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Covid escancara desigualdades e impõe desafios à gestão de RH

Foto: Firmbee/Divulgação
Gestores de RH enfrentam desafios quanto à informação e proteção dos colaboradores

Publicado em 31/03/2021

A chegada da pandemia do novo coronavírus evidenciou o abismo social entre pobres e ricos no Brasil e levou as grandes companhias a dedicarem um olhar mais humanizado aos seus colaboradores, enxergando como a desigualdade social afeta a produtividade das empresas.

“Enquanto seus executivos podem desfrutar do isolamento social com pouca ou nenhuma dificuldade, seus colaboradores de nível médio e mais baixo não têm as plenas condições para manter a produtividade em suas casas, que, muitas vezes, não são adequadas ao isolamento, com problemas de acesso à internet, além de terem que dividir o tempo com o cuidado dos filhos, que estão sem frequentar a escola. A desigualdade social, que é muitas vezes mal percebida nas empresas, passou a comprometer a produtividade das organizações e a dar sinais de alarme nas esferas de decisão”, afirma Alexandre Garrett, psicólogo especializado em Crises e Emergências e especialista em RH.

Diante de orçamentos comprometidos e uma situação de emergência social, executivos passaram a cobrar a ação do Estado na atenção primária da saúde, no saneamento básico das famílias, na solução de escolas virtuais e no atendimento das demandas das classes mais vulneráveis.

“O custo social da pandemia cobra de todos um posicionamento e percebemos que o Estado não consegue lidar com crises dessa magnitude. A iniciativa privada deve, também, contribuir para enfrentar o caos provocado pela pandemia”, observa.

Qual o desafio na gestão de RH?

Nesse sentido, um dos grandes desafios na gestão de RH é fornecer informação e meios para proteger a saúde de seus colaboradores. Por isso, os investimentos em canais de comunicação e transparência, além do fornecimento de equipamentos de proteção e implantação de esquema de teletrabalho, são fundamentais.

“Informação correta salva vidas. Em tempo de crescente divulgação de fake news, investir na transparência e comunicação são tão vitais quanto oferecer as ferramentas de que os trabalhadores necessitam para poder trabalhar de casa, em segurança”, declara Garrett.

A perda de colaboradores para a doença tem efeito devastador nas relações de trabalho e na produtividade. Quando um companheiro de trabalho ou um líder morre, há uma comoção muito grande. Estamos falando de relacionamentos humanos, de pessoas que convivem diariamente por muito tempo e é por isso que as empresas estão se adaptando para gerenciar essas crises internas e contam cada vez mais com o apoio de psicólogos”, diz.

Alexandre Garrett é psicólogo especializado em Crises e Emergências e especialista em RH – Foto: Divulgação/Assessoria

Garrett acrescenta que a perda de capital humano tem um forte impacto na produtividade das companhias. “Em muitas empresas, setores inteiros são afetados por perdas provocadas pela covid, desestabilizando o esquema de trabalho e levando muitos processos de volta à estaca zero. Por isso, cuidar das pessoas e enxergar o lado humano dos colaboradores têm sido práticas cada vez mais frequentes e necessárias dentro do ambiente de trabalho, mesmo em home office”, afirma.

As práticas de RH, diz o especialista, ficaram comprometidas no meio desse caos. “Os resultados caem, as cobranças dos acionistas aumentam e a empresa se sente incapaz de reagir a tal estado de anarquia de crenças e valores. Fechar os olhos e fazer de conta que nada está acontecendo é uma atitude que vai trazer consequências sérias nos médio e longo prazos. Temos que lutar pela redução de desigualdades econômicas e sociais. Assim, quem sabe o vírus não machuque tanto as pessoas e as dores sejam menores para todos que fazemos parte dessa sociedade fracionada entre pobres e ricos”, diz.


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