Página Principal Revista EBS

ABEOC Brasil participa de Workshop de Futuros dos Eventos no Nordeste

Foto: Freepik
A ABEOC Brasil, em parceria com o Sebrae Nacional, o Observatório da Indústria do Ceará e entidades representativas do setor

Publicado em 08/09/2025

ABEOC Brasil participa de Workshop de Futuros para o Setor de Eventos no Nordeste

A ABEOC Brasil, em parceria com o Sebrae Nacional, o Observatório da Indústria do Ceará e entidades representativas do setor, participou do Workshop de Futuros para o Setor de Eventos – edição Nordeste, etapa fundamental para a construção do III Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos do Brasil.

O III Dimensionamento é uma iniciativa conjunta da ABEOC Brasil e mais 13 entidades representativas do setor – ALAGEV, IFEA LATINAMERICA, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ANPPE, ABRAPE, AMPRO, UNEDESTINOS, UBRAFE, ABRAFESTA, ABRACE, ABEFORM e SINDIPROM -, articulada a partir da atuação da conselheira da ABEOC, Anita Pires, que mobilizou esforços para a retomada desse estudo estratégico.

O encontro reuniu especialistas e lideranças para debater os caminhos do setor, reforçando a necessidade de dados atualizados que subsidiem políticas públicas, estratégias de mercado e ações de desenvolvimento regional.

À frente das discussões esteve o especialista em Prospectiva e Cooperação Estratégica do Observatório da Indústria, Rodolfo Finatti, acompanhado de Marina de Matos, Letícia Mota e Jéssica Leite. Eles destacaram a relevância da cadeia de valor do setor e o papel de profissionais qualificados no processo de construção do dimensionamento.

Edgard Fernandes, analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, ressaltou a transversalidade do setor, que se conecta a diversas áreas da economia. Enid Câmara, presidente da ABEOC Brasil, lembrou que, mesmo com dados defasados de 2013, foi possível embasar articulações importantes como a conquista do Perse. Josbertini Clementino, diretor-executivo da ABEOC Brasil, agradeceu ao Sebrae e ao Observatório da Indústria da FIEC pela parceria estratégica, que trará base sólida para projeções futuras. Já Silvana Gomes, da Embratur, destacou o entusiasmo da equipe e a multidisciplinaridade do setor, que exige integração de todos os segmentos.

Na parte prática, os participantes foram divididos em salas temáticas, onde contribuíram com percepções sobre os principais desafios enfrentados pela cadeia de eventos.

O calendário de encontros segue nos próximos meses, sempre on-line, das 14h às 17h: Norte (11/09), Sudeste (25/09), Centro-Oeste (08/10) e Sul (22/10).

Relacionados

Fortaleza será sede do 42º Congresso COCAL em 2026

“Capital dos grandes eventos”, SP mira impacto bilionário no turismo e vai ao México em busca de investidores

Juan Pablo De Vera e Toninho Izidoro tomam posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo

São Paulo celebra 471 anos – a capital dos eventos corporativos, congressos e feiras de negócios, no Brasil