Página Principal Revista EBS

Somos reféns da realidade e dos sonhos?

Foto: KellePics / Pixabay
Artigo de José Roberto Sevieri para Revista EBS

Publicado em 10/01/2022 Por José Roberto Sevieri

A pandemia, chegou, se instalou e destruiu o futuro próximo de muitas pessoas.

Algumas não sobreviveram. Outros que conseguirem perderam seus negócios e seus empregos.

Os que sobraram vivem da realidade imposta e do malabarismo para se manterem abertos, tentam eliminar as dificuldades criadas e buscam todo dia uma nova situação de sustentabilidade.

Esta situação atingiu diretamente, no coração, as atividades de eventos.

Para se fazer um churrasco organizado é necessário, ao menos, uma semana de planejamento.

Para um aniversário de crianças algumas semanas. Para uma debutante, a sua festa de 15 anos precisa de alguns meses. Para um casamento um pouco mais.

Para uma feira de negócios são muitos meses. É uma das modalidades de eventos que mais demoram para acontecer, exigindo grande planejamento combinado com execução, medição de resultados e correções até o momento final e ainda ações pós-evento.

Nada simples.  Nada fácil. Nem para os promotores nem para os expositores.

E todo este processo não combina com as incertezas de abre-fecha, pois, a retomada é lenta e prolongada.

Sabemos que as feiras serão diferentes neste pós-pandemônio que ainda não chegou, mas ninguém sabe ainda como serão.

Estamos na fase da adivinhação e das profecias, porém os que ainda resistem e se mantém também podem não estar abertos no amanhã próximo.

Somos sim, reféns de tudo que está acontecendo e a melhor atividade que podemos ter é o de manter contato estreito com os clientes, que estão na ponta dos setores com os seus parceiros comerciais e podem passar impressões mais claras do andamento dos mercados, para que as decisões possam ser tomadas.

Vários desistiram, outros foram obrigados a desistir, mas para os que restaram a resiliência é obrigatória.

Autor:
José Roberto Sevieri
Vice-Presidente da ADVB-SP – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

Relacionados

Janine De Nes, CFO Latam da RX, assume posição na UBRAFE com foco em ampliar participação feminina no setor de eventos

ABEOC Brasil lança Jornada de Líderes – programa de gestão exclusivo

Feira EBS 2024 anuncia 95% das áreas comercializadas e destaca patrocinadores

Dados da Fazenda sobre o PERSE estão incompletos – números apresentam custo efetivo menor