Página Principal Revista EBS

Porto Alegre realiza dois treinamentos de protocolos para a retomada dos eventos na cidade

Foto: Maria Ana Krack
Os treinamentos testaram formatos distintos de eventos, que devem ser liberados em tempos diferentes pelo plano de retomada do governo de Porto Alegre.

Após quase seis meses de paralisação, o setor de eventos deu um passo importante para a sua retomada em Porto Alegre, RS. Após autorização da prefeitura da capital, realizados dois eventos-teste. O primeiro aconteceu dia 11/9, no Centro de Eventos da Fiergs, enquanto o segundo foi realizado no domingo, 13/09, às 18h no Auditório Araújo Vianna.

O primeiro treinamento foi coordenado pelo Porto Alegre e Região Metropolitana Convention Bureau (POACVB), entidade que desde maio vem trabalhando em busca de uma retomada gradual e responsável do setor, com adoção de normas que garantam a saúde e a segurança dos participantes, e será exclusivo para profissionais atuantes em eventos.

A organização no Centro de Eventos Fiergs é de responsabilidade da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC), com o apoio da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE), da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos (AGEPES) e de várias outras entidades do setor. A atividade colaborativa, idealizada pela consultora Vaniza Schuler, contou com a adesão de dezenas empresas organizadoras, artistas e fornecedores, que estão viabilizando a realização do evento sob forma de doação de serviços.

Os treinamentos testaram formatos distintos de eventos, que devem ser liberados em tempos diferentes pelo plano de retomada do governo de Porto Alegre.

No primeiro dia foi testado o modelo de congresso, que deve ser o primeiro autorizado pelo Paço Municipal. A programação contou com palestra e feira com apenas seis expositores. Há limitação de 180 profissionais que puderam ser capacitados presencialmente, divididos em blocos de atividades, e 500 vagas disponibilizadas online para os associados das entidades promotoras.

Já no domingo (13), em evento-teste comandado pelo Grupo Live Marketing, o Auditório Araújo Vianna recebeu um show do cantor Serginho Moah. O treinamento contou com a presença de convidados, autoridades e membros da imprensa.

As duas atividades serviram para a qualificação dos profissionais do setor e estão de acordo com os protocolos sanitários propostos pelo Grupo Live Marketing, de acordo com cada formato.

Capitaneando articulações com entidades, governos, associações e empresas do setor, o POACVB vê nos eventos-teste uma chance de provar que as medidas sanitárias permitem a retomada do segmento.

“Nossa proposta, na qual trabalhamos desde maio, é demonstrar que é possível uma volta de maneira responsável e gradual. Esta aplicação de protocolos com capacitação abrange formatos distintos, o que ilustra a preparação do setor para o reinício de suas atividades de forma segura e imediata, conforme cada tipo de evento”, afirma Adriane Hilbig, presidente do POACVB.

Os protocolos já foram testados recentemente nas cidades de Bento Gonçalves e Gramado, contando com a adesão de entidades, prefeituras e dos respectivos Conventions Bureaus locais.

Fonte: ABEOC

Relacionados

Texto-base do projeto de ajuda ao setor de eventos é aprovado

Setor de eventos perde R$ 270 bilhões durante a pandemia

Inglaterra prevê a retomada de eventos para 21 de junho

ABAV detalha ações para a retomada

Aprovada urgência para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos

ABEOC Brasil em missão em Brasília pelo socorro ao setor de eventos

Foto: rawpixel.com / Freepik

Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – PERSE

Mais restrições aos eventos em São Paulo com reclassificação de fase