Revista EBS

Epidemia de Coronavírus: Estratégia e diretrizes para organizadores de eventos corporativos

Imagem: creativeneko/Shutterstock.com

Não há dúvidas que o surto de Coronavírus (COVID-19) está causando impactos significativos no setor de eventos corporativos. O vírus iniciado na China em dezembro do ano passado agora se espalha para muitos países da região Ásia-Pacífico, assim como para a Austrália, Europa, América do Norte e Oriente Médio. Os casos encontrados fora da China são basicamente daqueles que viajaram recentemente para a China.

A situação é considerada preocupante e grave. Até 19 de fevereiro de 2020, 75.204 casos foram confirmados, com 2006 mortes. Deste número, 924 casos são de fora da China, 25 países confirmaram casos do COVID-19.

Praticamente todo trabalho no setor de feiras e eventos depende de interações face-to-face. E, como foi constatado que o Coronavírus pode se alastrar por meio de contato de humano, os eventos se tornaram vulneráveis ​​ao impacto do surto. E esse impacto é mais profundo e negativo quando é o caso de eventos globais, que recebem participantes de todo o mundo. Muitos deles estão sendo cancelados ou adiados. No entanto, organizadores de todo o mundo estão tomando precauções para garantir a segurança e minimizar os riscos para o público.

É difícil prever o impacto do Coronavírus no futuro. O que é recomendado pelos especialistas em gerenciamento de crises é administrar a situação por meio de planejamento estratégico. A tomada rápida de decisões por parte dos organizadores de eventos é importante e existem alguns fatores que, se absorvidos na estratégia de Planejamento de Eventos, podem ajudar a reduzir os danos iminentes.

Organizadores no mundo inteiro estão tomando precauções para garantir a segurança e minimizar os riscos para o público (Imagem: Geralt/ Pixabay)

Diretrizes quando um evento for adiado

Um dos piores pesadelos para os planejadores de eventos é o evento ser adiado. O surto de Coronavírus tornou o reagendamento de feiras e eventos cada vez mais frequente por conta do medo da disseminação da epidemia. A situação se torna mais desafiadora no caso em que todos os detalhes do evento já foram finalizados e os organizadores concluíram seu ciclo de marketing. Planejadores de eventos de médio e pequeno porte, especialmente aqueles sem nenhum plano de contingência são os que mais estão sendo prejudicados. Abaixo, algumas instruções em caso de eventos remarcados:

Diretrizes quando um evento for cancelado

Existem lugares completamente fechados devido ao Coronavírus, como a China e locais onde foram confirmados casos e houve mortes em decorrência da doença. Nesse caso, os planejadores de eventos não têm outra opção a não ser cancelar o evento. Além disso, até o momento não há como saber quanto tempo levará até que a situação volte à sua normalidade. Se essa epidemia perdurar por mais tempo há a possibilidade de os eventos adiados começarem a ser forçados ao cancelamento. No caso de cancelamento:

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Uso de máscaras e kit médico básico

O kit médico básico deve ser disponibilizado para qualquer pessoa que mostre sintomas imediatos. Já que a transmissão do vírus é pelo contato humano, se a pessoa em questão estiver equipada com máscaras cirúrgicas, evitará pelo menos que outros participantes sejam infectados.

Quanto ao uso de máscaras, a OMS orienta que se a pessoa é saudável, só precisará usar uma máscara se estiver cuidando de uma pessoa com suspeita de infecção ou se estiver tossindo ou espirrando. As máscaras são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com álcool ou água e sabão.

Orientação da OMS 

(Imagem: Pixabay)

Segundo a OMS, são sintomas do Coronavírus febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Aperto no peito é outro sintoma observado entre os infectados pelo vírus. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia, insuficiência renal e até morte.

É de extrema importância se certificar que participantes e outras partes envolvidas do evento corporativo, em locais com risco ou com casos confirmados do COVID-19 estejam cientes das medidas básicas de proteção contra o novo Coronavírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por Centros de controle e prevenção de doenças. Entre as diretrizes estão:

Clique aqui para informações completas das diretrizes de proteção e vídeo informativo da OMS (conteúdo em inglês).

Leia mais:

Ministério da Saúde anuncia possível primeiro caso de Coronavírus no Brasil
Organizadoras de feiras de turismo na Ásia cancelam eventos devido ao coronavírus
Coronavírus está afetando o mercado corporativo?

Sair da versão mobile