Faturamento do turismo em São Paulo cresce quase 12% entre janeiro e setembro de 2025, de acordo com a SPTuris

Publicado em 03/12/2025
Fernanda Ascar, gerente de Planejamento e Promoção do Turismo da SPTuris, destacou, em sua apresentação, alguns indicadores do turismo do Estado, entre os quais a alta de 25,9% no número de turistas nacional entre janeiro e outubro desse ano na comparação com 2024, que registrou um total de 35,7 milhões de visitantes. Já o crescimento no total de turistas internacionais, que foi de pouco mais de dois milhões no ano passado, é de 21,5% nos primeiros dez meses desse ano. O faturamento do turismo, que atingiu R$ 22,8 bilhões no ano passado, já registra aumento de 11,9% entre janeiro e setembro.
De acordo com Fernanda, para fazer o monitoramento, o Observatório leva em conta informações como o faturamento do setor, o ISS, a movimentação nos aeroportos e nos terminais rodoviários, o desempenho dos meios de hospedagem, o Índice Mensal de Atividade do Turismo e o fluxo de turistas.
ESG
Outro destaque da programação da 10ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo foi o Painel sobre ESG. A apresentação de Helio Brito Jr., da ESG Pulse, teve como foco a transformação do turismo pela lente do ESG. Ele anunciou o Programa de Destinos Sustentáveis do Brasil em parceria com a Embratur e a Unidestinos, que tem como objetivo certificar destinos com potencial turístico, elevando o padrão nacional frente aos players internacionais, uma vez que o Brasil ainda não aparece no ranking global.
Já Alexis Pagliarini, da ESG4, destacou que “ESG deixa de ser novidade e passa a ser incorporado aos negócios com mais naturalidade. Com a COP-30, chegou-se à conclusão que é hora de se praticar de verdade. Incorporar ESG na administração, em processo contínuo, aprovando o que se pode aplicar de verdade e aí comunicar de verdade, como é o case que desenvolvo no Sheraton”.
Fernando Beltrame, da Eccaplan, informou que “lançou a Carbon Fair, a primeira plataforma brasileira de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos. Com ela, é possível oferecer créditos aos pequenos produtores, o que se conecta com turismo de propósito”. Para mostrar a importância das COPs, Beltrame disse que “se elas não fossem realizadas, as temperaturas estariam dois graus acima da média”.
A importância do Voluntariado
Jussara Zimmermann, diretora da Assessoria de Humanização do Instituto de Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da USP, fez uma apresentação para mostrar a importância do Voluntariado na Saúde. Segundo ela, esses benefícios se revelam para a sociedade, porque fortalecem a cidadania e criam laços comunitários mais sólidos e resilientes. Também são significativos para os próprios voluntários, que desenvolvem empatia, aprimoram habilidades sociais e melhoram significativamente sua saúde mental e física.
Jussara destacou ainda que estudos científicos comprovam que ajudar ativa áreas cerebrais ligadas à felicidade e reduz drasticamente o estresse. E, por fim, disse que o futuro do Instituto prevê fortalecer parcerias por meio da ampliação de colaborações com a sociedade visando maximizar a excelência no atendimento; integrar novas tecnologias que conectem voluntários e melhores a experiência dos pacientes; e construir uma rede uma rede colaborativa que transforma vidas, inspira gerações e multiplica gestos de solidariedade.
Além de convidar a todos para se tornarem voluntários do ICr, Jussara informou os canais de contato com o Instituto: site (https://icr.usp.br/) e email: humaniza.icr@hc.fm.usp.br.
IA e Negócios
O consultor de inovação Paolo Petrelli deu uma verdadeira aula sobre IA: Estratégia e Futuro Aplicados a Negócios Sem Complicação, e lembrou que “os líderes empresariais precisam buscar novas respostas, já que o jogo mudou”, destacando que “a inovação deixou de ser um diferencial para se tornar um pilar de sobrevivência!”
Sobre o uso de inteligência artificial, informou que, no ano passado, 54% dos brasileiros utilizaram ferramentas de IA contra 48% da média global; 51% planejam e reservam viagens com IA. E disse que não há necessidade “de as empresas criarem uma nova IA, pois são inúmeras as soluções disponíveis”.
Petrelli ressaltou que 73% das tarefas administrativas podem ser automatizadas com IA, dando como exemplos o Atendimento 24h pelo Whatsapp, que responde em cinco segundos; o marketing inteligente com criador de conteúdo; e a gestão eficiente.
A alma é o segredo do negócio

O ator e humorista Junior Q9 fez a última apresentação do evento. O tema escolhido foi “Rehumanizar para crescer”. Ele disse que “antes vivíamos uma época de mudanças e, agora pós-pandemia, vivemos uma mudança de época. Há um rehumanização das relações. Passamos tanto tempo tentando nos aperfeiçoar e esquecemos de ser gente. Se você não entende de gente, você não entende do negócio”.
Ele destacou ainda que “o turista quer experiência e, para tal, é necessário entender de gente, de relações humanas”. Segundo ele, a frase “o segredo é a alma do negócio não faz mais sentido. Atualmente, a alma é o segredo do negócio”.
Prêmio Professor Mario Beni
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur), o Instituto Mario Beni, a Skal Internacional São Paulo e a Skal Internacional Brasil aproveitaram a realização do 10º Expo Fórum Visite São Paulo para entregar o Prêmio Prof. Mario Beni.
Os premiados foram: Mirian Rejowski (Acadêmica em Turismo e Eventos), Tadeu Cunha, (Inovação e Tecnologia em Turismo e Eventos), Bruno Wendling (Gestão Pública em Turismo e Eventos), Antonio Henrique Paula (Organização do 3º Setor em Turismo e Eventos), Paulo dos Santos Pires (Turismo ou evento sustentáveis e comunitários), Marisa Canton (Eventos), Alain Baldacci (Lazer e Entretenimento), Carlos Prado (Agência ou Operadora), Chieko Aoki (Hotelaria/Hospitalidade) e Saulo Jennings (Gastronomia).
Sobre o Visite São Paulo Convention Bureau
É uma entidade privada, sem fins lucrativos que, desde 1983, trabalha para o incremento da atividade econômica no Estado de São Paulo por meio da captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, capacitação de profissionais da hospitalidade e promoção de destinos.



