Página Principal Revista EBS

O conteúdo gerado por usuários como estratégia de marketing

conteúdo gerado por usuários nas redes sociais
Ijeab/Freepik.com
Tema foi abordado em um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo

O conteúdo gerado por usuários é uma valiosa forma de marketing. Hoje, vivemos em um ambiente rico de informação e análise, o que significa mais dados do que nunca sobre o modo como as pessoas reagem às marcas, eventos, e muito mais. Essas informações estão disponíveis através de diversas plataformas, mas ainda é um desafio para muitos profissionais.

Durante a edição deste ano da SXSW (South by Southwest), que aconteceu entre os dias 9 e 18 de março, em Austin, nos Estados Unidos, o tema foi abordado entre representantes da Nat Geo, ONE Campaign, NBCU e Case Foundation.

Esse conteúdo gerado por usuários refere-se a todo material criado por pessoas que não são representantes oficiais ou ligadas a uma empresa ou organização de evento, por exemplo. Esse conteúdo pode ser uma atualização em uma rede social, um vídeo, podcast, entre outros tipos.

A principais função do conteúdo gerado por usuários é seu potencial de afetar diversas métricas importantes de desempenho. De primeira, podemos citar a possibilidade de saber como as pessoas estão reagindo sobre algo. Uma forma eficiente de incentivar a criação desses materiais é a interação nas redes sociais. Essa é uma grande oportunidade para os eventos, criando contato entre as pessoas, criando experiências e, claro, conteúdos relevantes.

A social media wall é uma ótima ferramenta para incentivar a produção de conteúdo pelos participantes. É uma das tendências para eventos de diversos segmentos, pois proporciona interação, além de diversas ações – como as realizadas com patrocinadores. Mas a relação entre as redes sociais e os eventos vai além, como já apresentamos em outra matéria. Apenas o Facebook contabiliza 1.86 bilhão de usuários ativos por mês. A rede social conta ainda com a opção de criação de páginas específicas de eventos, mostrando como é importante a relação entre esses dois mundos.

É importante que os eventos incentivem a interação dos usuários para que, cada vez mais, consigam resultados expressivos com o auxílio de conteúdos gerados pelos participantes. Assim que ganhamos a confiança do público-alvo, há um aumento nos níveis de engajamento e a possibilidade de construir uma comunidade forte.

Através dessa audiência relevante e interessada no seu evento, é possível gerar uma compreensão maior e melhor sobre o público-alvo – incluindo dados sobre outras pessoas que seguem (e potenciais novos participantes), horários de interação na rede, entre outros fatores.

Tudo isso, quando analisado, permite a otimização de estratégias de organização e conteúdo para, cada vez mais, gerar resultados positivos, para seu evento e otimizar ainda mais o conteúdo gerado por usuários.

Relacionados

São Paulo recebe a última edição dos Speed Meetings Regionais 2018

Eventos Sustentáveis: melhores práticas para o mercado de eventos

Eventos Sustentáveis: melhores práticas para o mercado

speed-meeting-1

Speed Meeting RH: oportunidades para o setor

bastidores-rio2c

Rio2C cresce como evento de criatividade e inovação na América Latina

Brasileiros nadando a favor da maré da inovação

Brasileiros como fonte de inovação

neurociencia

Neurociência em eventos

Marcelo Flores

Mudanças na educação, no universo dos eventos e no entretenimento

cannes lions 2018

Cannes Lions anuncia os números do prêmio em 2018