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Eventos em restaurantes: sabores e estruturas diversificados

Divulgação: Fogo de Chão
Divulgação: Fogo de Chão
Realizar eventos corporativos em restaurante é comum no mundo dos negócios. Porém, a estrutura dos espaços é essencial para que os objetivos sejam alcançados

A gastronomia sempre esteve intimamente ligada ao mundo dos negócios e aos eventos corporativos. Soma-se a este quadro a busca constante por espaços inusitados e diferenciados, o que tem aquecido o mercado e proporcionado um aumento de demanda por restaurantes que atendam esses pré-requisitos. O lado positivo é que a profissionalização do mercado de restaurantes é crescente, o que facilita a escolha do espaço. Mesmo assim, é preciso prestar atenção em diversos detalhes que influenciarão diretamente na escolha e no resultado final do evento.

Hoje os principais restaurantes que atendem o mercado corporativo investem em facilitadores para os organizadores de eventos, fornecem equipamentos audiovisuais; salas privativas e uma estrutura apropriada para receber as empresas. O Fogo de Chão, por exemplo, acumula experiência de
realizar eventos corporativos há mais de 10 anos e oferece completa estrutura para atender as demandas corporativas.

Outra opção para o segmento, é o Grupo D.O.M, já que realiza eventos em todos os seus restaurantes desde 2009. A importância deste mercado é tanta que em novembro de 2015, foi lançado o 7 Gastronomia, o sétimo negócio do D.O.M, focado exclusivamente em eventos. Nele é oferecida a alta gastronomia brasileira em eventos sociais e corporativos (feiras, congressos, eventos para marcas e agências e catering). O grupo também atende nos principais espaços de eventos localizados na cidade de São Paulo e em propriedades particulares em todo o território nacional.

Já o Terraço Itália, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade de São Paulo, com 50 anos de existência, recebe eventos corporativos desde o seu início, pois foi criado com a intensão de receber este público. Em 2016, foram 350 eventos no local.

Serviços diferenciados

No Fogo de Chão é oferecida uma plataforma de serviço para atender diferentes eventos, sejam eles de pequeno ou grande porte. Esta flexibilidade é disponibilizada por meio das salas privativas ou espaços mais amplos, como a sala de jantar para reuniões. Há ainda o espaço do restaurante para eventos de grande porte. Dependendo da unidade, estas salas podem suportar um evento de até 500 pessoas. Todas os ambientes oferecem estrutura apropriada, equipamentos audiovisuais, com isolamento acústico próprio, mantendo a privacidade do evento.

O restaurante Dalva e Dito, do Grupo D.O.M, oferece espaço exclusivo de 100 m² totalmente separado do salão principal e dispõe de bar completo e cozinha independente. Outra opção do grupo é o restaurante. O Açougue Central, também do Grupo D.O.M, oferece terraço exclusivo com cobertura retrátil que é separado do salão principal. Dispõe de bar completo e cozinha independentes.

D.O.M. Restaurante
D.O.M. Restaurante – Foto: Rubens Kato / D.O.M. Restaurante

O Terraço Itália disponibiliza uma solução completa para o evento: mobiliário, enxoval para as mesas; taças, talheres de inox, louças brancas, guardanapos de tecido, bandejas e rechauds; hall de entrada com hostess do próprio local para direcionar os convidados; toaletes com equipe de limpeza durante o evento; música ambiente; wi-fi (não dedicado); equipe de cozinha; um bombeiro (à disposição no edifício); coordenadora para assessorar na organização pré-evento de todos os serviços contratados; sinalização e menu de mesa personalizados.

Equipamentos e mão de obra

São oferecidos equipamento multimídia, projetor, telão, microfones, equipamento de som e laptop sem custo adicional no Fogo de Chão. Todos os serviços e equipe especializada são do próprio restaurante. O Grupo D.O.M e o Terraço Itália optam por trabalhar com indicação de parceiros fornecedores de equipamentos e mão de obra, dando liberdade ao organizador de contratar a empresa que desejar.

Cardápio

O Fogo de Chão oferece uma variedade de pacotes que são preparados conforme as necessidades especiais dos organizadores dos eventos corporativos. O restaurante é conhecido nos últimos 40 anos pela arte da experiência de rodízio. Para um evento corporativo, este estilo gastronômico é indicado porque os clientes têm várias opções.

No Grupo D.O.M, há os formatos convencionais (café da manhã, brunch, empratado e volante) e os modelos criados pelo 7 Gastronomia (ilhas gourmet e À La Cloche). Os tipos de serviços são fechados, mas os itens que compõem o cardápio são variáveis e escolhidos previamente. Os cardápios mais comuns são os empratados, coquetel volante, café da manhã e buffet. Os ingredientes e receitas podem sofrer determinadas alterações do contratante, porém a identidade e linearidade das criações dos restaurantes são mantidas. O restaurante Dalva e Dito é especializado em gastronomia brasileira, enquanto o Açougue Central é uma casa especializada em carnes.

No Terraço Itália são oferecidas três opções para a escolha do cliente, assim como opções de open bar. Os cardápios mais utilizados baseiam-se no menu jantar completo (com entrada, prato principal e sobremesa).

Terraço Itália
Terraço Itália – Divulgação

Exclusividade

O Fogo de Chão possibilita que o seu espaço seja exclusivo para um evento corporativo, há também a opção para horários especiais. O Dalva e o Dito e o Açougue Central podem ser exclusivos para um evento corporativo apenas aos domingos à noite. São quatro horas de serviço com horários flexíveis, permitem que sejam realizados em um horário especial. Os restaurantes contam com a assinatura do chef Alex Atala nos cardápios do Dalva e Dito e 7 Gastronomia, assim como a valorização de ingredientes brasileiros, a sustentabilidade, ou seja, aproveitamento total do ingrediente, e o fornecimento de produtos de pequenos produtores. O Terraço Itália pode ficar exclusivo para um evento em qualquer horário e é dotado de atmosfera cosmopolita e vista privilegiada.

O tradicional restaurante Coco Bambu, rede com diversas unidades no Brasil, inova no segmento corporativo ao trazer um novo espaço para atender a demanda. Trata-se do Coco Bambu Anhembi Restaurante e Espaço de Eventos com 1250 lugares. Em estilo praiano chique, o local tem sete ambientes. Possui ainda amplo espaço de eventos com pé direito duplo, entrada exclusiva e flexibilidade para atender de 20 convidados a até 600 convidados.

Coco Bambu
Coco Bambu – Foto: Tadeu Brunelli / Coco Bambu

O mercado nacional de restaurantes tem evoluído continuamente no atendimento e na qualidade para atender a demanda corporativa. A diversidade de espaços e de cardápios possibilita que um evento possa se tornar saboroso e eficiente em todos os sentidos.

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