Página Principal Revista EBS

Pesquisa do setor de eventos apresenta otimismo, segundo MPI

Foto: Freepik /Rawpixel
A maioria dos entrevistados pela MPI está mais otimista sobre eventos presenciais em 2022 e a importância dos participantes estarem vacinados

Publicado em 07/02/2022

A MPI – Meeting Professionals International promoveu uma pesquisa com organizadores e fornecedores do setor de eventos na segunda quinzena de dezembro de 2021 a fim de avaliar o cenário dos eventos presenciais em 2022.

Infelizmente, o prazo da pesquisa coincidiu com o rápido surgimento da variante Ômicron do vírus Covid-19.

O prefácio da pesquisa, assinado por Michael Pinchera, editor senior da MPI, começa assim:

Semelhante ao que foi experimentado no início de 2021 [com a variante Delta], as respostas começaram a chegar imediatamente antes que muitas pessoas notassem pela primeira vez a disseminação de uma nova variante altamente transmissível e respostas continuou a chegar em tantos locais relataram casos recordes. 

Muitos são os insights positivos apresentados no relatório, podemos dizer que uma avaliação decididamente mais positiva de como o mercado de eventos presenciais se sairá em 2022.

  • 75% dos entrevistados preveem uma participação presencial favorável nos próximos 12 meses, quase igualando a marca anterior alta observada na pesquisa de verão de 2021 da MPI. 
  • 82% esperam por condições favoráveis de negócios em 2022, um número próximo ao nível de otimismo observado na pesquisa da primavera de 2021 da MPI. Obviamente, a variante Delta interrompeu essa trajetória positiva no restante de 2021.
  • A participação em eventos virtuais caiu 41% em relação ao mesmo período do ano de 2020. Menos profissionais de eventos esperam aumentos na participação virtual, de acordo com a Jessie States, vice-presidente da MPI Academy.

Vacinação – importante aliado para o mercado de eventos

Com a demanda por vacinas, os organizadores agora têm mais certeza poderão solicitar para os participantes de seus eventos.

Na pesquisa anterior, 41% disseram que exigiriam que os participantes apresentassem comprovante de vacinação. No último relatório, 51% disseram que o fariam. 

Além disso, os organizadores que disseram que exigiriam que a equipe do evento e os prestadores de serviços fossem vacinados aumentaram de 47% para 55% dos entrevistados.

Por outro lado, a parcela de planejadores que disseram que não exigiriam comprovação de vacinação para os participantes do evento aumentou de 25% para 31% entre as duas pesquisas. E 33% disseram que não exigiriam prova de vacinação de funcionários e prestadores de serviços, em comparação com 32% que disseram isso anteriormente.

A parcela de profissionais de eventos que ainda não tem certeza se devem usar obrigatória a solicitação de vacina para os participantes: 19%. Com obrigatoriedade para funcionários e prestadores de serviços, a parcela de organizadores de eventos ainda inseguros é de 20%.

Por fim, a “grande demissão” continua a impactar o setor de reuniões e eventos, com 60% dos planejadores e fornecedores entrevistados indicando dificuldade em encontrar funcionários adequados. Isso é mais que o dobro da porcentagem de entrevistados que disseram o mesmo em junho de 2021.

Tendo 37,5% das organizações relatam que estão contratando funcionários em tempo integral e 60% dizem que estão tendo problemas para preencher as funções.

Um fornecedor – Martin Kruijff, gerente sênior de contas globais para setores de saúde do Radisson Hotel Group – disse que “em toda a Europa Ocidental e nos EUA, o setor de hospitalidade está lutando massivamente para atrair e manter funcionários”.

“As implicações disso são acentuadas para uma indústria que antecipa a recuperação”, acrescentou Jessie States. “Um foco do MPI este ano será ajudar as organizações a criar e cultivar culturas no local de trabalho que atraem e retêm funcionários críticos.”

Acompanhe a pesquisa na íntegra: MPI OUTLOOK

Fonte: MPI

Relacionados

Maior feira de soluções para saúde do mundo realiza primeira edição presencial no Brasil

Feira EBS anuncia 80% de comercialização da planta 2022

Eventos cadastrados no Calendário do MTur mais que triplica em dois meses

Jogo físico para o meio corporativo em formato de plenária

Feira da Indústria da Mineração BRASMIN será em maio

Alexis Pagliarini fará a Fala Magna no World Creativity Day 2022

ESTÉTICA IN RIO mostra um mercado propício aos bons negócios

GL events tem nova estrutura organizacional no Brasil