Página Principal Revista EBS

Especialista fala sobre marketing preditivo no mercado MICE

marketing preditivo
Divulgação: Snowing/Freepik
Tema será abordado na abertura da Arena Experience, durante a Feira EBS, marcada para os dias 6 e 7 de junho

Prever o comportamento do consumidor é o desejo de todo profissional de marketing e esta técnica já é possível por meio da análise de dados coletados previamente. É o chamado Marketing Preditivo. Mas como aplicá-lo corretamente no mercado de Feiras, Eventos, Incentivos e de Treinamento e Desenvolvimento? É possível planejar ações e antever resultados? Este será o um dos assuntos da Arena Experience, que irá reunir diversos temas para o desenvolvimento do segmento MICE e de T&D nos próximos dias 6 e 7 de junho, durante a Feira EBS – Evento Business Show, em São Paulo.

O assunto abrirá a série de 32 palestras da Arena, com a participação de Marcel Ghiraldini, VP e co-fundador da Math, Sócio diretor da Conectt, às 14h do dia 6, mostrando como o Marketing Preditivo pode transformar os negócios.

“Hoje, boa parte das empresas apoiam-se em analytics para descobrir o que aconteceu e algumas delas conseguem cruzar estes dados para entender o porquê. Mas e se pudéssemos antever, com boa precisão, o que tende a acontecer? O Marketing Preditivo é a técnica que nos auxilia na definição do que fazer, pois é possível extrapolar o resultado da ação sem o viés do ‘preconceito’ humano”, explica Ghiraldini.

Ele enfatiza que predizer resultados futuros não é “uma questão mágica”, mas, sim, a junção de duas ciências sólidas, o Marketing e a Ciência de Dados. “O Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. Já a Ciência de Dados é a disciplina que permite extrair informações dos dados, sejam eles estruturados ou não. Ela, por si só, também é uma mistura de outras ciências, como estatística, data mining, IA e analytics”.

O conteúdo da Arena Experience será gratuito nos dois dias e discutirá temas ligados à tecnologia, regulamentação, marketing, inovação, educação corporativa, incentivos, cases de sucesso, coaching, formação profissional, entre outros assuntos. Destinada a profissionais dos segmentos de eventos, RH, compras, marketing e treinamentos, a Feira EBS é o maior encontro brasileiro do setor; sua 16ª edição espera receber 2 mil profissionais.

Além da Arena, a Feira EBS recebe a 3ª edição do Congresso MICE Brasil, com palestrantes nacionais e internacionais trazendo uma visão do futuro dos eventos e novas tecnologias. O evento terá, ainda, o Speed Meeting, a maior rodada de negócios do setor, com mais de 160 compradores convidados e 80 expositores criteriosamente selecionados.

As inscrições para a 16ª Feira EBS estão abertas pelo site: feiraebs.com.br.

Relacionados

Feira EBS promove mais de 7 mil reuniões nas rodadas de negócios e supera expectativas

Feira EBS começa amanhã e confirma Celso Athayde, do case Expo Favela

Feira EBS faz nova chamada de credenciamento para a 20ª edição

Lideranças avaliam turismo corporativo em 2022