Fórum Mundial da Água recebeu mais de 100 mil pessoas
Encontro apontou importância da gestão hídrica e realizou experiências aos participantesEntre os dias 18 e 23 de março, aconteceu a oitava edição do Fórum Mundial da Água (World Water Forum), realizado em Brasília. O evento recebeu mais de 100 mil pessoas de 172 países diferentes, entre visitantes e congressistas, que participaram de mais de 300 sessões temáticas. Durante o fórum, chefes de Estado e líderes mundiais destacaram riscos globais da escassez de água. Entre os temas, discutidos esteve ainda a importância da participação social na gestão hídrica, um desafio de todos.
No pavilhão da Expo e da Feira, no Estádio Nacional Mané Garrincha, 94 estandes, de 19 países, estiveram presentes para mostrar o que as empresas e organizações de diversos países estão fazendo para promover o uso da água. Ao todo, 87 expositores estiveram presentes, representando diferentes setores sociais, entre pavilhões nacionais, empresas públicas e privadas, organizações e associações da sociedade civil.
Experiências
Realizado a cada três anos, o evento contou com a plataforma online Sua Voz, que possibilitou a participação social através da contribuição de conteúdos enviados por pessoas de mais de 150 países. Outro destaque sobre a experiência dos presentes foi o voo de asa delta virtual, que permitia aos participantes explorarem a diversidade de águas do Brasil.
O Museu do Amanhã, na Vila Cidadã do 8° Fórum Mundial da Água, apresentou um cubo gigante recoberto por fotografias de satélite que mostravam a Terra vista do espaço. Dentro dessa estrutura, óculos de realidade virtual e cadeiras giratórias foram utilizados para a transmissão de pequeno vídeo sobre a qualidade da água e o impacto da exploração humana no meio ambiente.