Página Principal Revista EBS

O conteúdo gerado por usuários como estratégia de marketing

Conteúdo Gerado Usuários Mídias Sociais
Foto: slidesgo/Freepik.com
Tema foi abordado em um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo

O conteúdo gerado por usuários é uma valiosa forma de marketing. Hoje, vivemos em um ambiente rico de informação e análise, o que significa mais dados do que nunca sobre o modo como as pessoas reagem às marcas, eventos, e muito mais. Essas informações estão disponíveis através de diversas plataformas, mas ainda é um desafio para muitos profissionais.

Durante a edição deste ano da SXSW (South by Southwest), que aconteceu entre os dias 9 e 18 de março, em Austin, nos Estados Unidos, o tema foi abordado entre representantes da Nat Geo, ONE Campaign, NBCU e Case Foundation.

Esse conteúdo gerado por usuários refere-se a todo material criado por pessoas que não são representantes oficiais ou ligadas a uma empresa ou organização de evento, por exemplo. Esse conteúdo pode ser uma atualização em uma rede social, um vídeo, podcast, entre outros tipos.

A principais função do conteúdo gerado por usuários é seu potencial de afetar diversas métricas importantes de desempenho. De primeira, podemos citar a possibilidade de saber como as pessoas estão reagindo sobre algo. Uma forma eficiente de incentivar a criação desses materiais é a interação nas redes sociais. Essa é uma grande oportunidade para os eventos, criando contato entre as pessoas, criando experiências e, claro, conteúdos relevantes.

A social media wall é uma ótima ferramenta para incentivar a produção de conteúdo pelos participantes. É uma das tendências para eventos de diversos segmentos, pois proporciona interação, além de diversas ações – como as realizadas com patrocinadores. Mas a relação entre as redes sociais e os eventos vai além, como já apresentamos em outra matéria. Apenas o Facebook contabiliza 1.86 bilhão de usuários ativos por mês. A rede social conta ainda com a opção de criação de páginas específicas de eventos, mostrando como é importante a relação entre esses dois mundos.

É importante que os eventos incentivem a interação dos usuários para que, cada vez mais, consigam resultados expressivos com o auxílio de conteúdos gerados pelos participantes. Assim que ganhamos a confiança do público-alvo, há um aumento nos níveis de engajamento e a possibilidade de construir uma comunidade forte.

Através dessa audiência relevante e interessada no seu evento, é possível gerar uma compreensão maior e melhor sobre o público-alvo – incluindo dados sobre outras pessoas que seguem (e potenciais novos participantes), horários de interação na rede, entre outros fatores.

Tudo isso, quando analisado, permite a otimização de estratégias de organização e conteúdo para, cada vez mais, gerar resultados positivos, para seu evento e otimizar ainda mais o conteúdo gerado por usuários.

Relacionados

Estadão traz a São Paulo conteúdo e experiências no Cannes Lions

Plataforma está sendo criada “por profissionais para profissionais” com a Medical Fair Brasil

Juntos por um mercado melhor

Sandra Turchi inicia temporada de cursos na ESPM em marketing digital

Feira EBS oferece oportunidade de gerar negócios

Feira EBS traz palestra sobre assédios sexual e moral em eventos

RIO2-2019

Rio2C 2019 traz programação variada sobre inovação e criatividade

O futuro ao MICE pertence