Página Principal Revista EBS

O marketing de experiência para eventos e sua importância

Momentos únicos geram ótimos resultados entre os participantes

Os eventos precisam criar experiências memoráveis para cativar o público, que tende a voltar em novos encontros. Além disso, é importante para atrair novas pessoas e aumentar o conhecimento sobre convenções e reuniões, por exemplo. Assim, o marketing de experiência para eventos é um grande aliado nessa hora, podendo ser explorado em diversos nichos do mercado.

O tema foi abordado durante o SXSW (South by Southwest) deste ano, que aconteceu entre os dias 9 e 18 de março, em Austin, nos Estados Unidos. Esse é um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo, e mostrou como experiências diferenciadas são importantes, principalmente com espaços e situações da vida real com arte, instalações públicas e interação de marca, por exemplo.

Quando falamos sobre marketing de experiência para eventos, podemos (e devemos) utilizar os cinco sentidos para um encontro de sucesso. Mas a experiência vai muito além, incorporando sentimentos, pensamentos, ações e identificações.

A ideia principal é promover uma imersão pessoal e o mais completa possível durante um evento. Essa tática auxilia também na transmissão de ideias e informações de um jeito claro e efetivo. Podemos realizar tal trabalho de diversas maneiras, desde quiosques específicos com o uso de tecnologias diferenciadas, até espaços especiais com a possibilidade de experimentação de algum produto ou serviço.

Para alcançar o resultado esperado, é essencial contar com um ambiente propício para alcançar os objetivos do marketing de experiência para eventos. Isso porque o espaço físico pode delimitar a mensagem que você está tentando passar, fazendo com que a experiência não seja tão eficaz. É importante que as pessoas se sintam à vontade e confortáveis para explorar o ambiente. A interação é a responsável por gerar um impacto maior nas pessoas e potencializar sua influência entre o público de seu mercado.

A Revista EBS abordou o tema em matéria especial publicada na 16° edição, com uma material detalhado e depoimentos de grandes profissionais, incluindo cases que mostram todas as possibilidades oferecidas pelo marketing de experiência.

Relacionados

Congresso em SP discute o futuro do setor de eventos no país

2ª edição da Conferência Empresarial ESG Racial será realizada em São Paulo

Expo Favela Innovation Brasil grande evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo

Cingapura reúne líderes da indústria MICE no Asia CEO Summit