Página Principal Revista EBS

CES 2020: AI e 5G definem o futuro da inovação

CES 2020 - Foto: Divulgação
O maior evento de tecnologia apresentou o futuro da inovação

A CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo, terminou no dia 10 de janeiro, foram mais de 20.000 lançamentos de produtos, revelando o futuro da tecnologia. Mais de 4.400 empresas expositoras lançaram seus mais recentes produtos de tecnologia para cerca de 170.000 participantes em mais de 2,9 milhões de pés quadrados de espaço para exposições. De marcas globais de tecnologia a startups pioneiras, a inovação na CES 2020 revolucionará os mercados e mudará nosso mundo.

Gary Shapiro, CTA Presidente e CEO – Foto: Divulgação

“O CES 2020 inspirou e conectou todos os principais setores do mundo”, disse Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association (CTA) TM, proprietário e produtor da CES. “A inovação lançada na CES 2020 remodelará as indústrias, criará empregos, alimentará a economia global e melhorará a vida em todo o mundo”.

Karen Chupka, VP Executive – Foto: Divulgação



“Esta semana na CES ilustrou que toda empresa é realmente uma empresa de tecnologia”, disse Karen Chupka, vice-presidente executiva da CES.

“As marcas globais de tecnologia se misturaram às empresas de tecnologia não tradicionais para mostrar como a inovação está promovendo negócios em todos os mercados – preparando o cenário para a próxima década.”

 Expositores apresentam tendências soluções em AI e Robótica na CES 2020 - Foto: Divulgação
Expositores apresentam tendências soluções em AI e Robótica na CES 2020 – Foto: Divulgação

O que foi assunto na CES 2020

Os principais temas da CES 2020 apresentaram todo o espectro de tecnologia transformadora que redefinirá os mercados e mudará modelos de negócios, incluindo:

Inteligência Artificial

A IA foi dominante em todo o salão do show e será uma ‘tecnologia de ingredientes-chave’ na próxima década. As empresas lançaram suas mais recentes soluções de IA, incluindo Brunswick, Doosan, John Deere e Kyocera .

Conectividade móvel e 5G

A CES é o único show em que todo o ecossistema 5G – a espinha dorsal da conectividade, transporte, realidade aumentada e virtual, saúde digital e muito mais – se reúne. Operadoras e operadoras de telefonia móvel, como Verizon, Sprint, AT&T, Nokia e Ericsson, demonstraram os últimos avanços na velocidade, confiabilidade e eficiência da 5G.

Os visitantes conferem os mais recentes produtos de tecnologia de ponto para o varejo
Foto: Divulgação

Empresas de tecnologia não tradicionais na CES

Empresas não tradicionais usaram o CES 2020 como uma plataforma para lançar produtos. A Impossible Foods retornou à CES 2020, estreando sua carne de porco impossível; A John Deere foi destaque no AI & Robotics Marketplace e outras empresas, como Bell, Delta Airlines, L’Oreal NBCUniversal e Procter & Gamble , revelaram como estão transformando seus negócios por meio da tecnologia.

Tech for Good

Tecnologias inovadoras que mudarão vidas e melhorarão nosso mundo. As tecnologias digitais de saúde foram um tema importante, com avanços na terapêutica digital, vestíveis e monitoramento remoto de pacientes, pois a saúde digital aborda questões do mundo real, como dependência de opióides, doenças mentais e doenças crônicas.
A categoria Saúde e Bem-Estar registrou um aumento de quase 25%, com mais de 135 empresas expositoras na CES 2020, incluindo Humetrix e InBody .

Exposição

A área de exibição Smart Cities expandiu quase 25% em relação a 2019, com empresas e organizações como o Departamento de Transportes, Hitachi e Siemens, destacando produtos que revitalizam economias e ajudam as comunidades a sobreviver e prosperar.
O CTA também fez parceria com o Grupo Banco Mundial na CES 2020 em um Desafio Global de Tecnologia , pedindo às empresas em todo o mundo que criem soluções focadas em três áreas principais: saúde, desigualdade de gênero e tecnologias que permitam que as comunidades sejam resilientes. A categoria Health Tech Challenge aceita aplicativos até 25 de fevereiro para conectar inovadores a prestadores de serviços de saúde na África Oriental.

Eureka Park

O CES 2020 também foi o maior evento de startups do mundo, com mais de 1.200 empresas de 46 países presentes no Eureka Park, oferecendo inovações disruptivas, atraindo investidores e marcas de grande nome. As tecnologias reveladas no Eureka Park incluem o sensor inteligente Oval Home, que analisa temperatura, luz, umidade e movimento em casa; Yoganotch , que aplica tecnologia de captura de movimento para ajudar os usuários a melhorar poses; e Caregiver Smart Solutions com sensores que rastreiam o movimento e os padrões para proporcionar segurança aos cuidadores e pacientes com mais independência em casa.

“A CES tem a capacidade única de startups e empresas jovens de se expor a grandes marcas globais”, disse Mara Lewis, cofundadora e CEO da ID8 Innovation; membro do Conselho de Líderes da Indústria do CTA. “As oportunidades de financiamento e crescimento de empreendimentos são incríveis aqui. E a pista da conferência CES 2020 Diversidade e Inclusão foi incrível! ”

Diversidade e Inclusão

O CES 2020 teve um grande foco em Diversidade e Inclusão, com novas programações e parcerias. O programa da conferência Innovation for All contou com diretores e líderes da diversidade da Bosch , HP e Walmart e explorou maneiras inclusivas de que a D&I está contribuindo para os resultados finais, mudando a cultura, contratando de maneira diferente e investindo na diversidade.

Viagem e Turismo

Delta Air Lines CEO Ed Bastian – Foto: Divulgação

A Delta Airlines foi a primeira companhia aérea a palestrar na CES. Durante seu discurso, o CEO da Delta Air Lines, Ed Bastian, descreveu o mundo futuro das viagens através da tecnologia, incluindo IA, AR, segurança biométrica, programas de incentivo inteligente e uma nova experiência de Realidade Paralela, à medida que as viagens se tornam mais personalizadas.

Transporte e tecnologia de veículos

A CES 2020 foi acelerado, destacando o futuro do transporte. Nove dos principais fabricantes de automóveis do mundo, incluindo Audi , BMW , Daimler (Mercedes), FCA, Ford , Honda , Hyundai , Nissan e Toyota , e mais de 150 expositores de tecnologia de veículos revelaram as últimas novidades em carros conectados, veículos autônomos e conceito carros. Os produtos incluíam o carro-conceito Mercedes Vision AVTR, o AI: ME da Audi e o Sony Vision S.

Apresentação da Hyundai – Foto: Divulgação

Espaço C

A CES reuniu criadores de conteúdo, Hollywood, as indústrias de publicidade e música, mídia e CMOs líderes para explorar o futuro do marketing e entretenimento da marca, incluindo serviços de streaming, através do retorno do C Space. O programa 2020 contou com mais de 60 expositores, incluindo AT&T Services, Comcast, Google, HP, Hulu, iHeart, NBC Universal, Pandora, Reddit, Roku, SiriuXM, Snap, Twitch, Turner, Univision e WWE.

Palestras na CES 2020

O palco da CES contou com mais de 1.100 palestrantes representando as principais indústrias globais, incluindo palestras do Presidente e CEO da Samsung, Sr. Hyun-Suk Kim; Presidente da Daimler, Ola Källenius; CEO da Delta Air Lines, Ed Bastian; Presidente da NBC Universal de Propaganda e Parcerias Linda Yaccarino; Meg Whitman, CEO da Quibie fundador Jeffrey Katzenberg; Elaine L. Chao, secretária de transporte dos EUA; Presidente e co-CEO da Salesforce, Marc Benioff; CEO da Unilever, Alan Jope; e Conselheiro Presidencial, Ivanka Trump.

Para ver as palestras, as SuperSessions e outros programas da conferência.

“Hospedamos 40 CEOs e diretores corporativos aqui, e mais da metade estava participando da CES pela primeira vez”, disse Nichole Jordan, sócio-gerente da Região Central, Grant Thornton; membro do Conselho de Líderes da Indústria da CTA.
“Conforme conversamos, eles disseram este show – essa experiência – os ajuda a reimaginar seus negócios e seus futuros.”

Próxima edição:

A CES, o maior e mais influente evento tecnológico do mundo, retorna a Las Vegas, de 6 a 9 de janeiro de 2021.

Leia também:
CES 2019: Acidente em evento de tecnologia
CES 2018: as maiores novidades tecnológicas apresentadas na feira
Maior feira de tecnologia do mundo fica sem energia por mais de duas horas

Relacionados
Foto: Divulgação- Virgin Money Unity/ David Wala

Fãs em cercados: o novo normal dos festivais?

Os desafios de impactar o público de forma remota

20 tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus

CES 2019

CES, maior conferência de tecnologia do mundo, será virtual em 2021

expolazer

Expolazer & Outdoor Living 2021 lançamento virtual

Futurecom é postergada para 2021

Ideias para inovar na pandemia: o futuro já começou

Tecnologias aliadas das viagens no pós-pandemia