Página Principal Revista EBS

São Paulo celebra 471 anos – a capital dos eventos corporativos, congressos e feiras de negócios, no Brasil

Foto de Kaique Rocha - Pexels
Em 2025, a cidade projeta impressionantes 6 mil eventos em seu calendário, impulsionando negócios, turismo e lazer.

Publicado em 24/01/2025

A cidade de São Paulo completa 471 anos, no dia 25 de janeiro de 2025, reafirmando seu papel como a maior metrópole da América Latina e um dos principais destinos para eventos corporativos, feiras, congressos e reuniões de negócios.

Considerada o coração pulsante do universo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) no Brasil, São Paulo se destaca como referência global, oferecendo infraestrutura de alta qualidade, localização estratégica e uma gama incomparável de opções em cultura, lazer, arte e gastronomia.

Expansão contínua no setor de eventos

Segundo o Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), janeiro de 2025 já começa com um salto no número de eventos realizados.

A alta de 82% em relação ao mesmo mês de 2024 comprova a robustez de São Paulo enquanto epicentro da indústria MICE.

“No ano passado, cadastramos ao todo 5.323 eventos – esportivos, gastronômicos, técnico-científicos, feiras, festividades, shows, festivais e outros. Para 2025, nossa equipe projeta o credenciamento de seis mil eventos dessas mesmas categorias”, diz Toni Sando, presidente executivo do VSPCB.

Com o registro de 286 eventos apenas no primeiro mês de 2025, São Paulo também avança em relevância cultural e turística, registrando em 2024 mais de 3.000 shows e festivais, atraindo aproximadamente 13 milhões de pessoas.

Esses dados consolidam a cidade como um destino amplamente diversificado, com apelo tanto para negócios quanto para lazer.

Eventos marcantes de janeiro a março de 2025

O VSPCB informou ainda que, o primeiro trimestre de 2025 reserva grandes eventos, como Jão e Twenty One Pilots, no Allianz Parque (50.000 e 100 pessoas,  respectivamente); Shakira no MorumBis (66.795 fãs).

Os Ensaios da Anita no Parque Villa-Lobos (50.000), abrem as comemorações do Carnaval de Rua, um dos maiores do Brasil, que deve reunir 15 milhões de foliões, para além do Carnaval no Sambódromo (200.000 pessoas).

O calendário ainda se complementa nos três primeiros meses do ano com os shows do Offspring e Simply Red, ambos no Allianz Parque (50.000 presentes cada) e o Festival Lollapalooza, em Interlagos (240.000 pessoas).

Junto com marcas como Fórmula 1, Fórmula E, Nascar Race e o retorno do Salão do Automóvel no Anhembi – com projeção de 400 mil participantes –, São Paulo reafirma seu lugar nos holofotes globais do turismo esportivo.

Este bloco de eventos alia entretenimento a uma enorme injeção econômica na cidade.

Podemos ainda destacar o setor de eventos corporativos como o Congresso Internacional de Odontologia e feiras setoriais, incluindo as populares Home & Gift e Plastic Brasil, sustentam o crescimento contínuo nesse cenário tão dinâmico.

São Paulo: a capital do MICE no Brasil

A cidade de São Paulo possui a mais completa infraestrutura para negócios na América Latina, com excelentes espaços para feiras e exposições, casas de shows e espaços para eventos corporativos.

A conectividade robusta – com o Aeroporto Internacional de Guarulhos e opções de transporte diversificado – faz de São Paulo a porta de entrada ideal para eventos e congressos nacionais e internacionais.

“O VSPCB trabalha para associar negócios e lazer, fortalecendo este impressionante ecossistema”, explica Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo.

Segundo Sando, a entidade proporciona suporte ao apoio técnico e logístico de eventos, incentivando circulação econômica em setores como gastronomia, arte, compras e turismo, essenciais para o sucesso das iniciativas MICE.

Destaque no Calendário MICE: a 23ª Feira EBS

Entre os muitos eventos que movimentam São Paulo, a 23ª Feira EBS – Feira da Indústria de Eventos Corporativos, Incentivos, Feiras e Congressos é um dos maiores destaques.

Em 2025, o evento celebra 23 anos, nos dias 04 e 05 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, consolidando-se como a maior iniciativa focada no setor MICE do Brasil.

A EBS é um evento completo de exposição, conteúdo e networking. Além disso, integra em sua programação o Speed Meeting EBS, a maior rodada de negócios do setor, reunindo mais de 200 compradores convidados nos dois dias de evento, oferecendo uma oportunidade inigualável para geração de negócios estratégicos entre expositores e compradores convidados.

Feira EBS 2024

Fazem parte dos expositores, uma ampla gama de soluções para eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos, como hotéis, resorts, centros de convenções e exposições, audiovisual, tecnologia, brindes, gastronomia, experiências e muitos outros, além de destinos nacionais e internacionais divulgando as suas infraestruturas.

O evento atrai profissionais de eventos, marketing, comunicação, RH, compras e áreas correlatas, interessados em se conectar com soluções capazes de transformar seus projetos e trazer inovação aos seus negócios.

A feira não só atualiza os visitantes sobre tendências, mas também serve como ponto de encontro para networking estratégico e muitas oportunidades de geração de negócios no Brasil.

São Paulo continua liderando

Rumo ao futuro, São Paulo reafirma sua posição como a capital MICE do país, com investimentos constantes em infraestrutura e suporte ao setor.

O aniversário de seus 471 anos é mais do que uma celebração da sua história: é um tributo à sua capacidade de reinventar-se e liderar como referência no segmento de eventos corporativos e entretenimento.

Seja participando de um mega show, de um congresso técnico ou explorando uma feira de negócios, todo evento em São Paulo carrega a essência de uma cidade que respira negócios, cultura e inovação.

Que seus 471 anos sirvam de inspiração para um futuro ainda mais grandioso e conectivo.

Relacionados

ABEOC Brasil participa de Workshop de Futuros dos Eventos no Nordeste

Fortaleza será sede do 42º Congresso COCAL em 2026

“Capital dos grandes eventos”, SP mira impacto bilionário no turismo e vai ao México em busca de investidores

Maturidade ESG no segmento MICE e debate desafios do setor