Página Principal Revista EBS

5 tendências que devem transformar os eventos em 2018

mercado de eventos
Jannoon028/Freepik.com
Conheça as principais apostas do setor de eventos, que deve apresentar novidades tecnológicas para incrementar experiência dos participantes

O ano de 2018 promete trazer muitas novidades para o mercado de eventos – especialmente as  relacionadas à tecnologia. A palavra chave que podemos ressaltar é “experiência”, objetivo principal do setor e responsável por engajar e encantar os participantes. Confira as cinco apostas da área que devem transformar os eventos:

Inteligência Artificial

Coração da revolução digital desde 2010, a inteligência artificial está entre os principais temas do novo século. A integração da IA em eventos pode simplificar a logística e criar conexões de rede com base em interesses comuns entre os convidados. A tecnologia também pode ser aplicada em todos os processos de realização de diferentes cerimônias, englobando o antes, durante e pós evento.

Chatbots

Ligados diretamente à inteligência artificial, os chatbots já são muito utilizados por diversas empresas – oferecendo um atendimento personalizado e com agilidade aos seus clientes. Com o aprendizado de máquinas, os bots são capazes de conversar com usuários humanos de uma forma natural, sendo utilizados especialmente para responder perguntas frequentes, como a direção do local onde há uma conferência. Além do impacto positivo que a interação causa nos participantes, a tecnologia economiza tempo da equipe responsável por gerir o evento.

Realidade Virtual

Embora não seja efetivamente uma novidade, a realidade virtual continua em expansão e deve ganhar um espaço cada vez maior nos eventos. Uma das grandes novidades para a área foi apresentada em 11 de outubro de 2017, por Mark Zuckerberg. O criador do Facebook anunciou o lançamento dos Oculus, plataforma social em realidade virtual que permite que os eventos ao vivo sejam vistos com LiveNation e TicketMaster, além de um fone de ouvido de realidade virtual Oculus Rift. O aparelho  possibilita uma imersão além da convencional e melhora a experiência dos participantes.

Realidade Aumentada

Esse tópico está diretamente ligado à parte da experiência do evento. Com a realidade aumentada, somos capazes de transformar elementos 3D de uma forma tangível com o auxílio de dispositivos (como óculos e smartphone). É uma tecnologia que agrada muito aos participantes e permite com que eles tenham uma experiência única.

Transmissões ao vivo

Essa tendência vem de 2017 e promete continuar forte e em constante crescimento, principalmente no mercado de eventos. Diversas ferramentas, como Youtube e Periscope, permitem que as pessoas aproveitem a experiência de eventos à distância. A desmaterialização é uma prioridade para a indústria de eventos e tornou-se algo indispensável para envolver o público-alvo, independentemente de onde estiverem.

Traduções simultâneas

Muitos eventos  contam com palestrantes internacionais, mas a principal dificuldade nesse caso é fazer com que todos os participantes compreendam o convidado durante sua apresentação. Porém, uma novidade promete resolver essa questão: o Pixel Bud, par de fones de ouvido sem fio, capaz de traduzir simultânea até 40 idiomas. A tecnologia surgiu com o objetivo de superar as barreiras linguísticas.

Quer saber mais sobre o assunto?
Entenda como a tecnologia pode ser utilizada no mercado de eventos.

Relacionados

Janine De Nes, CFO Latam da RX, assume posição na UBRAFE com foco em ampliar participação feminina no setor de eventos

ABEOC Brasil lança Jornada de Líderes – programa de gestão exclusivo

Feira EBS 2024 anuncia 95% das áreas comercializadas e destaca patrocinadores

Dados da Fazenda sobre o PERSE estão incompletos – números apresentam custo efetivo menor