Página Principal Revista EBS

Biografia conta a história do criador das Feiras de Negócios no Brasil e sua influência na economia

Foto: Divulgação
Escrita por Maria Izabel Moreira Salles, a obra relembra a trajetória de Caio de Alcantara Machado

Publicado em 30/04/2021

“Um dia Vai dar Jacaré”, proferiu Caio de Alcantara Machado perante as dificuldades que enfrentou para criar as Feiras de Negócios no Brasil. E é sobre a história da sua vida, que se iniciou no Cartório do pai, virou um renomado radialista, publicitário e o maior promotor de Feiras do Brasil, que trata o livro “Vai dar Jacaré”, de Maria Izabel Moreira Salles.  

A obra, traz a trajetória do empresário que ajudou na industrialização e internacionalização do comércio brasileiro. Ao longo de sua carreira, os eventos realizados por Caio movimentaram bilhões de reais, geraram milhares de empregos e fizeram com que o Brasil se desenvolvesse economicamente e se tornasse competitivo com outras nações. 

Entre os destaques de sua trajetória estão a criação das Feiras, a parceria com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua história como presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café – (IBC).  O livro traz também uma série de links de QR Code, onde convida o leitor a viajar no tempo e assistir aos vídeos com depoimentos e reportagens da época. Ele chegou a ganhar dentre os mais de 20 prêmios: seis vezes o prêmio Homem de Marketing do Ano, “Chevalier de la Légion d’Honeur” concedido pelo Governo da França, e o de Homem do Ano, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. 

Essas conquistas também fizeram com que Caio fosse eleito pela Veja São Paulo uma das 25 pessoas mais importantes que ajudaram a construir São Paulo, ao lado de nomes como o padre José de Anchieta, Dom Pedro I e o bandeirante Fernão Dias Paes Leme.  

“Posso dizer com confiança que dois anos de pesquisa fizeram de mim mais do que uma autora, uma entusiasmada admiradora. Meu objetivo com este livro é difundir sua biografia entremeada com a história de São Paulo e do Brasil, tentando espalhar com o mesmo fervor a esperança que ele jamais desistiu de ter, de que um dia iria fazer desse Brasil um país desenvolvido, mais justo, no qual as pessoas teriam orgulho de serem brasileiras”, destaca a autora Maria Izabel Moreira Salles. 

Os feitos de Caio transformaram o Jacaré em um prêmio, o Prêmio Caio, uma honraria dedicada aos melhores e àqueles que são capazes de fazer acontecer. Hoje, para profissionais do mercado de eventos, o troféu representa a tenacidade, força de vontade, fé e garra do empresário, apresentados em detalhes no livro “Vai dar Jacaré”. 

Maria Izabel Moreira Salles
Foto: Divulgação

Sobre a autora: Maria Izabel Moreira Salles nasceu em São Paulo, é psicanalista, exercendo sua prática clínica em consultório privado há quase 30 anos, dividindo-se entre o mundo acadêmico e empresarial. Ministra palestras em empresas sobre o tema Identidade e Desenvolvimento Pessoal. Bacharel, Mestre e Doutora em História Social pela USP. Com tamanha bagagem, trafega entre as letras de uma maneira confortável, inteligente, sensível e encanta de forma envolvente quem a lê. 

Como comprar  – Vendas online pelo site https://www.vaidarjacare.com.br/

Relacionados

Setor de eventos se considera preparado para o retorno das atividades, aponta pesquisa

Aviesp Expo 2021: evento presencial acontece em 1 e 2 de setembro

Os 7 erros comuns que até os melhores líderes cometem

Lições do CES 2021 para gerar receita com eventos virtuais

Tendências do Live Marketing marca lançamento do AMPRO Saber

ABAV detalha ações para a retomada

Indústria de feiras encolheu 68% em 2020, segundo estudo

ABCasa Fair será realizada em abril