Página Principal Revista EBS

Brasil tem primeiro caso de Coronavírus confirmado

Imagem: Pixabay
Exame de contraprova realizado pelo Instituto Adolfo Lutz deu positivo. Brasil se torna o primeiro país da América Latina com um caso confirmado da doença

Está confirmado o primeiro caso de Coronavírus no Brasil. A pessoa infectada é um homem de 61 anos, residente em São Paulo/SP, que retornou de viagem a trabalho para a Itália, na região da Lombardia (região norte), no período de 9 a 21 de fevereiro, e teve início de sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o indivíduo está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

O anúncio do primeiro caso no Brasil foi dado no dia 25 de fevereiro, após o Hospital Israelita Albert Einstein registrar a notificação de caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O primeiro teste deu positivo para COVID-19. Com o resultado preliminar realizado e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou uma segunda amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. Com a confirmação da contraprova do exame, o homem de 61 anos residente em São Paulo, passa a ser oficialmente o primeiro caso da infecção no Brasil, assim como o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado da doença.

As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde estão realizando a identificação no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea, dos passageiros que voaram com o brasileiro contaminado pelo coronavírus. A Anvisa também informou em nota que reforçará os alertas para passageiros de voos que chegam do exterior, principalmente dos países onde já foram registrados casos da doença.

Leia mais:

Epidemia de Coronavírus: Estratégia e diretrizes para organizadores de eventos corporativos

Relacionados

Validade dos profissionais no mercado de trabalho

São 840 mil empregos ameaçados no setor de eventos no Paraná

turismo brasileiro

5º Fórum Brasileiro de Turismo debate o crescimento do setor no pós Covid-19

Rio de Janeiro adia a reabertura de teatros, cinemas e casas de eventos

prejuízo-eventos-pandemia

Eventos: R$ 90 bilhões em prejuízo pela pandemia

Transformação digital e o “novo normal” para o setor de eventos

CES 2019

CES, maior conferência de tecnologia do mundo, será virtual em 2021

ABRACE apresenta manual de boas práticas das empresas de cenografia e montadoras de estandes