Página Principal Revista EBS

UBRAFE leva missão oficial para representar o Brasil no evento UFI Global pela primeira vez

O grupo de associados da UBRAFE foi a maior representação da América Latina. Brasil representa quase 50% do mercado de feiras da AL, oferecendo atrativos como um dos principais destinos turísticos de eventos de negócios do mundo

Publicado em 14/11/2023

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) realizou, de forma inédita, uma missão oficial com 17 participantes de 11 empresas brasileiras para o 90º Congresso Global da UFI (Associação Global da Indústria de Exposições), que aconteceu entre os dias 1 e 4 de novembro, em Las Vegas.

Pela primeira vez, em 90 edições, o Congresso da UFI aconteceu nos Estados Unidos e contou com a Embratur pela primeira vez como patrocinador oficial do evento. Mais de 500 organizadores de feiras e gestores de centros de convenções estiveram presentes. Além de representantes de 60 associações afiliadas à UFI participaram nessa edição.

No evento a UBRAFE teve a oportunidade de apresentar um panorama do setor de feiras no Brasil, país que mais promove eventos na América Latina Brasil e representa quase 50% do mercado de feiras na AL.

“Estar presente no evento referência mundial e que reúne os principais players da organização de eventos B2B em todo o mundo foi uma oportunidade única para relacionamento e troca de experiências. Após a pandemia este setor está realmente muito aquecido e conhecer novas atividades e boas práticas é fundamental para qualquer pessoa ou empresa que organiza evento com foco na geração de negócios”, afirma o diretor-executivo da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.).

No último mês de agosto, UBRAFE e Embratur firmaram acordo para promover a indústria brasileira de eventos B2B no exterior, com o objetivo de tornar o Brasil o destino mais relevante desse segmento na América Latina.

Em uma feira de negócios – formato de evento responsável pela atração de 70% dos turistas de negócios aqui no Brasil – o número de visitantes estrangeiros varia entre 5% e 15%, dependendo do setor econômico. Somente a cidade de São Paulo recebeu 2,4 milhões de visitantes com foco na geração de negócios entre julho de 2022 e Julho de 2023, de acordo com dados da pesquisa Barômetro Ubrafe/SP TURIS.

Os painéis do 90º Congresso Global da UFI trouxeram temas de grande importância para o setor, direcionados às perspectivas para além de 2024 no âmbito do impacto econômico e da sustentabilidade. O evento proporcionou troca de conhecimento e espaço para realização de networking com líderes mundiais do mercado de feiras. Os principais executivos das 20 maiores empresas que organizam eventos B2B em todo o mundo estavam presentes.

Entre as novidades anunciadas estiveram a formação do capítulo da América do Norte da UFI, com foco no NAFTA – North America Free Trade Agreement. Já para o capítulo Latin America, foram anunciados os novos membros do board: Raul Cruz – CEO Expocruz, venue em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; Mauricio Macedo – CEO Fiera Milano Brasil, promotor de feiras Brasileiro; e Victor Zapata – CEO Plaza Mayor, venue em Bogotá, Colômbia. Estes três executivos representam a região junto a UFI Global pelos próximos 2 anos.

Foram apresentados também os próximos eventos da UFI, todos com a previsão de realização de missões dos associados UBRAFE. Para junho de 2024, está previsto o UFI European Conference, o summit dos gestores de feiras, em Zurich, Suíça; em seguida, no mês de setembro acontecerá o UFI Latam Conference, congresso de Feiras e Eventos para as américas, em Monterrey, México, além da 91ª edição do UFI Global, já marcada para novembro, na cidade alemã Koln/Colônia.

As empresas brasileiras participantes do comitê da UBRAFE durante o 90º UFI Global Congress foram: Distrito Anhembi, Emme Dusseldorf Negócios Ltda, Eventos Yes, Expo Center Norte, Fiera Milano Brasil, Fulstanding Shows e Eventos, Gl events Exhibitions Brazil, Nürnberg Messe Brasil, São Paulo Expo Exhibition & Convention, Transamerica Expo Center e WTC Events Center, todas associadas UBRAFE, mais a parceira da entidade, a Embratur.

Relacionados

UBRAFE, ANSEDITUR e ABEOC Brasil unem forças em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

UBRAFE celebra a inclusão das Feiras de Negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade de São Paulo

Em visita ao Brasil, CEO da RX destaca tendências para o setor de eventos

UBRAFE participa de Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 para tratar assuntos sobre o PERSE