Página Principal Revista EBS

Congresso MICE Brasil: programação deste ano traz discussão sobre a importância do fracasso

Durante a programação da 4ª edição do evento, conheça o FuckUp Nights: um encontro para empreendedores e profissionais em que a atração principal é falar sobre o que deu errado no trabalho e na vida

Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, costumava dizer: “volto atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro”. Mas foi justamente se comprometendo com a ideologia do erro, que Ernesto Abud criou com muito sucesso o evento FuckUp Night, uma noite de fracassos e cerveja.

A ideia é simples: uma noite feita para o compartilhamento de histórias de pessoas que iniciaram projetos e sonhos a partir do nada, mas de alguma forma faliram, desistiram e agora contam seus cases de fracasso perante dezenas de pessoas no meio de um bar.

Evento FuckUp Nights | Foto: Divulgação/FuckUp

Ernesto se intitula como um provocador. Para ele, empresas e pessoas estão sedentas pelo novo, mas ninguém sabe como “fazer o novo”.  Mas o objetivo de Ernesto é criar formatos e experiências fora dos roteiros convencionais.

Estrategista, nascido no México e criado pelo mundo, Ernesto aprendeu a desaprender, a criar fluxo e a saber surfar no avesso. Hoje foca sua energia reinventando a indústria do entretenimento, da paternidade e das mudanças organizacionais.

Na primeira noite do evento no Brasil, em 2015, em Caxias do Sul, só haviam 4 pessoas para ouvir os fracassos do palestrante. Mas a ideia de compartilhar histórias erradas foi ganhando fãs.

Em 2017, no HackTown, em Santa Rita do Sapucaí, o microfone aberto fez com que alguns convidados “inadequados” criassem a magia da noite.

Segundo Ernesto, “liderar uma crise é diferente de liderar ou gerir uma empresa. Se você é líder, você é bom no que faz, planejou e tem orçamento para as iniciativas e para lidar com as questões do dia a dia que estão dentro o esperado, mas as Crises são diferentes porque elas são inesperadas e indesejadas”.

Com a ideologia de que “nas empresas, silenciar os problemas é muito barulhento”, o FuckUp Night no Brasil, aproveita o combustível criativo do erro e o usa não só como uma catapulta, mas também como uma escola. 

Segundo o criador do FuckUp Night, o movimento virou um movimento global open source: “você pode ser o embaixador da próxima noite na sala da sua casa. Os aprendizados começaram a gerar pesquisas sérias sobre o assunto.”

Após compartilhar a força de seu movimento em eventos como o The Failure Institute e em palestra no TEDx Blumenal, o palestrante conta que conhecer milhares de fracassados, o fez notar um padrão transversal em todas as histórias: “não estamos preparados para liderar situações de Crise”.


Palestra “Como Provocar o Inimaginável” de Ernesto Abud em TEDxBlumenau 2018

E é essa a ideia que pretende trazer com sua palestra na 4ª edição do Congresso MICE Brasil, que acontece na programação da 17ª EBS – Evento Business Show – Feira da Indústria dos Eventos Corporativos, Incentivos, Congressos, Feiras e Treinamentos & Desenvolvimento.

Com tema “Futuro, encantamento e gestão no segmento MICE”, o congresso será realizado nos dias 05 e 06 de junho, das 8h30 às 12h30, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo.

Seguindo sua ideologia do fracasso, Abud pretende arrebatar o público de visitantes da Feira EBS, mostrando como o fracasso pode ser enriquecedor ao segmento MICE.

Com uma FuckUp Session, programada para o segundo dia de evento (6 de junho), o estrategista falará a todo o público do setor sobre como agir no desconforto, no incômodo e no imprevisto, em um dia todo voltado para o “Futuro, encantamento e gestão no segmento MICE”.

Evento FuckUp Nights em Bali | Foto: Divulgação/FuckUp

Além da presença de Abud e sua ideologia do fracasso, o congresso explorará laboratórios de ideias com temáticas sobre as transformações no mundo do MICE, o futuro da criatividade, inteligência artificial, além de diversos cases sobre experiência e tecnologia tendo a temática do futuro como plano de fundo.

A aquisição do ingresso para o Congresso MICE Brasil inclui almoço de relacionamento no local, visitação completa à 17ª Feira EBS e acesso liberado às mais de 35 palestras apresentadas nas três Arenas Experience.

Para Abud, “hoje como nunca, as lideranças das empresas precisam treinar e desenvolver skills em Ação Estratégica”. Ou seja, saber como reagir em situações de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (VUCA).

Não perca as vendas do terceiro lote de ingressos, que ainda estão disponíveis no site e variam de R$ 400 a R$700.

Você será provocado através de cases pontuais sobre como seduzir a imaginação, a importância de trabalhar com o inimigo e saber surfar as tensões (organizacionais, profissionais, pessoais), além de se preparar, claro, para seu próximo fracasso.

Veja também:

Relacionados

Unisys Innovation Forum convoca empresas a repensarem a inovação

“A Transformação Digital e o Humano” no MUBS 4.0

Ação aplica Machine Learning e vira case inédito do Google na América Latina

Experience Day Summit: Como transformar fãs em consumidores?

Neurônios

Design da Mentalidade Inovadora

Visit Iguassu desenvolve experiências para incentivar a vinda de novos eventos

Belo Horizonte entra como patrocinador da Feira EBS 2019

Lei Rouanet e diversidade estão entre os temas do Congresso MICE Brasil