Página Principal Revista EBS

Gestão da saúde emocional de colaboradores

Imagem: Pixabay
Os problemas de saúde mental constituem a terceira causa de incapacidade no Brasil

Conforme as projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a depressão e a ansiedade serão as primeiras causas de perda de capacidade de trabalho nos próximos 10 anos em todo o mundo. Ainda, estudo da International Stress Mangement Association (ISMA-BR), mostra que 9 em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de tensão e ansiedade.

Os problemas de saúde mental constituem a terceira causa de incapacidade no Brasil. Nos últimos dez anos, a concessão de ajuda relacionada à saúde mental aumentou quase 20 vezes, conforme o Ministério da Previdência Social.

Nesse sentido, um recente levantamento nesse tema constatou que grande parte das empresas irá implantar algum programa de saúde mental nos próximos dois anos. Segundo a pesquisa “Tendências de Saúde Mental na América Latina e Caribe 2019”, da consultoria Mercer Marsh Benefícios, que avaliou iniciativas de 880 empresas de 11 países da América Latina, 78% das 158 companhias entrevistadas no Brasil desejam implementar algum programa de saúde mental nos próximos dois anos.

O estudo revela ainda que, em 77,2% das empresas brasileiras os trabalhadores podem participar do planejamento das iniciativas de gestão de saúde mental. Em outras empresas atuantes nos demais países da América Latina, os colaboradores também têm grande participação no planejamento das ações.

Políticas de saúde

Somente 1 em cada 4 empresas possui políticas de saúde mental e/ou programas corporativos, para a gestão da saúde dos seus funcionários. Quanto ao engajamento das lideranças nas questões para endereçar cuidados com a saúde emocional, no Brasil, 79,8% das empresas afirmaram ter a diretoria apoiando ativamente as iniciativas. Segundo o relatório, o futuro para as organizações é desenvolver programas corporativos que, além do aspecto individual, abordem o coletivo e desenvolvam uma cultura organizacional sadia.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa completa.

Leia também:

Saúde e qualidade de vida corporativa

Colaborador saudável e produtivo

Relacionados

Você pode evitar que o coronavírus quebre seu negócio

Norma promoverá gestão sustentável em hotéis

Viagens a trabalho – direitos dos colaboradores, deveres dos empregadores

Encontro abordará a carreira da mulher atuante no segmento de eventos

Gestão de Pessoas no Live Marketing: transformando potencial em resultados

Sustentabilidade e consumo responsável a bordo

Foto: Pixabay

Curso de férias sobre “Gestão de Encantamento”

“A Transformação Digital e o Humano” no MUBS 4.0