Página Principal Revista EBS

Chega ao Brasil, Samba Rock, especialista em internacionalização de marcas

Valter Klug, CEO da Samba Rock - Foto: Divulgação
A agência de propaganda e marketing traz a expertise criativa de cases de sucesso nos Estados Unidos, como Bauducco, AmBev, Grupo 3 Corações e Banco Inter

Publicado 07/12/2022

A agência de publicidade Samba Rock anuncia a chegada ao Brasil com contas bem conhecidas em seu portfólio. Bauducco, Guaraná Antarctica, A Tal da Castanha e Banco Inter são algumas das marcas que escolheram a empresa para conquistar o mercado norte-americano.

Especializada em internacionalização, a equipe, composta por profissionais de diversas nacionalidades, constrói um posicionamento forte para uma atuação global.

Valter Klug, CEO da Samba Rock, conta que criou a agência para atender empresas que queriam investir fora do país, mas não sabiam como se posicionar.

“Elaboramos uma estratégia personalizada para que as marcas façam uma internalização de sucesso. Não basta ter um bom produto, é preciso conhecer o mercado, estudá-lo e criar um plano de negócios para sustentar a viabilidade do projeto”.

A era digital ampliou os efeitos da globalização e a abertura do mercado mundial é importante para o crescimento de muitas empresas. Porém, é preciso considerar que a concorrência aumenta proporcionalmente, pois passam a competir igualmente com organizações de outros países e já estabelecidas em seus mercados.

Assim, para ter uma posição relevante no cenário internacional é preciso reavaliar as estratégias e trabalhar com conceitos diferentes para captar novos consumidores que não conhecem os produtos, nem a marca. “O processo de branding e criação é fundamental. Um formato de venda pode funcionar muito bem em um país e não ter resultados em outro. É necessário analisar quais são os diferenciais competitivos, se há público para aquela oferta e qual é a melhor forma de se aproximar dele”, explica Valter.

As vantagens de ter uma atuação internacional são atrativas para diversos portes de indústrias, desde as que dominam o mercado nacional àquelas que oferecem produtos específicos.

“A quantidade de empresas brasileiras que nos procuram querendo entrar no mercado americano aumentou muito. Ter um olhar global alavanca o negócio, aproveitando as sazonalidades para otimizar as vendas. Outro ponto importante é o cenário nacional, pois diante de incertezas e instabilidades econômicas, estar presente em mercados mais maduros faz a diferença”, pontua Valter.

“Os Estados Unidos representam a maior economia do mundo e o maior mercado de consumo do planeta, além de ter menor burocracia e impostos, inclusive para negócios que pretendem vender para outros países. Por isso, é um dos favoritos para quem está começando a investir nesse processo”.

A Samba Rock oferece um serviço customizado com análise de mercado, branding, e estratégia de internacionalização, orientando as empresas tanto nos modelos de negócio quanto na definição de portfólio de produtos.

“Precisamos considerar, por exemplo, se é um tipo de produto que já existe naquele determinado país. Quando a Bauducco levou o panetone para os Estados Unidos, o consumidor não sabia o que era. Precisamos criar a categoria primeiro para depois comunicar a marca. Hoje a Bauducco é a maior marca de panetone nos EUA e no mundo”, afirma. 

Valter acredita que conhecer o mercado brasileiro e ter profissionais premiados internacionalmente, com anos de experiência no setor, é fundamental para o sucesso global.

“Nossa equipe está localizada nos EUA, Brasil e Europa, o que nos fornece um diferencial nos projetos globais. Já tivemos clientes que não sabiam falar inglês fluentemente e tinham dificuldade com outras agências, pois não conseguiam transmitir exatamente a mensagem que gostariam. Em outros casos, há empresas que fazem simplesmente uma tradução, o que gera diversos problemas de interpretação para o novo mercado. Com a gente, a língua deixa de ser uma barreira e com nossa experiência internacional conseguimos o match perfeito”.

Relacionados

Mark Up transforma o MUBS, evento sobre marketing, tendências e inovação, em videocast

Patrocinador investe em ação de reciclagem durante Carnaval em Recife

Curso “Ativação de Marca e Patrocínios como Ferramentas de Marketing” com Paulo Octavio Pereira de Almeida

III Summit Eventos Brasil reúne profissionais do setor em Fortaleza