Página Principal Revista EBS

Dados de ocupação e disponibilidade hoteleira

Foto: Ming Dai / Pixabay
Dados apresentam o cenário do setor hoteleiro no país

Publicado em 25/04/2020

Em sua última edição, o InFOHB, boletim mensal do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, trouxe dados de desempenho de março de 2020 comparado ao mesmo período no ano anterior. Foram analisados 578 hotéis associados à entidade, responsáveis pela oferta de mais de 99 mil quartos.

No mês do início do COVID-19 e fechamento de hotéis pelo país, os resultados consolidados registraram decréscimos nos três indicadores sendo -34,6% na taxa de ocupação; – 2,7% na diária média; e -36,4% na receita de apartamentos disponíveis (RevPAR).

Por região, todas tiveram quedas na taxa de ocupação variando entre (-37,6%) no Centro-Oeste e (-15,6%) no Norte. Na diária média apenas duas regiões apresentaram variação positiva: 4,1% no Centro-Oeste e 2,7% no Nordeste. As demais apresentaram dados negativos (-0,5%) no Sudeste; (-3,7%) no Sul e (-16,4%) no Nordeste. No RevPAR: (-13,3%) no Norte; (-35%) no Centro-Oeste; (-36,1%) no Sul; (-36,4%) no Sudeste e (-43,3%) no Nordeste. 

Os dados completos do InFOHB nº 152 podem ser conferidos aqui.  

Disponibilidade Hoteleira e Previsão de Reabertura

Semanalmente o FOHB realiza pesquisa com redes associadas e não associadas à entidade. Após três semanas de indicadores, manteve-se o número (69%) de quartos pesquisados fechados. Assim como no relatório anterior, a maioria (39%) dos hotéis continuam projetando a reabertura apenas para junho.
 
Com a chegada do fim do mês de abril, é possível notar que as reaberturas migraram para os meses seguintes, julho mais uma vez como o destaque, passando de 17% para 20%. Outros meses também apareceram, o que não aconteceu nos relatórios anteriores, por enquanto com números pouco expressivos.
 
A região Norte que vinha mantendo menor número de quartos fechados, teve uma alta significativa nesta semana, subindo de 56% para 62%. Deixando assim, a região Centro-Oeste com o menor número de quartos fechados (56%). A região Sul, apesar de diminuir o percentual em relação à semana anterior, ainda apresenta o maior número de hotéis fechados (85%).


Os dados completos podem ser conferidos aqui, no relatório da semana de 20/04 a 26/04.

Sobre o FOHB

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – é uma entidade associativa que reúne as mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 24 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais.
São 676 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 118 mil unidades habitacionais (UHs). Estão presentes em 168 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Em 2022, os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 848, que totalizarão mais de 140 mil Uhs.

Fonte: Assessoria

Relacionados

Validade dos profissionais no mercado de trabalho

São 840 mil empregos ameaçados no setor de eventos no Paraná

turismo brasileiro

5º Fórum Brasileiro de Turismo debate o crescimento do setor no pós Covid-19

Rio de Janeiro adia a reabertura de teatros, cinemas e casas de eventos

prejuízo-eventos-pandemia

Eventos: R$ 90 bilhões em prejuízo pela pandemia

Transformação digital e o “novo normal” para o setor de eventos

CES 2019

CES, maior conferência de tecnologia do mundo, será virtual em 2021

ABRACE apresenta manual de boas práticas das empresas de cenografia e montadoras de estandes