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O 2º dia da Couromoda foi repleto de iniciativas de estímulo à retomada

Foto: Fredy Uehara
Palestras, rodadas de negócios, estandes coletivos e consultoria de tecnologia ao varejo movimentaram o segundo dia do evento

Publicado em 18/01/2022

Durante o segundo dia da 48ª Couromoda, principal feira de negócios do setor calçadista e de acessórios da América Latina, realizada no Expo Center Norte, ficam evidentes as iniciativas positivas para retomada do setor.  

Participante do evento, o Sebrae São Paulo, serviço de apoio às micro e pequenas empresas, trouxe 42 marcas para rodadas de negócios ao longo dos últimos dois dias de feira, além de 24 expositores. Em seu estande, uma série de palestras sobre temas como empreendedorismo, competitividade, digital branding, costumer experience, exportação e tendências de moda, entre outros, foram destaque nos dois primeiros dias de evento.

Foto: Fredy Uehara

Para o último dia de feira, a programação ainda reserva quatro palestras: tendências e oportunidades para micro e pequenas empresas em 2022, design e desenvolvimento de coleções de calçados, modelagem de negócios para o setor de calçados e os impactos da transformação digital e indústria 4.0 no setor calçadista. 

A principal palestra desta terça-feira (18), “Tendências de calçados e bolsas femininos para a primavera-verão 2022-23”, ministrada pela consultora Juliana Carneiro, trouxe importantes insights para o setor. “Hoje, mais do que nunca, podemos sentir um reflexo do comportamento e dos desejos dos consumidores nos produtos”, explica Juliana.

Segundo ela, para traçar as macrotendências, é preciso levar em conta sentimentos e cenários que definiram os últimos anos. Nesse caso, o luto e a alegria, acompanhados pela busca por contato com a natureza, além do desenvolvimento e dependência diária da tecnologia – dualidades geradas pelas inúmeras perdas devido à Covid-19 e pela expectativa de retomada – se sobressaíram e tiveram papel fundamental no que o público vai encontrar nas lojas este ano. 

Foto: Fredy Uehara

“Essa dicotomia se traduziu nos elementos estéticos em cores vibrantes e brilhos, maximalismo excêntrico, com texturas e assimetrias, por vezes oposto ou mesmo mesclado ao um resgate do natural, com o boom dos crochês, amarrações, rendas e motivos campestres e florais, e uma conexão minimalista, com sua estética polida, seus monocromáticos e pegada utilitarista”, completa a especialista do Senai Franca. 

Ao lado do Sebrae, outro grande incentivo aos negócios foram os estandes coletivos, incluindo grupos de 3 grandes polos calçadistas nacionais, o Moda Rio Grande do Sul, Moda Franca e Três Coroas Shoes. Pontos de convergência de lojistas e compradores estrangeiros na feira, os estandes coletivos reuniram ao menos 54 expositores de calçados, bolsas e acessórios, além de 10 apoiadores, entre entidades e prefeituras. 

Completam as iniciativas pró-varejo a loja conceito Varejo Tech Store, que apresenta diversas soluções tecnológicas para ajudar no desenvolvimento dos varejistas.

O estande é operado pela empresa de software Data System, e traz soluções de sistemas de gestão, Business Inteligence, e-commerce, aplicativos, entre outros, ao lado de importantes parceiros como Indeva e VTEX. De acordo com o diretor comercial da Data System, Alex Marques, o varejo físico e o digital caminham juntos, o que faz com que empresários tenham um grande desafio na operacionalização da gestão de seus negócios.

“Garantir a lucratividade e uma experiência memorável para o consumidor são pontos fundamentais para manter a saúde das lojas de varejo”,  

Amanhã, 19 de janeiro, das 9h às 19h, é o último dia para visitar a Couromoda e conhecer essas e outras novidades em produtos e serviços para o setor calçadista. Saiba mais em www.couromoda.com / @couromoda   

Fonte: Assessoria

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