Página Principal Revista EBS

Cibersegurança em pequenas e médias empresas com especialistas

Foto: Pixabay
Dado o recorrente aumento de ataques cibernéticos no Brasil, evento une governo, indústria e academia na discussão de soluções.

Publicado em 06/10/2021

Vulnerabilidade. É o que buscam os cibercriminosos mundo afora na hora de fazer suas vítimas, especialmente empresas que podem ter boa parte de seu patrimônio lesado.

E engana-se quem pensa que apenas grandes empresas podem ser lesadas. Pequenas e médias empresas também são alvos de cibercrimes, e o número de crimes tem aumentado no Brasil e no mundo. Dados divulgados recentemente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), agência regulada pelo Ministério da Economia, apontam que ataques cibernéticos em empresas brasileiras aumentaram em torno de 220% apenas no primeiro semestre de 2021.

Atento a esse cenário, o Comitê Gestor do Núcleo de Inovação da Fibra (Federação das Indústrias do Distrito Federal), fará um debate no dia 7 de outubro de 2021, às 16h, sobre o tema “Segurança Cibernética nas MPES”. O evento contará com a participação de quatro palestrantes de diferentes áreas –do governo, indústria e academia –, mas que desenvolvem robustos trabalhos em prol da segurança cibernética.

“O objetivo desse evento é trazer um panorama detalhado sobre os perigos e as formas de prevenção contra o cibercrime em pequenas e médias empresas. Esse é um assunto que envolve a representação e interação da tríplice hélice (governo, indústria e academia), pois afeta não apenas o meio privado, como questões de segurança nacional”, explica Sandro Süffert, chairman e CEO da Apura Cybersecurity Intelligence S.A. e um dos palestrantes do evento.

Com quase 30 anos de experiência na área de segurança cibernética, Sandro Süffert tem atuado à frente da Apura S.A., empresa 100% brasileira que desenvolve produtos avançados e serviços especializados em segurança da informação e defesa cibernética, em parceria, mundo afora, com instituições governamentais e empresas privadas.

Outra palestrante do evento é Larissa de Freitas Querino, especialista em Complexo Industrial de Defesa na ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que tem desenvolvido junto à entidade processos para estruturar, negociar e implementar projetos e agendas de trabalho no setor de Defesa, com parceiros dos setores público e privado e da academia, com a missão de ser indutora da cultura de digitalização da economia.

Representando a academia, o Prof. Dr. Rafael Rabelo é membro da Comissão Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Segurança Cibernética da UnB e professor na mesma instituição, onde se dedica a ensinar e pesquisar como a Tecnologia da Informação (TI) pode ser utilizada de maneira estratégica pelas pessoas e pelas organizações, levando em consideração os riscos envolvidos. Com mais de 20 anos de experiência em TI, Rabelo busca na sinergia entre tecnologia e pessoas o motor de transformação das organizações.

Fechando o time de palestrantes, Hiago Kin, presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, é também fundador e CEO da Descript, uma das referências no Brasil em segurança digital.

O mediador do evento será Graciomario de Queiroz, diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra.

As inscrições podem ser feitas em: https://lnkd.in/eWG-WpSr

Serviço:

Reunião do Núcleo de Inovação – Debate sobre Segurança Cibernética nas MPES

Data: 7 de outubro de 2021

Horário: 16 horas

Local: Sede da Fibra – SIA Trecho 3 Lote 225 (presencial – vagas limitadas)

Transmissão gratuita será feita pelo canal youtube.com/tvfibra

Relacionados

Congresso em SP discute o futuro do setor de eventos no país

2ª edição da Conferência Empresarial ESG Racial será realizada em São Paulo

Expo Favela Innovation Brasil grande evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo

Cingapura reúne líderes da indústria MICE no Asia CEO Summit