Página Principal Revista EBS

Mulheres: Catalisadoras de Criatividade e Inovação no Setor de Eventos

Foto: Freepik
A presença feminina em alguns papéis é um sinal claro de inovação e inspiração em ação.

Publicado em 17/01/2024 – por Mônica Schimenes

As mulheres são reconhecidas por impulsionar criatividade e inovação, abraçando a disrupção com menos hesitação. No dinâmico e competitivo setor de eventos, essas qualidades femininas destacam-se, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento e evolução.

Ambientes diversificados, respeitosos e com igualdade de oportunidades atraem mulheres em diversas funções: produtoras, planners, coordenadoras, assessoras e líderes. A presença feminina nesses papéis é um sinal claro de inovação e inspiração em ação.

Recentemente, observou-se um aumento expressivo de mulheres no setor, impulsionado por uma liderança voltada para o empoderamento feminino. Dados do SintiBref – Minas revelam que o número de mulheres empreendedoras dobrou nos últimos cinco anos, e a presença feminina em cargos de liderança cresceu em 29%.

Mulheres estão não apenas ocupando posições de liderança no setor de eventos, mas também estão reinventando abordagens de gestão e tomada de decisão, trazendo impactos significativos no mercado. Além disso, mais mulheres estão sendo vistas como palestrantes, uma mudança notável comparada a períodos anteriores.

No entanto, o preconceito ainda é uma realidade. Promover e apoiar essa transformação é crucial para inspirar e formar futuras líderes. Quanto mais exemplos de liderança feminina tivermos, maior será a probabilidade de termos um futuro com mais mulheres em posições de poder.

A sociedade, e não apenas o setor de eventos, necessita de líderes femininos como referência. Como líder, me dedico a amplificar as vozes das mulheres, ajudando-as a encontrar e expressar suas perspectivas únicas. Promover lideranças que incentivem a criatividade e inovação femininas é fundamental. Estou comprometida em destacar e apoiar o desenvolvimento de carreiras femininas, preparando-as para inspirar e liderar as próximas gerações.

Somos muitas vozes; nosso objetivo é ser uma voz autêntica, não apenas um eco.

Sobre a Autora:

Mônica Schimenes, CEO e Fundadora da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo.

Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados.

Está presidente do Conselho de Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson & Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”, sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. É musicista, cantora, casada e mãe do Léo.

Relacionados

Treinando equipes de sucesso com team building

MCI Awards comemora os principais clientes e projetos do ano de 2023

Área de eventos abre 700 vagas de emprego em São Paulo

Mark Up transforma o MUBS, evento sobre marketing, tendências e inovação, em videocast