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A estratégia de Employer Branding na atração e retenção de talentos

Foto: Katie White | Pixabay
O tema ganha cada vez mais espaço na agenda de prioridades das áreas de Recursos Humanos

Publicado em 23/08/2020

Em um cenário onde os talentos são cada vez mais valorizados – e disputados – pelas empresas, o tema Employer Branding ganha cada vez mais espaço na agenda de prioridades das áreas de Recursos Humanos. Mas ainda há muitas dúvidas do que realmente significa o termo.

Você sabe do que se trata?

Employer Branding, ou gestão de marca empregadora, é a expressão usada para descrever a reputação de uma empresa como empregadora, que é diferente de como ela é vista comercial ou institucionalmente. Em outras palavras, pode ser definida como a imagem de uma organização como um ótimo lugar para se trabalhar tanto para a atração de talentos quanto para a retenção dos mesmos, ou seja, para colaboradores, candidatos e todo o ecossistema.

Foi na década de 90, mais precisamente em um artigo publicado em 1996 por Simon Barrow – então chairman da Revista People & Business – e Tim Ambler para o Journal of Brand Management, que surgiu a expressão “Employer Branding”, fazendo a ligação entre estratégias de gestão, branding e marketing com recursos humanos. Desde então, milhares de empresas e profissionais têm tentado adotar o conceito para atingir os objetivos reais de negócios em relação aos talentos.

Conceitualmente, as ferramentas usadas na construção e gestão da marca do empregador são praticamente um espelho das técnicas usadas pelas áreas de marketing na gestão das marcas das empresas na mente e no coração de consumidores e clientes, ou seja, as áreas de Recursos Humanos vêm aplicando conceitos para atrair candidatos, engajar funcionários e reter seus principais talentos da mesma forma que o marketing se preocupa em atrair e reter clientes e consumidores. Não é à toa que encontramos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação liderando as iniciativas de marca empregadora em muitas organizações.

Mas diferente do que ocorre na gestão de marcas feita pelas áreas de Marketing, que se concentra na reputação e posicionamento externo dos atributos da empresa, a atratividade da marca do empregador é resultado da combinação de dois mundos: dos atributos compartilhados pelos seus colaboradores e da reputação da marca percebida como empregadora pelo mercado.

E o que uma boa gestão de marca empregadora pode oferecer para sua empresa? Segundo o Linkedin, uma boa estratégia de Employer Branding garante até 3,5 vezes mais aplicação de candidatos às suas vagas de emprego em um processo seletivo e chega a diminuir até 11% o turnover (taxa de rotatividade) dos seus colaboradores.

Os benefícios que a boa reputação de uma marca empregadora gera, se estiverem realmente alinhados às estratégias de negócios, são efetivos, reais e de longo prazo. Trabalhar Employer Branding nas empresas não é mais uma questão de diferencial, mas sim de sobrevivência na disputa pelos talentos.

E você, está gerindo a reputação da sua marca empregadora ou deixando que o mercado a gerencie por você?

Brand or be branded.

Autor(a)

Suzie Clavery

Suzie Clavery

Co-fundadora da Employer Branding Brasil, iniciativa que ajuda empresas e profissionais a se desenvolverem na gestão de marca empregadora aliada aos objetivos de negócios, proporcionando experiências positivas para os talentos no ambiente de trabalho, sejam eles candidatos ou colaboradores.Autora do primeiro livro sobre Employer Branding do Brasil “Isso é Employer Branding?! Um livro para (des)construir tudo aquilo que você (acha que) sabe (ou não) sobre o tema”, pela Editora Leader (2020).

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