Página Principal Revista EBS

HSM: o maior evento de gestão empresarial da América Latina

HSM
Divulgação: HSM / Assessoria
Além de trazer as maiores autoridades mundiais em inovação, empreendedorismo, estratégia e diferentes campos do conhecimento, a HSM Expo ofereceu ao participante uma experiência sob medida

Considerado como o maior evento de gestão empresarial da América Latina, o HSM Expo leva todos os anos o que há de mais avançado no mundo da educação executiva. São autoridades mundiais em inovação, empreendedorismo, estratégia e diferentes campos do conhecimento.

A grande novidade dessa edição foi que o evento ofereceu ao participante uma experiência sob medida, ao lhe permitir personalizar sua aprendizagem. Por exemplo, quem estava focado em marketing pode concentrar suas escolhas nas palestras, nos debates e nos workshops da trilha Customer Experience, enquanto os líderes preocupados com os desafios de liderar pessoas e equipes puderam priorizar, por exemplo, o conteúdo da trilha Liderança e Alta Performance.

Para chegar ao novo formato, a HSM buscou inspiração em diversos eventos e se aprofundou em pesquisas sobre as principais tendências de eventos mundiais. “Pesquisamos tendências nas temáticas e conciliamos o clássico com o moderno. Entendemos que essa combinação é o que proporciona na expo uma experiência única para o gestor de ver o que ele precisa e se atualizar de acordo com suas necessidades em três dias”, descreve Denis Garcia, diretor de novos negócios e parcerias da HSM Educação Executiva.

HSM
Divulgação: HSM / Assessoria

Os milhares de executivos que frequentam a Expo todos os anos tiveram o impacto dos diferentes formatos de interação representados pelas três estações de conteúdo entre as quais eles circularão: Insights, Conexões e Descobertas. “Até a edição passada a experiência sempre foi um aspecto muito importante para o evento. Ela era uma parte integrante, mas o conteúdo ainda prevalecia sobre os outros aspectos que são o networking e a experiência. Sempre focamos muito no conteúdo de primeira linha e o networking e a experiência estava lá, mas o conteúdo prevalecia. A partir de então igualamos os três aspectos: o conteúdo, o networking e a experiência e criamos esses novos espaços de aprendizagem que focaram em proporcionar esse conteúdo de novas formas provocando de forma mais proativa a experiência e o network”, contextualiza Denis.

Cada uma delas proporcionou uma experiência bem diferente, variando de um palco de apresentações expositivas de grandes nomes mundiais a um espaço de trocas de conhecimento e a outro dedicado à aprendizagem prática. O novo formato do evento esteve distribuído em três estações:

Descobertas: espaço interativo com acesso à novas metodologias de aprendizagem, interação em grupos menores e co-criação de soluções para aplicar.

Conexões: 4 Arenas temáticas para interagir, compartilhar experiências com líderes de interesses comuns e debater ativamente todos os temas discutidos.

Insights: grandes protagonistas da gestão mundial, para que os executivos possam ter acesso à conteúdos de vanguarda preparando-se para os desafios dos negócios.

Dentro de todas essas estações, os participantes escolheram três trilhas de conhecimento.

1. Estratégia e crescimento

Thomas Friedman, o 2º colocado na lista de pensadores de negócios mais influentes do Wall Street Journal, discutiu cenários futuros, analisando a nova ordem política e econômica do mundo. Martin Reeves, diretor mundial do Instituto Bruce Henderson do BCG, falará sobre como escolher e executar a estratégia.

Além desses dois gurus, foram discutidos outros temas fundamentais como reestruturações, cases de sucesso em vendas, o papel dos clientes no crescimento das companhias.

Temas sobre tendências, sustentabilidade, gestão e os pilares fundamentais para alinhar negócio, marca e comportamento também foram abordados.

2. Liderança e alta performance

Ronald Heifetz, fundador do Centro de Liderança Pública da John Kennedy School of Government, falou sobre liderança adaptativa. Estudioso da teoria da evolução, ele acredita que ambientes mutantes, como este a que estamos expostos atualmente, nos obrigam a ter uma abordagem adaptativa no modo de operar. E os líderes, corporativos e governamentais, têm papel predominante na adaptação. Após sua palestra, os participantes também puderam participar de um workshop sobre liderança na prática com o guru.

Outros grandes nomes como Phil Libin, cofundador e Ex-CEO da Evernote e Jim Collins (transmissão via satélite), o mais influente e respeitado pensador de management da atualidade estiveram presentes em bate papos com os executivos brasileiros.

Houve ainda conteúdo direcionado para discutir as perspectivas do coaching no Brasil, estratégia e fundamentos para desenvolver líderes, intraempreendedorismo, propósito corporativo, tendências e outros temas que sempre são alvo de profundos debates como maternidade e carreira, felicidade no trabalho.

3. Inovação e tecnologia

Steve Wozniak, cofundador da Apple e visionário do Vale do Silício, debateu sobre o futuro da tecnologia e inovação.

Jeremy Bailenson, fundador do Virtual Human Interaction Lab da Universidade Stanford, também falou sobre realidade virtual e seus desdobramentos para os negócios. O estudioso fez um workshop para colocar a criatividade em ação e promoveu uma verdadeira imersão dos participantes nesse contexto tecnológico.

Com nomes nacionais e internacionais, participação ativa das mulheres que fazem a diferença no universo da gestão, houve uma riqueza de oportunidades em todos os temas para que os participantes pudessem personalizar a experiência e ter uma verdadeira imersão.

A aproximação do público jovem

Com o objetivo de aproximar a HSM Expo 2016 do público jovem, a companhia lançou o projeto Jovens Transformadores HSM que foi composto por dois desafios:

1. Business Lab Experience

Foram selecionados 16 jovens divididos em 4 times, que tiveram 5 dias de vivência prática num processo de inovação e reinvenção da HSM Experience, plataforma digital de conteúdo sobre gestão, que tem apoiado a capacitação e atualização de milhares de executivos em todo o Brasil.

Ao longo de dois dias na sede da HSM e outros três diretamente da HSM Expo 2016, esses jovens tiveram todas as ferramentas e apoio para apresentar propostas inovadoras para o futuro da plataforma. O time com a melhor proposta ganhou um passe para os 3 dias da HSM Expo 2017, além de ter a possibilidade de fazer networking e expor seu trabalho para mais de 6 mil executivos das principais companhias e startups brasileiras que estiveram presentes no evento.

Para concorrer a uma dessas 16 vagas, os interessados passaram por desafios online elaborados em conjunto com a Eureca, empresa especializada na energia jovem para processo de recrutamento, employer branding e desenvolvimento. Um dos desafios consistiu em fazer uma análise do LinkedIn ou Spotify baseada na metodologia Canvas, propondo um plano de ação para os próximos dois anos do case escolhido. Além do plano de ação, o jovem também teve que gravar um vídeo que é parte do seu desafio.

2. #eunahsmexpo2016

Foram selecionados 60 jovens para desfrutar da experiência HSM Expo 2016 por um investimento com mais de 80% de desconto sobre o valor original. Para participar do processo de seleção, o jovem envia um vídeo de até 2 minutos respondendo qual é a sua forma de liderar a transformação do país e como a HSM Expo 2016 pode ajudar nisso. Feito isso, ele postou no Facebook com as hashtags #lidereatransformação #trilhesuasescolhas #eunahsmexpo2016.

De acordo com o número de likes e com uma avaliação realizada pelo time Eureca, os participantes foram ranqueados. Para participar dos desafios, os jovens fizeram o cadastramento pelo site do evento.

Números HSM 2016
Números HSM 2016 – Fonte: HSM / Assessoria
Relacionados

BeFly investe no cenário de entretenimento de Belo Horizonte e assume naming rights de Arena Hall e Minascentro

APAS anuncia doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS

UBRAFE celebra a inclusão das Feiras de Negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade de São Paulo

Feira EBS 2024 anuncia 95% das áreas comercializadas e destaca patrocinadores