Página Principal Revista EBS

APAS anuncia doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS

Carla Morando, Pedro Lopes, Geraldo Alckmin, Felício Ramuth, Marcio França e João Galassi, durante abertura da APAS SHOW 2024. Crédito: Dinamic Audiovisual/ Phillipe Acera
na solenidade de abertura da APAS SHOW, maior feira supermercadista do mundo, o presidente Pedro Lopes anunciou doação de 1 milhão de reis para os desabrigados do Rio Grande do Sul

Publicado em 13/05/2024

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) vai doar 1 milhão de reais para auxiliar às vítimas da tragédia climática que acomete grande parte da população do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Pedro Lopes, nesta segunda-feira (13) durante a solenidade de abertura da 38ª APAS SHOW, a maior feira supermercadista do mundo e o maior evento de Alimentos e Bebidas das Américas. “Estamos consternados e sensíveis às necessidades da população do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Cerca de 200 supermercados foram inundados com as fortes chuvas no Estado, de acordo com levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS).

“Esse é o papel das entidades representativas, nos unirmos para auxiliar a população na maior tragédia da história do povo gaúcho”, afirmou o presidente da AGAS, Antonio Cesar Longo, que, com os recursos, deve promover a distribuição de mais de 100 mil kits de alimentos e produtos de limpeza para a população atingida.

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Márcio França, ministro do Empreendimento, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Felipe Ramuth, governador de São Paulo em exercício; além de prefeitos, deputados, vereadores, secretários e demais autoridades.

Convênio com o Procon

Na ocasião, foi assinado um convênio entre APAS e Procon/SP, que cria a Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, com o objetivo de aproximar o órgão de defesa do consumidor das entidades representativas do setor. O secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Fábio Prieto, comemorou a parceria: “A iniciativa é importante, pois tem tudo para melhorar nossa relação com os supermercados e, consequentemente, com os consumidores”, avaliou. Para o presidente Pedro Lopes os órgãos reguladores têm um papel educativo que possibilita recursos aos empresários com uma atuação transparente, ética e coerente. “Reforço esse compromisso do setor com a assinatura do termo de convênio da Câmara Técnica APAS com o Procon e o IPEM”.

Já a parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/SP) vai ajudar na disseminação de conhecimento e práticas preventivas no setor supermercadista, abrangendo atividades de orientação, boas práticas operacionais, prevenção de inconformidades técnicas e legais. Essa cooperação leva aos consumidores mais segurança e confiança na aquisição dos produtos adquiridos na rede supermercadista paulista.

Custo Brasil

Durante a abertura da APAS SHOW, o vice-presidente Geraldo Alckmin chamou a atenção para a necessidade de redução do “Custo Brasil”. “A carga tributária ainda é alta, mas com a simplificação dos tributos podemos desonerar investimentos e as exportações, um dos entraves para o crescimento do país”. Segundo o vice-presidente, as exportações podem aumentar em 17% com a aprovação da reforma tributária.

Grandiosidade da feira

Os números superlativos da APAS SHOW foi destaque na apresentação do diretor-geral da APAS e da feira, Carlos Correa. Neste ano, o evento traz mais 850 expositores, sendo 200 internacionais, com perspectiva de ultrapassar a marca de R$ 14 bilhões em negócios gerados. “Neste ano, a APAS SHOW foi incluída no Calendário de Eventos estratégicos da Prefeitura de São Paulo, um reconhecimento do poder público a este cenário positivo de inúmeros avanços conquistados nos últimos anos”, ressaltou.

Relacionados

Estética in Rio: a vanguarda da beleza e estética profissional traz a IA para sua programação

UBRAFE celebra a inclusão das Feiras de Negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade de São Paulo

Janine De Nes, CFO Latam da RX, assume posição na UBRAFE com foco em ampliar participação feminina no setor de eventos

Feira EBS 2024 anuncia 95% das áreas comercializadas e destaca patrocinadores