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2º Congresso de Live Marketing

Congresso Live Marketing 2015
Imagem: Luciana Serra
Congresso de Live Marketing atinge objetivos e traz desafios

Com objetivos atingidos e discussões que vão gerar novos trabalhos, terminou na noite do dia 28/07, o 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, SP.

O evento, realizado nos dias 27 e 28 de julho, reuniu centenas de profissionais da comunicação, entre agências, clientes e fornecedores em busca do desenvolvimento desse mercado, que tem se mostrado em constante expansão. O encerramento das atividades foi marcado pela cerimônia do 15º Ampro Globes Awards, que premia as melhores campanhas, profissionais e fornecedores do live marketing no Brasil.

A Olimpíada como uma oportunidade para reinventar sob o ponto de vista de legados e aprendizagem foi um dos destaques do último dia do congresso. O assunto, que já integra projetos de pequenas e grandes empresas, e será reforçado a partir do próximo mês, foi abordado no “Painel Olímpico: Live, Life, Legacy”.

Para tratar do tema foram convidados o diretor de Planejamento da Momentum, Rodrigo Coelho e o CEO da Gael, Gaetano Lops. O presidente da agência Tudo, Mauricio Magalhães comandou os trabalhos.

“Será uma oportunidade para as marcas contribuírem, fazerem diferença e serem reconhecidas pelo público. Nesses jogos, vamos viver uma das coisas mais importantes que as marcas estão aprendendo, o poder do real time marketing, da reação ao vivo.”, destacou Coelho.

Já Lops falou sobre a necessidade de planejamento para as empresas que ainda desejam participar do maior evento esportivo mundial.

“Para quem já está envolvido com o esporte, a hora é essa. Quem não fez, é a chance de começar. Mas, se for pensar nos jogos que acontecem daqui um ano e depois esquecer, não adianta. É uma história para ficar. Sei quando uma marca fala superficialmente comigo ou profundamente. Essa é a grande diferença para esse tema.”, afirmou o executivo.

Em seguida, foram apresentados novos dados do segmento de live marketing no Brasil pelo analista da Lafis Consultoria, Alexandre Franco, durante o Comitê de Pesquisa e Evolução do Mercado. Ao todo, foram ouvidas 200 agências, maioria da Região Sudeste.

O resultado trouxe números relevantes, como o faturamento anual, de até R$ 5 milhões para pelo menos a metade das cercas de três mil agências especializadas no país.

As entrevistas trouxeram ainda como resultado a predominância de empresas grandes como clientes (64%) e as ativações da marca como o principal trabalho realizado pelas agências (93%), seguido pelos eventos (92%) e promoções (88%). “O live ainda tem muito espaço para crescer.”, mencionou Franco, diante das conclusões.

O diretor da Central Globo de Desenvolvimento Comercial, Carlos Henrique Nascimento, incrementou o comitê ao falar sobre oportunidades de negócio e a reestruturação da empresa para integrar novos projetos voltados ao segmento. “Muitas vezes, no ambiente do live marketing, o veículo não é totalmente compreendido em termos de função. Estamos aqui para construir e fazer história. Para ter resultado é preciso emoção, execução e planejamento.”, disse o executivo.

O encerramento do comitê foi marcado por um debate com outros profissionais, como Denise de Cássia, da Agência 96; o presidente do Grupo Atendimento, Marcio Oliveira; e o sócio-presidente da Avantgard, Luiz Arruda.

Foram abordadas diferentes questões, entre elas tecnologias e gestores de negócios. Um dos questionamentos feitos foi sobre a necessidade de mudança do live marketing.

Para mostrar a força do marketing ao vivo em todo o País, foram apresentadas peculiaridades do mercado fora das grandes Capitais no Painel Regionalização, logo após o almoço.

De acordo com Alexa Carvalho, VP de Desenvolvimento Regional da Ampro, a ideia foi mostrar que existem agências e profissionais capacitados no país inteiro, principalmente porque a entidade vem fazendo um trabalho de potencialização desses mercados, melhorando a qualificação da mão de obra, os profissionais e os fornecedores que abastecem o negócio, levando mais conhecimento. “E a gente sabe que está no caminho certo.”, destacou Alexa.

Elaine Moro Costa, diretora-regional da Ampro PR/SC também acredita na evolução do mercado fora das grandes Capitais. “A gente, como regional, está pronta para receber grandes agências, pensar estrategicamente com vocês. Temos bons profissionais.”, salientou a executiva.

Também apresentaram seus pontos de vista Juliana Ottoni, diretora-adjunta da Ampro Centro-Oeste; Milton Santana, presidente da Ampro Nordeste; Roberto Rimoli, diretor-regional da Ampro RS; Marcio Vianna, diretor-associado da Ampro Nordeste e Tony Coelho, diretor-regional da Ampro RJ. “Somos fundamentais no processo de inteligência, porque entendemos a peculiaridade de cada região.”, mencionou Juliana.

Congresso Live Marketing 2015
Imagem: Luciana Serra

Antes dos últimos debates, o diretor de normas da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Sidney Oliveira, falou sobre o novo modelo de licitação para o setor de live marketing, que vem sendo trabalhado.

O formato em desenvolvimento foi uma conquista da entidade, já que até então as licitações estavam baseadas apenas no preço. Habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira estão, por exemplo, entre as exigências legais para participar da concorrência para um trabalho.

Subiram ao palco sob a coordenação de Ana Paula Andrade, a Retrail Trade Marketing Manager da Dell, Carolina Loyo; o gerente de Marketing da Cisco, Mauricio Portela; o diretor de Marketing da JBS, Marcelo Dias; a gerente de Marketing da Fnac, Mariana Manita; e o doutor em marketing pela Fundação Getúlio Vargas e pela ESPN, Henrique de Campos Junior.

Alguns dados embasaram as apresentações e mostraram a importância desse segmento, como o faturamento anual de R$12 bilhões e o fato de 25% das agências de live marketing trabalharem efetivamente com trade marketing na especialidade.

“O canal ponto de venda continua responsável por 70% das vendas, apesar do crescimento da plataforma digital. A chegada, descoberta e decisão acontecem no ponto de venda.”, disse Portella.

Não é à toa que a Dell precisou voltar ao mercado de varejo ao perceber que estava perdendo vendas, conforme apresentou Carolina. Foi necessária uma mudança de estratégia, cujo resultado foi positivo.

Congresso Live Marketing 2015
Imagem: Luciana Serra

Para fechar as atividades, o sócio-diretor da Gouveia e Souza, Luiz Alberto Marinho, apresentou a palestra “O Futuro do Varejo”, mostrando o novo perfil do consumidor, que ficou mais exigente e com mais poder em relação ao passado. não é exatamente o que ele busca. O encerramento do evento foi feito pelo presidente da Ampro, Kito Mansano, que considerou o congresso “desafiador”. “Tenho orgulho por atingir os objetivos. O Congresso trouxe discussões interessantes que vão gerar trabalhos significativos para dar continuidade ao que temos desenvolvido no nosso mercado.”, ressaltou o executivo.

15º Ampro Globes Awards

A maior premiação do Live Marketing no Brasil revelou, na noite de 28 de julho, as melhores campanhas de 2015, em cerimônia no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A festa aconteceu no encerramento do 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, o mais importante encontro do setor no país.

Congresso Live Marketing 2015
Imagem: Luciana Serra

Foram premiadas 43 campanhas, de 18 agências. O destaque da noite foi para a NewStyle, com cinco ouros e o Grand Prix de Melhor Campanha do Ano, com o case “Linha 180 Avon”, na categoria de Melhor Campanha de Comunicação Integrada. A agência paulista, que concorreu em 10 categorias, também levou quatro pratas e um bronze e foi eleita a Melhor Agência do Ano no 15º AMPRO Globes Awards e Melhor Agência Regional Estado de São Paulo. A segunda melhor premiada foi a Hands, com quatro troféus de ouro, dois de prata e um bronze e, na sequência a UP Line, com três ouros e uma prata. As premiações regionais também foram entregues para a Ampla Comunicação – Melhor Agência Regional Norte/Nordeste, UP Line – Melhor Agência Regional Sudeste/Centro – Oeste, e Help Comunicação – Melhor Agência Regional Sul.

Foram ainda revelados os Melhores Profissionais do Live Marketing em 2015. Na categoria Produção, o prêmio foi para Elaine Moura (Agogô Promo); em Atendimento, Daniela Koury (Ampla); na categoria Planejamento, o troféu foi para Rodrigo Ferreira; e em Criação, o destaque foi Edimar Cesar de Araújo Filho (Faz Promo). Duas empresas foram premiadas com o troféu de Melhor Fornecedor do Ano: Truckvan e Uranus2.

A cerimônia de premiação do AMPRO Globes Awards 2015 foi ainda animada com a irreverência, descontração e o repertório variado da banda Big Time Orchestra.

O AMPRO Globes Awards é a versão nacional do The Globes Awards, a maior premiação mundial do Live Marketing criado pela MAAW – Marketing Agencies Association Worldwide, que anualmente reconhece as melhores campanhas em mais de 25 países. Para conferir a listagem completa das agências vencedoras, acesse o site www.ampro.com.br.

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