Revista EBS

Você conhece o perfil comportamental dos colaboradores da sua empresa?

Foto: Divulgação/Assessoria

Publicado em 02/09/2020

A gestão estratégica de pessoas é indispensável para as empresas, afinal o bem mais valioso, “o colaborador”, deve ser observado com critérios e entendimento. E ter o colaborador com o melhor conhecimento técnico não é suficiente hoje em dia se ele não se encaixa na função em que está, tanto no cargo quanto no departamento correto, isso porque pessoas se encaixam melhor em cargos e departamentos que condizem com seu perfil comportamental.

Então imagine que uma pessoa pode ser excelente em análise, mas não saber liderar um grupo de pessoas. Pode ser ótima em seguir procedimentos, mas ter dificuldade em lidar com pessoas. E cargos diferentes exigem competências diferentes. Liderar um grupo de pessoas, por exemplo. exige habilidades como: comunicação, inteligência emocional, network, sociabilidade, entre outros.

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Entender o perfil comportamental dos colaboradores é uma das habilidades que está ganhando espaço em muitas empresas. Afinal, esta ferramenta proporciona um melhor rendimento e clima organizacional. Isso porque está começando a ficar claro que as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas por mal comportamento, baixa performance e problemas de relacionamento, ou seja, suas habilidades emocionais.

Imagine um colaborador com alto desempenho como analista de análise de dados, que possui todas as características necessárias para o cargo, como: concentração, pontualidade na entrega de relatórios, análise minuciosa dos dados apresentados, enfim, é perfeito para esse cargo. Este analista foi promovido para líder do setor de Análise de Dados.

Ao assumir este novo cargo, percebeu-se dificuldades no desempenho desta nova função, pois este colaborador sempre trabalhou de forma individual, sem muito contato com outras pessoas, imerso nas questões de análise dos dados. E como líder, outras competências são exigidas como: falar com pessoas, intermediar conflitos, buscar formas de motivação e fazer reuniões.

A empresa poderá avaliar que este colaborador está com problemas pessoais, ou está acomodado porque já é um líder, e não rende mais como antes. Isto poderá acarretar na demissão desse colaborador que era excelente na função anterior.

Muitas empresas que já adotam a questão do perfil comportamental não dispensariam este colaborador sem entender o que de fato levou à perda de produtividade, pois possuem as ferramentas corretas para identificar que pode se tratar de um excelente profissional no cargo errado, cargo esse que não aproveita as melhores qualidades dele.

Esse é só mais um caso que vemos diariamente em inúmeras empresas. Além de perder um talento, os custos financeiros com treinamentos, contratações e demissões, também devem ser avaliados, pois geram ônus para as empresas. E tudo isso pode ser evitado com o conhecimento de perfil comportamental.

Existem 4 perfis comportamentais: dominante, influente, estável e conforme.

Em resumo, ter todos os perfis dentro da sua empresa é ótimo, pois um complementa o outro com suas qualidades e habilidades.

A análise do cargo e de quais competências esse cargo exige, cruzado com as competências dos colaboradores, é a chave para se ter todas as pessoas nos lugares certos, motivadas e dando o seu melhor.

Foto: Assessoria / Divulgação

Suzane Higa, graduada em administração e contabilidade, com formação em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis. Ministrante oficial dos cursos O Poder da Ação e Poder e Alta Performance, ambos baseados nos livros do Best Seller Paulo Vieira. Analista de perfil Comportamental pela Febracis, atualmente ocupa o cargo de Assistente de Qualidade na King Contabilidade

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