Página Principal Revista EBS

Feira da Indústria da Mineração BRASMIN será em maio

Foto: Tom Fisk / Pexels
Evento será realizado de 24 a 26 de maio de 2022, no Centro de Convenções de Goiânia.

Publicado em 20/04/2022

As regiões Centro-Oeste e Norte, junto com Minas Gerais, são destaques da atividade mineradora no Brasil. E nesse contexto geográfico, o Estado de Goiás é referência importante enquanto polo do desenvolvimento da mineração nacional. Por isso, Goiânia foi escolhida para sediar a BRASMIN – Feira da Indústria da Mineração e o 7º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração.

Agenda: de 24 a 26 de maio de 2022, das 14h00 às 20h00, no Centro de Convenções de Goiânia. Credenciamento no www.brasmin.com.br .

O Encontro é organizado pela revista Brasil Mineral, editada há mais de 38 anos. O evento, no seu todo, conta com organização da PROMA Feiras, sob o comando experiente de José Roberto Sevieri. A promoção internacional é da Emme, com grande experiência em eventos fora do Brasil. Já a entidade realizadora é a ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral.

Tanto a BRASMIN como o 7º. Encontro têm o objetivo de discutir e realçar o papel da Média e Pequena Mineração no País. Das mais de 9 mil empresas mineradoras do país, a maioria delas é de pequeno e médio porte. A despeito de produzirem bens minerais essenciais à qualidade de vida das pessoas, são secundarizadas nas políticas do setor.

Por seu grande número, as pequena e médias empresas têm peso relevante na demanda por equipamentos, produtos e serviços para mineração. Um número expressivo delas já confirmou presença em ambos os eventos, em busca de relacionamento, negócios e ampliação das atividades nesse setor indispensável da economia brasileira e mundial.

História

A economia brasileira sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. Desde o Brasil Colônia, a mineração foi responsável por parte da ocupação territorial do país e constitui um dos esteios da economia nacional. Fornece matérias-primas utilizadas pela maioria das indústrias – da metalúrgica à eletroeletrônica, passando por fertilizantes, construção civil, aeronáutica, petroquímica e farmacêutica, entre outras.

O setor também é um dos grandes responsáveis pela interiorização do desenvolvimento. Em 2018, representou 8,5 % do PIB, chegando a 62,5 bilhões de dólares.

O território brasileiro é pródigo em substâncias minerais as mais variadas, a exemplo do nióbio, minério de ferro, ouro, bauxita, cobre, lítio, tantalita e manganês entre outros.

A atividade gera milhares de empregos diretos e indiretos. Em 2018, havia mais de 600.000 pessoas empregadas na mineração. E o setor gerou um saldo de 17,7 bilhões de dólares na balança comercial.

Fonte: Assessoria

Relacionados

ABEOC Brasil participa de Workshop de Futuros dos Eventos no Nordeste

Fortaleza será sede do 42º Congresso COCAL em 2026

“Capital dos grandes eventos”, SP mira impacto bilionário no turismo e vai ao México em busca de investidores

Juan Pablo De Vera e Toninho Izidoro tomam posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo