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Menos de 20% das empresas contam com uma área de ESG, segundo estudo

Foto: Freepik
Para aumentar o compromisso com agenda ESG, é preciso que as empresas passem a olhar o meio-ambiente como um ativo

Publicado em 19/09/2023

A nova face dos negócios tem uma sigla que se tornou recorrente no vocabulário de executivos, investidores e sociedade: ESG.

Mas apesar da discussão sobre práticas sustentáveis aplicadas aos negócios ter ganhado holofotes nos últimos anos, apenas 17% das empresas contam com uma área focada no assunto há mais de cinco anos, segundo dados do estudo “Transformação ESG: toda boa mudança começa com a gente”, realizado pela consultoria Vertico. 

A pesquisa, idealizada com objetivo de avaliar a maturidade de ESG nas empresas brasileiras, também identificou que 61% das empresas mapeadas têm apenas uma pessoa encabeçando iniciativas de ESG em suas organizações.

“Empresas de diversos segmentos precisam, mais do que nunca, fazer parte dessa agenda para validar que são sustentáveis, responsáveis socialmente e administradas de forma correta”, disse Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil. Neste contexto, a Indústria de Alimentos e Bebidas não poderia ficar de fora. 

Segundo o estudo “O Alimento que Jogamos Fora – Causas, consequências e soluções para uma prática insustentável”, realizado pela plataforma MindMiners, somente no Brasil, 96% do desperdício alimentar ocorre durante a cadeia produtiva. Esses números se tornam mais alarmantes quando apenas 4% das empresas do ramo alimentício reaproveitam os alimentos de forma correta.

Afinando compromissos

A agenda ESG está cada vez mais presente na Indústria, impulsionada pela crescente demanda dos consumidores por empresas responsáveis social e ambientalmente. Uma amostra desse comportamento é que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis, segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), divulgada no começo deste ano. 

“Essas exigências estão obrigando as empresas a repensar seus processos e buscar soluções digitais, que permitam ter maior controle sobre suas atividades e maior eficiência. Na Infor, nós desenvolvemos nossas soluções dentro do ecossistema da AWS, cujos data centers são de 3 a 5x mais eficientes em consumo de energia. Nossos clientes da Indústria de Alimentos aproveitam esta vantagem”, disse o Country Manager. A digitalização, segundo o executivo, é a chave para as empresas conseguirem abraçar o ESG e garantir a sustentabilidade dos negócios.

Segundo o executivo, “o principal gargalo para o avanço dessa agenda ainda está na pressão pelo resultado imediato”. A migração para ecossistemas mais sustentáveis, pressupõe olhar além da entrega imediata e mudar processos e políticas muito enraizadas. “O tempo dedicado à mudança impacta os resultados imediatos e, portanto, grande parte das empresas acaba não fazendo essa escolha. Por isso, é essencial que os varejistas busquem plataformas que, além de aumentar os controles e a gestão, ainda facilitem uma mudança rápida, com mínimo impacto no negócio”, conclui.

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