window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date());gtag('config', 'UA-61967077-1');
Página Principal Revista EBS

O primeiro dia da Expo Retomada no São Paulo Expo

Palco e plateia da Expo Retomada no São Paulo Expo - Foto: Divulgação
O evento cumpriu protocolos de segurança, disseminou conteúdo e demonstrou inovações para o novo normal do setor

Publicado em 15/10/2020

Em seu primeiro dia, a Expo Retomada, o mais importante acontecimento da indústria de eventos após a pandemia do coronavírus no Brasil, reuniu cerca de 1200 visitantes, no São Paulo Expo, em 14 de outubro.

O evento, considerado modelo para a retomada do setor pós-coronavírus, inaugurou com 40 expositores e mais de 100 empresas participantes, aplicação de rígidos protocolos de segurança e a demonstração de uma série de novidades para os players da indústria de eventos corporativos, feiras de negócios, turismo de negócios e Live Marketing.

Na Arena Show da Retomada, cinco painéis trataram sobre assuntos estratégicos para o setor, relacionados ao impacto econômico das feiras e dos eventos de negócios, novos formatos, tecnologia, inovação na cenografia, novos protocolos nas montagens e as tendências e impactos na entrega dos eventos.

Um dos consensos em todos eles foi a importância da união do setor como legado positivo da pandemia.  “A situação mostrou dependência dos elos da cadeia de valor do setor de eventos. Quando percebemos o tamanho dos movimentos que deviam ser feitos, tivemos que olhar p/ os parceiros e perceber que se não ajudassem a acomodar a situação entraríamos num caos sem solução”, afirmou Marcelo Canecchio Ribeiro, da Reed Exhibitions.

A&B prontos para receber os convidados nos eventos –
Foto: Divulgação

“A aproximação genuína das pessoas foi um bom legado da pandemia, começamos a ser um organismo único, tivemos que falar não mais como marca, mas com um contato verdadeiro”, enfatizou Paulo Ventura, do Expo Center Norte. “O setor está unido, as pessoas mais conscientes dos assuntos, conseguindo tirar projetos da gaveta que estavam estacionados”, disse Anabela Gomes, da Informa Markets.

“Quando entramos na inércia, não enxergamos à frente, mas saímos dessa inércia quando nos reunimos e entendemos que o apoio seria fundamental”, afirmou Patricia Elisa Uehara, da Cenarea. “São poucos que tem coragem de se juntar com concorrentes e dividir o mesmo ambiente, colocar energia no compartilhamento e no fazer juntos”, complementou Leila Malvezzi Bueno, da ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes.

Outro assunto bastante comentado foi o digital como complemento aos eventos presenciais, não como substituto. “O físico vai voltar, mas o digital não vai parar. Precisaremos alinhar da melhor forma possível o digital com o presencial para termos sucesso no futuro”, afirmou Paulo Serra, da Blue Ocean.

“Já dominamos o streaming há muitos anos, mas fomos descobrindo novas ferramentas, temos uma série de possibilidades. Os grandes eventos vão continuar, é fundamental a presença e vamos saber usar cada vez melhor a ferramenta digital, com aumento de audiência”, comentou Celso Santi, da Programasom.

Transfer de visitantes mostrando as adaptações – Foto: Divulgação

“O streaming garante capilaridade da audiência, tanto de visitantes quanto de expositores, por diversas questões, assim adiciona ao físico. Esta capilaridade pode ser aproveitada como oportunidade de negócios. Mas a experiência sensorial do evento presencial é fundamental”, afirmou Osnei Augusto dos Santos, da Pro Magno.

Uma das novidades anunciadas durante os painéis foi o andamento do PL proposto pelo vereador Rodrigo Goulart, durante seu discurso, na abertura do evento. A proposta para que o dia 14 de outubro torne-se o Dia das Feiras e Eventos de Negócios na Cidade de São Paulo já foi protocolada.

A programação dos painéis terminou com uma live do Conecta Fórum Eventos, diretamente do palco da Arena. Todo o conteúdo do primeiro dia da Expo Retomada foi transmitido ao vivo pelo Facebook do evento – www.facebook.com/exporetomada, que irá compartilhar também a programação marcada para esta quinta-feira.

Inovações apresentadas no evento da retomada

A Expo Retomada contou ainda com uma área reservada para a exposição de diversas novidades e inovações que atendem o novo modelo do setor de eventos de negócios, como um robô para desinfecção de superfícies e ar que emite luz ultravioleta germicida; solução em transfer de visitantes com protocolos específicos de higiene e distanciamento; e soluções em A&B adaptadas com embalagens individuais higienizadas.

Robô de higienização garante a segurança dos visitantes do evento – Foto: Divulgação

“A realização do evento presencial Expo Retomada é, em si, a grande novidade.  Após 7 meses completamente paralisados, os eventos com foco na geração de negócios puderam demonstrar, ao vivo, que conseguem ser realizados com muita segurança, respeitando todos protocolos existentes”, afirma o idealizador da Expo Retomada, Paulo Octávio Pereira de Almeida.

O credenciamento da Expo está aberto para este dia 15 e deverá ser feito antecipadamente pelo site www.exporetomada.com.br , escolhendo um dos intervalos disponíveis: das 14h às 17h ou das 17h às 20h. O acesso somente será permitido no horário escolhido e o uso de máscaras é obrigatório.

Além da entrada escalonada, fazem parte dos protocolos adotados medidas como corredores mais largos, distanciamento seguro entre os participantes da plateia, credenciamento 100% on line, acesso por QRCode e catracas eletrônicas que fazem a leitura direto do celular dos visitantes, sem contato humano.

A Expo Retomada 2020 é um evento sem fins lucrativos, que conta com apoio oficial da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, AMPRO – Associação de Marketing Profissional, ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, ABRAFESTA – Associação Brasileira de Eventos, ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativas, Abralimp – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, ABBFEC – Associação Brasileiras dos Buffets e Eventos Corporativos, MPI BRAZIL – Meeting Professionals International Brazil, SINDIPROM|SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo.

Outros detalhes pelo site: www.exporetomada.com.br

Relacionados

Dados da Fazenda sobre o PERSE estão incompletos – números apresentam custo efetivo menor

MCI Awards comemora os principais clientes e projetos do ano de 2023

O Mulheres de Eventos 2024 conta com o patrocínio da Eventesse Live Marketing

ABEOC Brasil leva delegação para defesa do Perse em Brasília