Página Principal Revista EBS

FacilityDoc promove SIPAT no Rock in Rio

Foto: Assessoria Facility Doc
Os trabalhos foram realizados entre os dias 08/08 à 12/08 para todos os profissionais envolvidos na entrega do festival

Publicado em 18/08/2022

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) foi promovida pela FacilityDoc, através dos departamentos de legalizações e saúde e segurança do trabalho do Rock in Rio, do dia 08/08 à 12/08 para todos os profissionais envolvidos na entrega do festival.

Um verdadeiro exército passa pela cidade do Rock nos dias de montagem do evento. Nos últimos trinta dias, só para atender a demanda da organização, uma média de 700 trabalhadores atuam diariamente nas áreas oficiais do evento na Cidade do Rock, e mais outras centenas nas áreas de montagens, produção dos espaços de patrocinadores e ativação de marcas.

Daiane Lima, CEO da FacilityDoc

Como parceira oficial, prestando serviços de licenciamento, saúde e segurança do trabalho para o Rock in Rio desde 2015, a FacilityDoc tem muito de sua história identificada nos princípios do festival, que é o único com certificação ISSO 20121 de eventos no Brasil. Para alcançar tal patamar é preciso, além de uma relação muito estreita entre cliente e fornecedor, se manter sempre capacitada e atualizada sobre as normas nacionais e os padrões internacionais de ESG, Health and Safety e Compliance.

O cuidado com as pessoas é algo que também tem sua importância nessa história. Em 2015 a FacilityDoc implementou a SIPAT do Rock (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Rock in Rio).

A ação foi crescendo e ganhando espaço. Das ações básicas como palestras focadas nos temas da segurança no trabalho nas primeiras edições, veio o “algo a mais” para os trabalhadores e colaboradores do maior festival de música do mundo. As ações de cuidado, bem-estar, conscientização sobre as normas de segurança e saúde são obrigatórias e estão diretamente ligadas as vidas que se envolvem nas atividades operacionais de uma organização ou obra. A SIPAT é obrigatória em todas as empresas que possuem uma CIPA e tenham a partir de 20 funcionários. Dependendo do ramo de atividade da empresa o número mínimo pode mudar.

A CEO da FacilityDoc, Daiane Lima, faz questão de acompanhar tudo de perto, dos canteiros de obras à montagem de estruturas, tudo é acompanhado por seu olhar cuidadoso e crítico. Foi com esse espírito de cuidado e comprometimento que Daiane juntamente com sua equipe trouxe o “algo a mais” para a SIPAT. Nesta edição foram criadas sessões com psicóloga do trabalho, para cuidar da saúde mental dos trabalhadores, workshops com parceiros como Comlurb, Carvalhão, Irmarfer e Rentokill, sessões de massoterapia, serviço de corte de cabelo e barba, palestras motivacionais e conscientizadoras e uma mini feira interna para pequenos empreendedores ligados a própria cadeia de contatos dentro da organização.

O projeto SIPAT do Rock contou também com a participação da banda pop e do projeto samba 193 do corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro e apoio do Sesc e Senac. Para o encerramento banda ao vivo trazendo entretenimento e samba com um churrasco oferecido aos trabalhadores da obra foram os pontos altos. “Desde o início temos implementado, no período de construção e montagem, pequenas ações que visam promover a segurança, a saúde, agregando bem-estar dos trabalhadores”, destaca Daiane.

Outra característica importante é a oportunidade de promover uma maior integração entre as equipes e fornecedores que juntos fazem acontecer este projeto mágico. “Não é só um momento de instrução como: coloque o seu capacete. É um momento de cuidado e conscientização do trabalhador quanto indivíduo. Cuidamos também do que o capacete protege! Cuidamos de gente!”, completa Daiane.

Tamanha importância e proporção alcançada pela SIPAT impactou toda a cadeia produtiva do festival. De início o evento interno já contou com a presença de Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio e Luiz Justo, CEO do Rock in Rio, em sua abertura alinhados com o objetivo do foco em saúde emocional e qualidade no ambiente de trabalho. Uma demonstração de 100% de alinhamento entre a organização e parceiros do festival.

A FacilityDoc desenvolve processos próprios e eficientes para atender a demanda de projetos, desde a concepção até a finalização, com soluções inovadoras em saúde, segurança do trabalho e licenciamento. “Nossa equipe é altamente comprometida para mantermos o padrão de excelência de nossa entrega! Contar com nosso cliente como principal aliado nessa missão é recompensador”, finaliza Daiane.

Relacionados

APAS anuncia doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS

Estética in Rio: a vanguarda da beleza e estética profissional traz a IA para sua programação

UBRAFE celebra a inclusão das Feiras de Negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade de São Paulo

Em visita ao Brasil, CEO da RX destaca tendências para o setor de eventos