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Rodadas de negócios: uma forma eficiente de gerar leads

rodadas de negócios do speed meeting
Speed Meeting Rio de Janeiro – Divulgação
Eventos que colocam fornecedores frente a frente com potencias compradores movimentam o mercado e trazem resultados positivos

A proposta das rodadas de negócios é aproximar fornecedores dos seus potenciais compradores. Essa modalidade está presente em todos os segmentos, organizadas por associações de classe, outras por promotores de feiras, cada uma voltada para o seu nicho de atuação.

A receita é sempre muita parecida: compradores de um lado, fornecedores do outro, e todos tem um certo tempo para se conhecer. É muito interessante a ideia de termos reuniões de 20 a 25 minutos, podermos discorrer sobre o nosso produto detalhadamente, entender as particularidades do potencial comprador que está do outro lado. E, assim, reverter todas as reuniões em contratos.

Façamos uma conta básica: se cada reunião levar cerca de 20 minutos, falaremos com três empresas em uma hora, certo? Somente três empresas. O que não é ruim, mas, e se pudéssemos otimizar o tempo da apresentação, e cada reunião durasse quatro minutos? O número de empresas para a qual o fornecedor se apresenta passaria de três para quinze, otimizando muito o seu tempo.

Foi pensando em tudo isso que o Grupo EventoFacil criou o Speed Meeting – rodadas de negócios, dirigido para os segmentos MICE (eventos corporativos, incentivos, congressos e feiras) e RH/T&D (recursos humanos, treinamento e desenvolvimento). Cada encontro entre o comprador e o fornecedor dura quatro minutos, cada evento reúne 30 fornecedores e cerca de 30 a 40 compradores, a dinâmica dura aproximadamente duas horas e meia e, ao final, cada empresa fornecedora terá se apresentado a todos os compradores, totalizando 900 apresentações.

O Grupo se especializou em promover esse formato de evento. A princípio parece simples, mas inicia-se com a identificação dos responsáveis, depois uma consultoria aprofundada das demandas pontuais dos compradores, e somente depois identificamos os fornecedores que possam atender essas necessidades, desta forma se consegue atender as expectativas de todos.

O Speed Meeting proporciona um benefício claro e objetivo que é otimizar o tempo e diminuir os custos do processo para ambos os lados, tanto dos fornecedores os quais agilizam a prospecção e captação de novos leads, quanto dos compradores na busca de novos fornecedores para atender suas demandas; por essa razão, essa ferramenta é um grande aliado para gerar oportunidades e negócios.

Os eventos são sediados em diversas cidades do Brasil. Em 2017, as rodadas aconteceram em São Paulo, no Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba, sempre em datas e localidades estratégicas; foram 06 rodadas de negócios que totalizaram mais de 4.500 reuniões rápidas entre compradores e fornecedores do segmento MICE.

Os primeiros eventos aproximavam o público de eventos corporativos, incentivos, congressos e feiras; porém com o sucesso do formato do evento e a solicitação tanto de compradores quanto de fornecedores de produtos e serviços para o segmento de recursos humanos, e principalmente treinamentos e desenvolvimento, deu-se início ao Speed Meeting RH.

Quem são os compradores?

Os compradores são todos previamente selecionados pela equipe do Grupo EventoFacil, que é especializada nesse matchmaking. Todos os interessados em participar do evento como compradores são questionados sobre suas demandas de produtos e serviços que contratam, demandas pontuais e programação de contratação e eventos a serem realizados. Assim, é possível apresentar-lhes fornecedores que vão de encontro com suas expectativas, e os fornecedores também terão à sua frente compradores potenciais.

Para os eventos com foco no segmento MICE são convidados os profissionais responsáveis pela contratação de produtos e serviços para eventos corporativos e de incentivos, dentro das grandes e médias empresas como os da indústria farmacêutica, bancos, comércios e serviços, indústrias entre outras, geralmente são os responsáveis por marketing, eventos, treinamento e compras, também as agências de eventos, live marketing, promoção e incentivos, organizadoras de feiras comerciais, congressos e eventos técnico-científicos; gestores de eventos das associações e entidades de classes. Quando o foco do evento é o segmento de RH/T&D, são convidados os diretores, gerentes e coordenadores que atuam nos departamentos de RH das principais empresas do país, além dos responsáveis pela contratação de produtos e serviços e soluções para treinamentos e gestão de pessoas.

Quem são os fornecedores?

Alguns dos segmentos participantes dos Speed Meeting MICE – RH

» Destinos para eventos: nacionais e internacionais;
» Espaços para eventos e treinamentos: Auditórios e centro de convenções, arenas multiuso/casas shows, buffet, casas de espetáculos, cruzeiros, espaços alternativos, hotéis & resorts, parques temáticos, centros de exposições, salas para treinamento e coworking.
» Fornecedores para eventos: Bartender, barista, logística para eventos, comunicação visual e sinalização, cenografia, mobilidade corporativa, seguro para eventos, som, iluminação e efeitos especiais, displays interativos multimídia, credenciamento e controle de acesso, tradução simultânea e intérprete, entre outros…
» Gifts: Cartões de premiação, brindes corporativos, vale presentes;
» T&D: Treinamento experiencial ao ar livre, gamificação, Jogos corporativos, storytelling, escape games;
» Tecnologia: Softwares e aplicativos para eventos, simuladores e games, realidade virtual;
aplicativos para gestão de pessoas, recrutamento e seleção;
» Educação Corporativa: especialização, MBA e pós-graduação, educação à distância;
» Experiências corporativas esportivas: Automobilismo, kart, off-road, balonismo, aviação, paraquedismo, rafting…
» Experiências corporativas gastronômicas: Vinículas, adegas e cervejarias, team building gastronômico, cooking show;
» Benefícios Corporativos (saúde e seguros): planos de saúde, odontológicos, seguro de vida e previdência privada e seguros para eventos.
» Agências: Agências de incentivo, marketing de experiência, viagens corporativas, turismo de aventura e treinamento.

Próximos Eventos

Neste ano, serão realizadas trezes edições dos Speed Meetings, sendo que duas são realizadas dentro do maior evento no Brasil focado nos segmentos MICE e T&D, a 16º EBS – Feira da Indústria dos Eventos Corporativos, Incentivos, Congressos, Feiras e Treinamentos & Desenvolvimento, nos dias 06 e 07 de junho no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Na ocasião, o Speed Meeting EBS, reunirá mais de 120 compradores convidados para estarem frente a frente com os 100 expositores da feira. Serão mais de 6.400 reuniões durante os dois dias de evento.

Sobre os Speed Meetings regionais, realizaremos cinco com foco no segmento RH/T&D, nas praças de São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba. As outras seis serão com foco no segmento MICE, nas praças de Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, finalizando o ano em São Paulo.

Speed ​Meeting® é uma marca registrada do Grupo EventoFacil.

Evento Paralelo

O EBS Buyers Club Café é um evento paralelo ao Speed Meeting, que dá sequência ao trabalho realizado pelos fornecedores participantes da rodada de negócios. Geralmente, realizado no período da tarde do mesmo dia dos Speed Meeting regionais, o evento abre as portas para profissionais atuantes na contratação de produtos e serviços para o segmento MICE e RH/T&D, para uma tarde de networking qualificado e enriquecimento profissional proporcionado pelas palestras gratuitas oferecidas. Os interessados em participar obrigatoriamente realizam o pré-credenciamento, no qual respondem ao questionário sobre sua atuação e demanda de contratação, pois a participação é restrita a profissionais com perfil de compradores.

O café, é um evento de relacionamento do EBS Buyers Club, clube de negócios dirigido aos gestores de marketing, eventos, rh, treinamento, incentivo e compras das principais empresas do país (formado por +450 empresas que juntas investem mais de R$ 250 milhões/ano em contratação de fornecedores para eventos corporativos, treinamentos, incentivos e experiências corporativas).

Dicas para o Fornecedor

Antes

  1. Teste sua apresentação, você deve apresentar seu produto em menos tempo. Reserve tempo para perguntas e respostas.
  2. Que tal substituir todos os panfletos por uma apresentação ou vídeo? Tenha uma atitude sustentável.
  3. Separe os seus cartões de visita, pelo menos 40 unidades.

Durante

  1. Faça anotações na parte de trás do cartão do comprador: tipo de contratação, datas, serviços contratados, etc.
  2. Pratique a escuta ativa: encontre os tópicos para criar links e possíveis pontos de interesse.
  3. Promova o sorteio de algum produto ou ofereça um desconto especial aos compradores.

Após

  1. Analise o perfil de cada uma das empresas com a qual teve contato. É importante entender a necessidade individual.
  2. Envie um e-mail de agradecimento com uma breve apresentação do seu produto/serviço aos compradores.
  3. Utilize o canal de comunicação dos organizadores do evento. Seja visto e seja lembrado.

 

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