campanhas de incentivo ou premiação em viagens devido à eficácia da premiação e do retorno que ela gera para as empresas”, ressalta Claudia Abrahão, diretora executiva da Top Service, empresa que atua há mais de 30 anos no ramo de desenvolvimento logístico para viagens de incentivo.

“As campanhas de incentivo vêm se tornando Programas mais amplos e abrangentes, considerando não apenas a performance do participante como, também, de todo o relacionamento do mesmo com a empresa. Em alguns casos, existe até o envolvimento da família do participante”, afirma Julio Quaglia, diretor de Business Unit do Grupo LTM, empresa “one stop shop” no mercado de Loyalty.

Cartões de premiação

Um dos queridinhos que fazem parte do hall de ações de marketing de incentivo são os cartões de premiação. “As empresas têm adotado os cartões por serem uma solução que permite aos seus colaboradores a escolha do prêmio, serviço ou experiência que melhor se adapta as suas necessidades”, explica Rodrigo Shimizu, diretor de marketing e estratégia de produtos da Ticket.

 

 

Rodrigo Shimizu, diretor de marketing e estratégia de produtos da Ticket

Rodrigo Shimizu, Ticket

“Nossa ambição é ampliar nosso mix de produtos através de novos cartões”

Brand experience

Não só o marketing de incentivo, mas o brand experience como um todo é essencial para qualquer marca manter ou melhorar o seu desempenho no mercado. “Se partirmos do princípio de que a nossa economia passa por instabilidade e que em momentos de crise a influência de comprar ou não, adquirir ou não, está cada vez mais próxima do momento de decisão, as disciplinas da atividade são as que mais possuem força no momento da conversão e, consequentemente, as mais eficazes em um cenário onde escolher por uma marca ou outra pode encontrar a premissa de preço como prioritária.

Não só o incentivo, mas o brand experience deve receber atenção das marcas nas suas estratégias. E a receita está em o incentivo ser pensado dentro desse universo maior e usar a integração de diferentes disciplinas para compor um projeto completo e atrativo, que mantenha o público interessado e motivado, que gere uma plataforma de comunicação constante e que isso traga informações de resultados ao decorrer das campanhas compiladas para uma tomada rápida de decisão dos gestores, tornando o retorno de investimento e de engajamento altos”, destaca Silvana Torres, da Mark Up.

Silvana Torres, CEO da Mark Up

Silvana Torres, CEO da Mark Up

“Acredito que em médio prazo, o incentivo trabalhado, seguindo as tendências será considerado como parte indispensável da inteligência de negócios das marcas”

Viagens de incentivo

Quem não sonha em fazer uma viagem de incentivo encantadora e inesquecível?

Quando as empresas contratam uma viagem de incentivo, elas buscam reter talentos, gerar melhor relacionamento com seus melhores funcionários, parceiros e distribuidores; reconhecimento: essas viagens geram um sentimento de reconhecimento e satisfação para quem as vivencia, o que fortalece a relação dos colaboradores com a marca que proporciona a experiência, além de motivar equipes para o alcance das metas; gerar aumento das vendas.

Estar próximo e reconhecer os seus melhores clientes, é fundamental para que continuem investindo nesta relação. “Outros grandes diferenciais da área de incentivos é oferecer premiação e interação com marcas de uma maneira que dinheiro nenhum pode pagar. Por estar intimamente associado ao prazer, o turismo também é visto como uma forma de associar a imagem da empresa às experiências que uma viagem proporciona, como momentos de lazer, diversão e recompensa”, destaca Claudia Abrahão, da Top Service.

Um dos legados mais marcantes que uma viagem de incentivo pode proporcionar aos participantes envolvidos é o de fortalecer o relacionamento dos participantes com a marca que oferece a experiência.

Conheça alguns cases de grandes empresas que souberam valorizar esse legado realizando com maestria inesquecíveis viagens de incentivo.

Queensberry Incentivos – Banco Toyota

A Queensberry Incentivos escolheu a Região do Porto, considerada um dos melhores destinos para uma viagem de incentivo e associou o momento da Festa de São João para surpreender um grupo extremamente selecionado.

A viagem é realizada anualmente e tem como foco premiar os melhores consultores e gerentes de vendas – varejo da rede de distribuidoras Toyota de todo o Brasil, que alcançaram as metas na Campanha “Viva o Mundo” do Banco Toyota, além de alguns colaboradores do departamento comercial e staff do banco.

Queensberry Incentivos

Divulgação: Queensberry Incentivos

Realizada em junho de 2015 para um grupo de 56 premiados, esta viagem de incentivo proporcionou momentos inesquecíveis, inúmeras surpresas e teve a missão de superar as expectativas de um grupo jovem, animado e muito viajado.

Ao chegarem à cidade do Porto, os convidados foram levados ao hotel Pestana Palácio do Freixo, um edifício com estilo barroco, considerado monumento Nacional de Portugal. O almoço foi no restaurante Victa, localizado no Douro Marina, seguido de um agradável passeio panorâmico em tuk tuks pelo centro histórico que é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. À noite, o jantar de boas-vindas foi no Casa de Chá da Boa Nova, do renomado chef Rui Paula, com proposta culinária inovadora e ousada, além de uma vista para o mar em um cenário de sonho. Surpresa! O chef marcou presença falando sobre a casa e seus pratos, além de uma pequena apresentação de fado que encantou a todos.

No segundo dia, o destino foi o Douro a bordo do trem em vagões privativos pela encantadora linha que o acompanha. Durante o trajeto, mais uma surpresa, o trem foi “invadido” por um quarteto musical animado e foram servidas empadas para acompanhar uma taça de vinho.

Ao desembarcarem, foram levados à Quinta Nova para visita e almoço no local onde são produzidos alguns dos mais respeitados vinhos de Portugal.

Queensberry Incentivos

Divulgação: Queensberry Incentivos

À noite, os premiados puderam visitar e jantar na famosa Caves Grahm’s, produtora do melhor vinho do mundo de 2014, de acordo com a revista Wine Spectator. Em um ambiente em clima de São João, acompanhado de pratos da culinária tradicional do Norte de Portugal, os convidados vislumbraram a queima de fogos da tradicional festa e caíram na dança com um DJ animando o grupo com músicas típicas de São João, entre outras. E, para aqueles que desejaram continuar noite a dentro, foram levados ao baixo Porto para curtirem a festa, uma verdadeira imersão na tradição local.

No dia seguinte, um passeio a Guimarães fez com que os convidados colocassem a “mão na massa”: um workshop de petiscos típicos na Pousada de Santa Marinha, seguido de almoço na Varanda São Jeronimo agradou a todos. À tarde, fizeram uma visita aos principais pontos da cidade, berço da nação portuguesa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e seus principais monumentos. No jantar desta noite, no restaurante Clérigos, os convidados foram surpreendidos com um original e exclusivo Cassino de Vinhos, em que puderam apostar e testar seus conhecimentos sobre vinhos neste animado jogo.

No último dia de passeio, um “walk & taste” foi escolhido como atividade. O grupo percorreu o centro da cidade para conhecer seus principais mercados e degustar alguns produtos tradicionais. Após este deleite, foram ao L’Kodac para almoçar.

À noite, o grande jantar de despedida e premiação encantou a todos! A começar pelo traslado feito em limousines com espumante a bordo. Um luxo! O destino foi o Castelo de Santa Maria da Feira, aonde tiveram um jantar em estilo medieval, com direito a várias performances da época, para encerrar a viagem de forma espetacular.

Todas as atividades foram acompanhadas de mimos e cartas como a entrega de um azulejo português personalizado com o nome de cada um pintado à mão, martelos de plástico para a festa de São João, aventais personalizados para a aula de culinária, bolachas de vinho tipicamente portuguesas em uma lata em formato de uma casa local, um vinho do porto para o ganhador do Cassino de Vinhos, troféus aos premiados no jantar de despedida e um livro de fotos de Porto como gift de despedida.

Segundo Adriana Marques, responsável pela área de comunicação da empresa, esta viagem resultou em mais de 90% de aprovação dos premiados e foi considerada umas das melhores viagens realizadas pelo banco até hoje.

Terramundi Incentivos – Todeschini

A Viagem de incentivo para o Marrocos da Todeschini foi uma das mais incríveis já realizadas pela Terramundi Incentivos. “Os convidados desta viagem eram essencialmente mulheres e tínhamos a preocupação com a segurança, principalmente em Fez”, conta Rodrigo Fragoso, diretor-geral da Terramundi Incentivos.

A logística foi montada de forma que todos pudessem desfrutar do passeio e das maravilhas da cidade com tranquilidade e vivenciar a rica experiência de estar numa Medina do século 12.

Já em Marrakesh entre os muitos pontos altos, como o mercado e a praça Jemaa el-Fna, os participantes puderam entender como a vida funciona no coração da cidade, com seu mercado, seus cheiros e os produtos à venda, foi um dos dias mais bacanas da viagem. O passeio de 4×4 ao sopé das montanhas atlas. Ao todo 50 veículos foram logomarcados em um passeio incrível pelas montanhas e interior do Marrocos, uma experiência que contou com uma visita a um vila Berbere e apresentação de uma cerimônia do Chá, um almoço em tendas as margens de uma represa e paisagens de tirar o fôlego. Para finalizar a viagem outro ponto alto, foi o jantar no deserto em tendas, com camelos, dançarinas, engolidores de fogo, músicos e toda a estrutura de uma grande festa.

Terramundi Incentivos

Divulgação: Terramundi Incentivos

“Esta viagem foi finalizada com o depoimento de uma passageira que, ao final, chorou de emoção e nos agradeceu por trazer a ela as lembranças do pai, de descendência Síria, e sua infância”, conta Rodrigo.

O resultado? Sem dúvida foi a melhor avaliação nas pesquisas de satisfação e um excelente resultado para o cliente.

Carrefour

Em novembro de 2015, o Grupo Carrefour promoveu a primeira edição do “Troféu Mulheres Líderes”, que premiou colaboradores de mais de dez países onde a companhia está presente com uma viagem para Paris, onde está localizada a matriz da empresa.

Para concorrer ao prêmio, cada subsidiária selecionou quatro de seus colaboradores, sendo três mulheres com perfis inovadores e diferenciados e um homem que tivesse como prática a diversidade. No Carrefour Brasil, as lideranças indicaram 200 colaboradores de diferentes áreas e cargos. Entre as mulheres finalistas foram escolhidas uma operadora de loja, uma frentista e uma gerente comercial. Já a quarta vaga foi conquistada por um dos gerentes de açougue. Em Paris, eles participaram da final do “Troféu Mulheres Líderes” ao lado de 40 colaboradores de subsidiárias do Grupo Carrefour. Durante a viagem, tiveram a oportunidade de conhecer a matriz da companhia e visitar os principais pontos turísticos da capital francesa.

A ação faz parte de um programa global de promoção da igualdade de gênero chamado Women Leaders, que, a partir de uma diretriz mundial, desenvolve programas e iniciativas para valorizar os talentos femininos da empresa em todo mundo, buscando engajar os executivos, dar visibilidade às mulheres líderes e proporcionar equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Carrefour/HDPR Comunicação

Divulgação: Carrefour/HDPR Comunicação

Este é um dos programas de reconhecimento de colaboradores implementados pelo Carrefour no Brasil e no mundo.

Case Imagine – O Boticário

A Case Imagine preparou dois projetos para levar O Boticário e seus colaboradores a destinos muito especiais: Colômbia e Portugal. Mais do que passar pelos pontos turísticos que todos já ouviram falar, essas foram jornadas que combinaram o melhor da gastronomia, do entretenimento e da cultura. Tudo com a originalidade que só quem tem conhece esses destinos como um local pode oferecer.

Para a Colômbia foram feitas duas viagens: uma premiação para os destaques da área comercial e uma premiação para os revendedores. Estes dois grupos foram recebidos com todo o requinte e a sofisticação do Hotel Intercontinental Cartagena das Índias, um destaque dessa cidade que se tornou uma verdadeira febre mundial atraindo para a América do Sul visitantes atrás de suas charmosas ruas com casas coloridas e seus muros históricos.

Já para Portugal foram feitas viagens com três grupos: ganhadores dos Prêmios Linda e Encanto e para franqueados. As viagens combinaram verdadeiros clássicos imperdíveis, como conhecer a receita original dos pastéis de Belém, com passeios exclusivos por alguns dos mais charmosos pontos de Lisboa.

Case Imagine

Divulgação: Case Imagine

Tags: brand experience Incentivos mark up MICE viagens de incentivos

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