Página Principal Revista EBS

Governo de SP anuncia testagem rápida e eventos piloto

Foto: Freepik
Anúncio foi feito pelo Estado em coletiva de imprensa; municípios deverão implantar a estratégia de testagem e rastreamento

Publicado em 19/05/2021

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o próximo dia 31. A partir de 1º de junho, o Governo de São Paulo vai iniciar uma nova fase de gestão da pandemia, com ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até as 22h e a testagem rápida de pessoas sintomáticas.

“A partir do dia 1º de junho, entraremos em uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22h e 60% de ocupação dos locais. Vamos também iniciar um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo”, afirmou Doria. “Estamos avançando, mas com cautela, com prudência e recomendando às pessoas que continuem a usar máscara, a fazer distanciamento social, a fazer uso de álcool em gel e a lavar as mãos com frequência”, completou o Governador.

Testagem rápida em São Paulo e evento teste

Seguindo a flexibilização, o Estado irá implementar um programa de testes rápidos em todas as cidades. Os testes devem ser realizados em ambientes públicos e privados, com a parceria com associações de comércio.

Além disso, Doria anunciou a realização de eventos teste em ambientes controlados a partir de junho. Segundo a secretária estadual do Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a “força-tarefa” terá testagem rápida por antígeno (com resultado em cerca de 15 minutos), controle de público e acompanhamento dos participantes nas semanas seguintes.

“Para entender com cautela e responsabilidade o que pode avançar nas próximas etapas”, explica. O modelo ainda está em desenvolvimento e será anunciado nas “próximas semanas”, com a realização prevista para ocorrer em parceria com a iniciativa privada. “Toda a frente de testagem e monitoramento da transmissão vai incluir essa estratégia de distribuição de testes rápidos para prefeituras e metas de testagem. E os municípios deverão ter a estratégia de monitoramento de contatos atualizada e a testagem em ambientes privados. Teremos reunião com o Governador no início da semana que vem para que possamos lançar oficialmente essa nova etapa”, completou a Secretária.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, o modelo da testagem rápida para sintomáticos nos municípios foi recomendado pelo Centro de Contingência do coronavírus. “Hoje já temos disponível um novo modelo de teste antígeno, que permite um trabalho de controle maior da pandemia e que é fundamental, já que houve tantos atrasos no cronograma nacional de vacinação”, disse ela.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Fonte: Governo do Estado de SP

Ainda:

Relacionados

Setor de eventos se considera preparado para o retorno das atividades, aponta pesquisa

SP anuncia 10 eventos-teste para definir protocolos de retomada

Protocolo elaborado por entidades do setor será usado para retomada dos eventos em SP

Aviesp Expo 2021: evento presencial acontece em 1 e 2 de setembro

ABAV retoma formato itinerante e confirma edição 2021, em Fortaleza

Em Barcelona, show teste para 5.000: não há sinal de contágio de Covid-19

“ABCasa Live On” terá um mês de lives com os melhores fornecedores do Brasil

Lições do CES 2021 para gerar receita com eventos virtuais