Página Principal Revista EBS

As atitudes de um verdadeiro líder

Foto: Pixabay
O líder interage e ajuda a sua equipe a entender o resultado esperado com as atitudes que executam...

            A clareza das expectativas deve permear as atitudes do líder que, além de definir os objetivos das tarefas deve também descrever o que espera em relação ao cumprimento delas. Assim, o líder interage e ajuda a sua equipe a entender o resultado esperado com as atitudes que executam, isso é mais importante do que dizer a elas o que elas devem fazer.

            Ser um bom ouvinte também é uma característica importante e uma atitude constante do bom líder. Compreender o ponto de vista da sua equipe é importante, pois as soluções surgem quando todos estão comprometidos. Ouvir é uma estratégia para engajá-los e envolve-los com a causa das tarefas.

            Outra importante atitude do líder é deixar claro para a sua equipe os critérios pelos quais ela será avaliada pelo cumprimento das metas estabelecidas. Agindo assim, os membros conseguem se comprometer mais e ter uma melhor performance para a entrega do resultado esperado.

            Mas o líder não deve se esquecer das recompensas! Elas devem ser estimulantes e não apenas com o fim de premiar, mas também de reconhecer a dedicação e envolvimento de todos. Um simples obrigado e o elogio pelo alcance do objetivo de uma atividade pode ser uma ação recompensadora efetiva. Para aqueles que são ávidos por desafios e são confiáveis, podem receber mais poder de autonomia.

            Para que o termômetro da eficácia esteja sempre operante, o líder deve também focar o feedback, demonstrando como está o andamento das atividades esperadas e a conduta de sua equipe para atingi-las. Outra habilidade importante do líder é também mostrar o feedfoward, ou seja, o que se espera da equipe no futuro, mediante análise da situação presente.

            O líder precisa ainda fazer com as pessoas se sintam valorizadas pelas ideias apresentadas e principalmente reconhecidas como as autoras dos bons frutos. Dê mérito a quem realmente fez, valorize a criatividade, a iniciativa e os resultados conquistados de cada profissional.

Mas para alcançar tudo isto que foi apresentado é preciso o maior alicerce de todos: a confiança! É preciso mostrar que se preocupa de verdade com o outro e com o seu crescimento profissional. O líder também deve estar comprometido e não apenas envolvido com sua equipe, senão a recíproca será falsa.

Marcelo de Elias é palestrante especialista em mudanças, comportamento e inovação. Professor da FGV e Fundação Dom Cabral.

Para saber mais:
contato@monteiroassessoria.com.br
(11) 2863-7457

Autor(a)

Marcelo de Elias

Palestrante internacional. Professor da FGV, Fundação Dom Cabral e Franklin Covey.Premiado pela Associação Brasileira de Liderança como o melhor palestrante sobre Mudanças e Gestão. Um dos palestrantes destacados pela revista TED, que apresentou as referências no mercado de palestras. Participou de visitas técnicas com outros grandes palestrantes em Dubai e Israel.Experiência como Executivo de Recursos Humanos. Diretor da consultoria Academia de Empresas, empreendedor e empresário. Formação internacional na Universidade de Tampa na Flórida/EUA. Administrador com MBAs pela USP e FGV. Formação executiva pela Fundação Dom Cabral. Realizou intercâmbio técnico-profissional em diversas empresas americanas. Mestrado em Inovação, Empreendedorismo e Design Thinking.Fundador da “Universidade da Mudança“, o maior portal brasileiro de conteúdo sobre mudanças.Assina colunas em sites e revistas. É coautor do livro “Ser Mais em Gestão de Pessoas” e autor do audiolivro bestseller “Como ser um RH Estratégico”.Para saber mais: contato@monteiroassessoria.com.br | (11) 2863-7457

Relacionados

Pesquisa aponta o engajamento e resiliência dos trabalhadores frente à COVID-19

Os 7 erros comuns que até os melhores líderes cometem

Lições do CES 2021 para gerar receita com eventos virtuais

Clientes visitam estande em uma feira de negócios

Não espere os clientes em seu estande

jogos corporativos

Jogo corporativo foca em team building, integração e engajamento de times

Os desafios de impactar o público de forma remota

Como liderar em um cenário de volatilidade?

Um líder compreende, motiva e colabora com a equipe