Página Principal Revista EBS

Brasil marca presença no SXSW Online 2021

Fonte: Divulgação
Brasil estará no maior festival de inovação e criatividade online

Publicado em 11/03/2021

O maior festival de criatividade e inovação South by Southwest acontecerá ainda esse mês de 16 a 20 de março e o Brasil marcará presença com showcase de quatro artistas, projeto criado pela Flow.Ers junto de outros movimentos nacionais para fomentar a cena musical midstream, estilo que fica entre o underground e o mainstream e garante a saúde e a pluralidade do ecossistema musical. A iniciativa se inspira numa jornada entre os biomas do Brasil, com misturas deliciosas de sabores, paisagens e cores. 

O festival é o maior dos EUA e um dos mais importantes e respeitados do mundo, inspirando e compartilhando conhecimentos e tendências diretamente de Austin, no Texas, há 32 anos. E entre as atrações musicais, os únicos representantes brasileiros serão os nomes apresentados pela Bio.Sond.

A plataforma tem curadoria da jornalista musical Laura Damasceno, responsável pela seleção das quatro bandas que realizarão apresentações exclusivas no festival online, representando os biomas brasileiros: Tuyo (Mata Atlântica), Luisa e os Alquimistas (Caatinga), Jovem Dionísio (Mata Atlântica) e Dingo Bells (Pampa). 

A banda Dingo Bells representará o Pampa e, dividida entre Porto Alegre e São Paulo, faz músicas que passeiam com leveza pelo pop, rock, soul e funk. Além de baixo, bateria e guitarras, o quarteto utiliza violões e teclados para enriquecer a sonoridade instrumental, à qual se somam os intrincados arranjos vocais, muitos deles a quatro vozes. O setlist conta com as músicas ‘Tudo Trocado’, ‘Bahia’, ‘Dinossauros’ e ‘Eu vim passear’.

Representando a Caatinga, o grupo Luísa e os Alquimistas, de Natal, faz uma mistura de sonoridades autênticas e populares, com influências da música jamaicana, vertentes do brega, batidões nordestinos e música latina. As músicas escolhidas pela banda para o set list foram ‘Aquela saudade’, ‘Olhos de tocha’, ‘Tous les jours’ e um pout pourri com ‘Jaguatirica’, ‘Brechó’ e ‘Vekanandra’. Representando a Mata Atlântica, a Tuyo, de Curitiba, funde organicidade e texturas eletrônicas com temáticas existenciais. Com uma estética que passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop, a Tuyo cria um som potente, capaz de despertar a vulnerabilidade com leveza. Para o showcase foram escolhidas as faixas ‘O jeito é ir embora’, ‘Sem mentir’, ‘O sonho da Lay’ e ‘Cuidado’.

Para fechar, mais uma representante da Mata Atlântica: a banda Jovem Dionísio, que também é de Curitiba e acrescentou ao showcase canções com letras de fácil identificação e melodias que cativam por sua vulnerabilidade e leveza. Com uma sonoridade que mistura bossa nova, lo-fi e bedroom pop, o quinteto é a cara da nova MPB e para o festival, escolheu apresentar as músicas ‘É Osso’, ‘Copacabana’, ‘Amigos Até Certa Instância’ e ‘Pontos de Exclamação’

Para entrar no ritmo, a agência também preparou uma playlist especial BioSound com músicas que serão apresentadas com exclusividade no festival. A playlist Brazilian Bio.Sound| SXSW Online 2021 já está disponível no Spotify. Este é um crowdfunding para apoiar os artistas e os produtores das bandas que estão no showcase Bio.Sound. 

#SaveBrazilianBioSound

Relacionados

Primeiro lançamento de produto em realidade estendida da América Latina

AMPRO Globes Awards 2021 vai contar com Young Lions no júri

Nova data: Francal ABLAC Show será em 2022

Vacinas x retomada no setor de eventos

AMPRO Saber terá curso sobre programas de Incentivo

Copa América: é boa para o Brasil?

SP anuncia 10 eventos-teste para definir protocolos de retomada

Futuro das campanhas de Incentivo e premiações