Página Principal Revista EBS

Congresso MICE Brasil: programação deste ano traz discussão sobre a importância do fracasso

Durante a programação da 4ª edição do evento, conheça o FuckUp Nights: um encontro para empreendedores e profissionais em que a atração principal é falar sobre o que deu errado no trabalho e na vida

Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, costumava dizer: “volto atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro”. Mas foi justamente se comprometendo com a ideologia do erro, que Ernesto Abud criou com muito sucesso o evento FuckUp Night, uma noite de fracassos e cerveja.

A ideia é simples: uma noite feita para o compartilhamento de histórias de pessoas que iniciaram projetos e sonhos a partir do nada, mas de alguma forma faliram, desistiram e agora contam seus cases de fracasso perante dezenas de pessoas no meio de um bar.

Evento FuckUp Nights | Foto: Divulgação/FuckUp

Ernesto se intitula como um provocador. Para ele, empresas e pessoas estão sedentas pelo novo, mas ninguém sabe como “fazer o novo”.  Mas o objetivo de Ernesto é criar formatos e experiências fora dos roteiros convencionais.

Estrategista, nascido no México e criado pelo mundo, Ernesto aprendeu a desaprender, a criar fluxo e a saber surfar no avesso. Hoje foca sua energia reinventando a indústria do entretenimento, da paternidade e das mudanças organizacionais.

Na primeira noite do evento no Brasil, em 2015, em Caxias do Sul, só haviam 4 pessoas para ouvir os fracassos do palestrante. Mas a ideia de compartilhar histórias erradas foi ganhando fãs.

Em 2017, no HackTown, em Santa Rita do Sapucaí, o microfone aberto fez com que alguns convidados “inadequados” criassem a magia da noite.

Segundo Ernesto, “liderar uma crise é diferente de liderar ou gerir uma empresa. Se você é líder, você é bom no que faz, planejou e tem orçamento para as iniciativas e para lidar com as questões do dia a dia que estão dentro o esperado, mas as Crises são diferentes porque elas são inesperadas e indesejadas”.

Com a ideologia de que “nas empresas, silenciar os problemas é muito barulhento”, o FuckUp Night no Brasil, aproveita o combustível criativo do erro e o usa não só como uma catapulta, mas também como uma escola. 

Segundo o criador do FuckUp Night, o movimento virou um movimento global open source: “você pode ser o embaixador da próxima noite na sala da sua casa. Os aprendizados começaram a gerar pesquisas sérias sobre o assunto.”

Após compartilhar a força de seu movimento em eventos como o The Failure Institute e em palestra no TEDx Blumenal, o palestrante conta que conhecer milhares de fracassados, o fez notar um padrão transversal em todas as histórias: “não estamos preparados para liderar situações de Crise”.


Palestra “Como Provocar o Inimaginável” de Ernesto Abud em TEDxBlumenau 2018

E é essa a ideia que pretende trazer com sua palestra na 4ª edição do Congresso MICE Brasil, que acontece na programação da 17ª EBS – Evento Business Show – Feira da Indústria dos Eventos Corporativos, Incentivos, Congressos, Feiras e Treinamentos & Desenvolvimento.

Com tema “Futuro, encantamento e gestão no segmento MICE”, o congresso será realizado nos dias 05 e 06 de junho, das 8h30 às 12h30, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo.

Seguindo sua ideologia do fracasso, Abud pretende arrebatar o público de visitantes da Feira EBS, mostrando como o fracasso pode ser enriquecedor ao segmento MICE.

Com uma FuckUp Session, programada para o segundo dia de evento (6 de junho), o estrategista falará a todo o público do setor sobre como agir no desconforto, no incômodo e no imprevisto, em um dia todo voltado para o “Futuro, encantamento e gestão no segmento MICE”.

Evento FuckUp Nights em Bali | Foto: Divulgação/FuckUp

Além da presença de Abud e sua ideologia do fracasso, o congresso explorará laboratórios de ideias com temáticas sobre as transformações no mundo do MICE, o futuro da criatividade, inteligência artificial, além de diversos cases sobre experiência e tecnologia tendo a temática do futuro como plano de fundo.

A aquisição do ingresso para o Congresso MICE Brasil inclui almoço de relacionamento no local, visitação completa à 17ª Feira EBS e acesso liberado às mais de 35 palestras apresentadas nas três Arenas Experience.

Para Abud, “hoje como nunca, as lideranças das empresas precisam treinar e desenvolver skills em Ação Estratégica”. Ou seja, saber como reagir em situações de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (VUCA).

Não perca as vendas do terceiro lote de ingressos, que ainda estão disponíveis no site e variam de R$ 400 a R$700.

Você será provocado através de cases pontuais sobre como seduzir a imaginação, a importância de trabalhar com o inimigo e saber surfar as tensões (organizacionais, profissionais, pessoais), além de se preparar, claro, para seu próximo fracasso.

Veja também:

Relacionados

EXPO RETOMADA convoca participantes para retestagem de covid

EXPO RETOMADA reafirma protocolos para retorno seguro dos eventos de negócios

EXPO RETOMADA recebe mais de 800 visitantes testados em Santos

Tendências para os Eventos 4.0

Expositores presentes na Expo Retomada em Santos

Rebouças recebe os 100 mais influentes dos setores de energia e saúde da década

Primeiro lançamento de produto em realidade estendida da América Latina

Nova data: Francal ABLAC Show será em 2022