Página Principal Revista EBS

IMA chega ao Brasil para capacitar mercado de Incentivos

Foto: pixabay
Gilmar Pinto Caldeira assume a presidência da entidade, que já é referência nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África. Indústria de Incentivos já movimenta mais de R$ 8 bilhões anuais no país e deve crescer

A IMA – Incentive Marketing Association, entidade que representa a indústria de Incentivos referência nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África, chega oficialmente ao Brasil. O evento de lançamento reúne profissionais, representantes de agências especializadas, empresas fornecedoras, entidades e imprensa em São Paulo.

A entidade chega para capacitar o mercado que, de acordo com especialistas, é um dos que têm apresentado melhores resultados no país. O setor, que já movimenta mais de R$ 8 bilhões anuais no Brasil, tem crescido em campanhas, premiação, eventos e viagens, segundo a AMPRO – Associação de Marketing Promocional.

O último estudo da AMPRO em parceria com a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, realizada com 407 empresas durante o CONARH 2019, constatou que 98% reconhecem a importância das campanhas de incentivo para a melhoria do desempenho profissional dos colaboradores.

Outro levantamento recente, divulgado pelo Comitê de Marketing de Incentivos da AMPRO, revelou que 87% atrelam as premiações à felicidade dos funcionários. E com o recente marco legal, que aprovou a premiação habitual pela Reforma Trabalhista, as expectativas ficam ainda mais otimistas para o setor no país.

“A proposta da IMA Brasil tem viés na educação a respeito das boas práticas do Incentivo, da disseminação de conceitos fundamentais, organização eventos periódicos presenciais e online sobre assuntos que impactam o setor, além de trabalhar pela certificação internacional de empresas e profissionais. Contribuir para o avanço dessa indústria no Brasil, principalmente com muita proteção legal”, comemora o presidente do IMA Brasil, Gilmar Pinto Caldeira.

Gilmar Pinto Caldeira

Um dos primeiros reforços que está na pauta do IMA Brasil é a orientação a respeito do marco legal que aprovou o prêmio habitual nas empresas (art. 457, parágrafos 2º e 4º da CLT), sem que a premiação incida em encargos trabalhistas ou previdenciários. No levantamento feito pela AMPRO e pela ABRH durante o CONARH, 42% das empresas entrevistadas ainda desconheciam a aprovação.

Também faz parte da programação da entidade a concessão das primeiras certificações profissionais ainda em 2019, com a aplicação do IP – Incentive Professional, a única certificação internacional do segmento. “O IP é o primeiro passo para obter o CPIM – Certification for Incentive Professionals, a certificação internacional que reconhece profissionais de Incentivo que demonstram o conhecimento e a liderança essenciais para terem sucesso no setor”, esclarece Caldeira.

“Os profissionais que participarem do curso para a obtenção do IP aprenderão todos os detalhes sobre motivação do ser humano, serão corretamente preparados para trabalhar no setor e atuarem com a atividade” completa. A primeira turma do curso está prevista para o dia 7 de dezembro, em São Paulo, e a prova será acompanhada pela sede da IMA nos Estados Unidos.

Quem representa o Incentive Marketing Association?

A IMA Brasil terá diretoria composta pelo seu presidente convidado, Gilmar Pinto Caldeira , VPs: Cristiano Miano (Grupo Digi) e Martins Vieira Jr. No Conselho, estarão Rose de Paula (Expertise), Luis Ferreira (Groove), Adriane Pereira (MCI), Vinicius Ricarte (Premmiar), Karina Freitas (Fan Clube), Rodrigo Ceciliano (Digi), Flavio Antunes (Starpremium) e Ricardo Albregard (Rei&Albregard).

O evento de lançamento acontece na GS1 Brasil, das 8h30 às 11h30, com apoio da AMPRO. As vagas são limitadas.

Sobre Incentive Marketing Association?

A IMA – Incentive Marketing Association é uma organização internacional de incentivos e serviços relacionados. Dedica-se a promover altos padrões de profissionalismo no campo de Incentivo e reconhecimento, criando maior conscientização sobre incentivos e ajudando seus membros a prosperar em um ambiente de negócios em mudança, por meio de serviços de educação, treinamento, pesquisa e marketing. Nos EUA, 84% das empresas gastam US$ 120 bilhões anualmente no setor de incentivos, são US$ 36 bilhões gastos em viagens de incentivo e US$ 84 bilhões em pontos-prêmio, mercadorias e cartões-presente para recompensar equipes de vendas, funcionários, parceiros de canal e clientes.

A IMA é líder na Incentive Federation, a organização de relações governamentais do setor. É composta por vários grupos estratégicos da indústria, incluindo o Incentive Gift Card Council (IGCC), a Incentive Manufacturers & Representatives Alliance (IMRA), o Incentive Travel Council (ITC) e os Incentive & Engagement Solution Providers (IESP).

O evento de lançamento do IMA Brasil é realizado na 4ª feira, dia 27 de novembro de 2019, na GS1 Brasil, em São Paulo.

Mais informações

Relacionados

Se não tem perfil… Coach, coach and change

ABCasa lança vitrine virtual

Alívio na pandemia: plano de recuperação para os setores de eventos e de turismo é aprovado no senado

Pesquisa sobre teletrabalho: os desafios da liderança remota

ClubHouse: Nosso Lugar de Falha

Indústria de feiras encolheu 68% em 2020, segundo estudo

Presidente da AMPRO, Alexis Pagliarini, é jurado no NewYork Festivals AME Awards 2021

tendência consumidor 2021 -

10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021