Página Principal Revista EBS

Brasília sediou o maior congresso de nutrição do país com 8 mil participantes

Foto: Divulgação/Assessoria
A segunda edição do Nutrição Brasil teve palestras com dezenas de especialistas renomados, com direito a visita de Celina Leão, além de uma exposição gratuita de mais de 50 marcas e uma corrida pelo Eixo Monumental

Publicado em 05/09/2023

Mais uma edição do Nutrição Brasil foi concluída com sucesso. Pela segunda vez, entre 31 de agosto e 2 de setembro, o maior congresso de nutrição do país trouxe a Brasília uma programação intensa com palestras de dezenas de especialistas renomados nacionalmente, uma expo aberta ao público com mais de 50 marcas de saúde e nutrição, e uma corrida pelo Eixo Monumental, que marcou o encerramento do evento.

Ao todo, o Nutrição Brasil 2023 reuniu mais de 7,7 mil participantes, somando 2,9 mil congressistas presenciais, 600 que acompanharam a programação on-line e 4,2 mil visitantes, incluindo o público dos talks gratuitos e da corrida.

Entre os palestrantes, vale destacar nomes conhecidos em todo o Brasil como Paulo Muzy e Daniel Coimbra. Em celebração ao Dia do Nutricionista (31/08), o evento homenageou ainda Gabriel de Carvalho, Murilo Pereira, Patrícia Davidson, Rodolfo Peres e Roberta Carbonari, pelo trabalho realizado na área.

Um dos destaques nesta edição do Nutrição Brasil foi a visita da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, no último dia de programação. Ela prestigiou um dos vários espaços de palestras do evento com uma fala sobre a importância de um atendimento multidisciplinar entre os pacientes na área da saúde que inclua, entre os profissionais, os nutricionistas. A fala foi recebida com aplausos do público presente, formado por profissionais de saúde de áreas variadas, além de estudantes de nutrição. 

“A própria Celina esteve muito próxima da classe da nutrição enquanto deputada. A visita dela não foi só uma oportunidade para nós, mas uma correlação com a identidade que ela tem junto a esse público. Por ser uma pessoa que busca se alimentar bem e cuidar da própria saúde, ela entende o valor do profissional de nutrição”, destaca Brunno Falcão.

Expo do Nutrição Brasil (Crédito: Divulgação)

O grande intuito do Nutrição Brasil é atualizar os conhecimentos de nutricionistas, nutrólogos, médicos, educadores físicos e profissionais de saúde com o que há de mais atual no meio acadêmico sobre nutrição, além de estimular, por meio de ações como a expo e a feira, o cuidado com a alimentação e a prática de um estilo de vida saudável. O evento é realizado pela startup Science Play, que oferece conteúdos científicos em diferentes formatos voltados para profissionais de saúde, além de produzir eventos nos ramos de nutrição e medicina esportiva.

“Nossa empresa está sediada em Brasília e tem muita força a nível nacional. Ter um projeto como o Nutrição Brasil na cidade é uma forma de colocar Brasília como protagonista no mercado de nutrição. O público do evento é formado 70% por congressistas de outros estados, funcionando também como uma via de turismo, além de ser diferente de tudo que vemos no mercado local de eventos científicos”, comenta Brunno Falcão, fundador e CEO da Science Play.

Palestras

Toda a programação de palestras do evento, exclusiva para congressistas presenciais e on-line, reuniu a Sala Nutrição Brasil e quatro workshops temáticos: Nutrição Esportiva, Medicina e Longevidade, Nutrição Clínica e Nutrição Materno-infantil. Entre os temas abordados, destaque para “Carreira e desafios no percurso do sucesso”, com o médico Victor Sorrentino; “Futuro da Nutrição Esportiva: o que a história nos ensina para futuro?”, com Lancha Jr., pós-doutor em nutrição; e “Tecnologia a favor da carreira na nutrição”, com o também nutricionista Valentim Magalhães.

Outros tópicos abordados incluem saúde intestinal, a terapia indiana Ayurveda, medicina integrativa, emagrecimento e treinamento, nutrição esportiva e oncológica. A nutricionista Gianna Rosa, por exemplo, abordou a importância da nutrição na cicatrização. Nesse processo, como enfatizou a especialista, é importante analisar a lesão e interpretar exames bioquímicos, a exemplo do hemograma. A suplementação pode ser uma grande aliada do processo de recuperação do tecido e até mesmo no cuidado prévio de uma futura lesão, como na preparação para uma cirurgia. Como exemplos de nutrientes, citou a ação de calorias, proteínas, as vitaminas A, C e E, zinco, selênio, arginina e prolina, assim como a importância da hidratação e do bom funcionamento do intestino.

A relação entre a tireoide e a fertilidade é outro exemplo de palestra com tema para lá de atual, ministrada pela endocrinologista Gianna Rosa, já que os hormônios produzidos pela glândula influenciam no processo. Conforme ela citou, condições como hipotireoidismo ou doença de Hashimoto podem influenciar na infertilidade feminina, além de outras patologias que podem estar relacionadas à questão genética, como a doença celíaca, que também pode estar ligada à de Hashimoto.

Exposição de marcas e talks abertos ao público

Quem passou pela expo gratuita pode conhecer e adquirir produtos de mais de 50 marcas com valores diferenciados, no varejo e atacado, além de conhecer os lançamentos mais recentes. Entre as labels, empresas como Equaliv, Nutrify, Nestlé, Super Coffe, Pacco e Prana. A programação aberta ao público também incluiu um espaço de entrevistas assinado pela Agência MENTHA, Nutritalk. Entre as personalidades entrevistadas profissionais de destaque que também palestraram no evento, como Andreia Friques e Denise de Carvalho.

Corrida pelo Eixo Monumental

Nada melhor que terminar um evento que estimula hábitos saudáveis com uma corrida de rua reunindo congressistas e o público em geral, como foi o caso da Nutrição Brasil Run, realizada pela primeira vez pelo evento no dia 3 de setembro. O trajeto, com largada na Praça do Buriti, teve trajetos de 5km e 10km, com passagens por monumentos como Palácio do Buriti, Memorial JK e Catedral Rainha da Paz. Os três primeiros colocados nas categorias masculina e feminina, em ambas distâncias, receberam troféus. A listagem completa com a colocação dos mais de 1,4 mil participantes está disponível no site do evento.

Relacionados

Feira EBS 2024 anuncia 95% das áreas comercializadas e destaca patrocinadores

Dados da Fazenda sobre o PERSE estão incompletos – números apresentam custo efetivo menor

MCI Awards comemora os principais clientes e projetos do ano de 2023

O Mulheres de Eventos 2024 conta com o patrocínio da Eventesse Live Marketing