Página Principal Revista EBS

Pesquisa revela: 76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp

Imagem ilustrativa (Pixabay)
Grandes marcas já experimentaram o Whatsapp em campanhas de marketing ou como canal de suporte ao cliente

De acordo com a pesquisa “Panorama de Mensageria”, realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, 76% dos brasileiros interagem com marcas e empresas via WhatsApp, aplicativo presente em 99% dos celulares no País, com objetivo para tirar dúvidas e pedir informações.

A popularidade do WhatsApp, segundo o levantamento, atrai as empresas. Grandes marcas já experimentaram usá-lo em campanhas de marketing ou como canal de suporte ao cliente. Consequentemente, o brasileiro se acostuma cada vez mais a falar com empresas através desse aplicativo. Em apenas seis meses, subiu de 69% para 76% a proporção de usuários de WhatsApp no Brasil que se comunicam com marcas nesse canal. No mesmo intervalo de tempo, passou de 60% para 65% a proporção de usuários do WhatsApp que consideram adequado usá-lo para receber suporte técnico de marcas, e de 51% para 54% aqueles que gostariam de comprar produtos.

Além do WhatsApp, o levantamento também avaliou a presença do Facebook Messenger, do Instagram e do Telegram no Brasil. O Messenger, por exemplo, está presente em 79% dos smartphones brasileiros, mas apenas 59% de sua base de usuários acessa o aplicativo todo dia ou quase todo dia. Por outro lado, cresceu o uso do Messenger para a publicação de stories – de 23% para 37% em 6 meses.

Relacionados

Curso on-line sobre “gestão de crise e reputação”

Os impactos da COVID-19 no investimento em publicidade no Brasil

Quem são os Prosumers?

O patrocínio de eventos na era digital

Você conhece ROI e ROX?

NBS cria campanha para “Árvore do Rio Light”